12 agosto 2014

Sabedoria Produz Força e Discernimento - 1/4


Força Que Vem do Alto 
“A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. 
Não há homem justo sobre a terra que  faça o bem e que nunca peque."
(Eclesiastes 7.19-20)

    Veremos, nessa porção de Eclesiastes, que a sabedoria é uma forte aliada do crente nesse mundo decaído, mas que ela, por si só, não pode protegê-lo da dor, da injustiça e de circunstâncias ruins. No versículo 19 lemos: “A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade”. A palavra hebraica para sabedoria (chokmah), usada no texto, refere-se à habilidade de viver. Isso envolve tanto a visão, ou a perspectiva, de um viver piedoso, quanto o poder divino para viver a vida. Visão e poder são como as duas asas de um pássaro, as duas lâminas de uma tesoura, ou os dois lados de uma moeda. Nenhuma sabedoria existe se não coexistirem também a visão e o poder. Vimos no versículo 19 que a sabedoria de Deus é melhor do que cercar-se dos dez homens mais poderosos que você possa encontrar em sua cidade. Alguém disse que, se um homem ficasse um ano inteiro lendo a Bíblia, isolado numa caverna, no final, ao sair do isolamento, ele saberia, devido à sua leitura, o que todo mundo esteve fazendo. A Bíblia nos dá a sabedoria que precisamos para viver e conviver com as pessoas deste mundo. Não há bênção maior do que a sabedoria divina. Não há melhor atividade do que caminhar com Deus e reverenciá-Lo todos os dias.

Temos que nos prostrar humildemente diante de Deus todos os dias. O motivo para tanta reverência está no versículo 20: “Não há homem justo sobre a terra que  faça o bem e que nunca peque”. Em nosso estado caído, todos os nossos atos são contrários aos de Deus. Antes da regeneração vivíamos empenhados em nossa própria forma de mal. O grande teólogo, Agostinho, disse que a única razão pela qual você acha que um bebê seja bonzinho é que ele não tem forças suficientes para te mostrar o quanto ele é mal. Ele disse: Se um bebê tivesse força quando saísse do ventre da mãe, ele agarraria a mãe pelo pescoço e exigiria o seu leite. O único motivo para sermos regenerados e continuarmos a nos santificar é porque Deus faz uma mudança radical em nós, de dentro para fora. Jesus entregou a si mesmo como um sacrifício pelos nossos pecados. 


Foi o Espírito Santo que nos convenceu da necessidade de um Salvador; Ele habita em nós e, com o Seu poder, continua a nos constranger ao crescimento espiritual, à santificação e à produção de boas obras. É pelo Seu Espírito, que habita em nós, que Deus pode operar por nosso intermédio, estimulando em nós tanto o desejo quanto a realização de Sua vontade: "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2.13). O poder, ou a força, que vem de Deus faz o crente desejar viver uma vida piedosa, de forma a agradá-Lo, enquanto, por outro lado, vive feliz por estar no centro de Sua boa, agradável e perfeita vontade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.