04 abril 2011

Efésios 2:1-10 - A GRAÇA


           Você daria um presente há alguém que você achasse que não o merecesse? Será que nós como pecadores merecíamos alguma coisa de Deus? Merecíamos um presente de Deus? Com toda certeza que não. Mas, Deus deu o maior presente que um pecador poderia receber. Ele deu o seu próprio Filho para morrer na cruz por nós. E, através do sacrifício de Jesus Cristo podemos receber a vida eterna.
            Os três primeiros versículos deste capítulo descrevem o que éramos antes de sermos atingidos pela graça salvadora. Primeiramente diz que nascemos mortos em nossos delitos e pecados (v. 1). Além de mortos espiritualmente, vivíamos de acordo com a vontade do pai deste mundo, que é o Satanás (v.2-3). Mas, Deus rico em misericórdia, mostrou o seu grande amor por nós (v. 4). Devemos ser gratos a Deus todos os instantes de nossas vidas, pois Ele nos amou primeiro quando ainda éramos pecadores. Agora, como Deus nos amou é o que veremos neste post.

            Deus nos amou mostrando Sua graça para nos salvar (Efésios 2.5-8). Definimos graça como um favor não merecido. Ou seja, não merecíamos a vida eterna, e muito menos o sacrifício de Cristo na cruz por nós. Porém, por causa da graça de Deus é que somos salvos. A pergunta é: mas salvos do quê? Salvos da condenação eterna. "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:17). Do inferno de fogo (Mt. 5:21-22). Dos nossos pecados e delitos, (Ef. 2:1-2).
            Como que Ele nos salva? Mediante a fé em Cristo Jesus. Será que o homem tem participação em sua salvação? De maneira nenhuma e o próprio contexto indica isto (v. 9). Não há quem busque a Deus (Rm. 3:10). O que é ser salvo mediante a fé? É conhecer o evangelho (1 Co. 15:3). É crer nas boas novas (Rm. 10:14). É colocar a sua confiança em Cristo (João 3:16). Deixar de confiar em qualquer outra coisa para obter a salvação. Deixar de confiar em seus próprios esforços para obter a salvação.

            Deus nos amou mostrando Sua graça por sermos incapazes (Efésios 2.9). Não há nada que poderíamos fazer. Apesar de serem louváveis alguns esforços, tais como fazer caridades aos necessitados, frequentar uma igreja, ser uma pessoal de moral na cidade etc. Não podemos fazer nada porque a salvação é pela graça e também para que glória seja somente a Deus (Ef. 1:5-7).

            Deus nos amou mostrando a Sua graça para sermos feituras dEle, (Efésios 2.10). A obra de Deus em Cristo foi descrita como o dom da salvação e de uma nova vida. Uma nova criação de Deus ( 2 Co. 5:17). O homem teve que ser criado novamente. Por não ser capaz de se salvar. Uma nova vida foi dada ao homem (Tito 2:11-14). As boas obras não são para a salvação e sim para depois da salvação. Deus recompensará nossas boas obras. Um novo andar temos que desenvolver constantemente (Colossenses 2:6). Reconhecendo diariamente o senhorio do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Efésios 1:4 diz que o fim e o objetivo da eleição é para  sermos santos e irrepreensíveis perante Ele.

          Nós nascemos mortos. Não merecemos a vida eterna. Mas, Deus mostrou a sua bondade para conosco (Rm. 2:4). A graça de Deus é sua  bondade derramada em nosso favor, apesar de nossas dívidas e deméritos, é também o bel-prazer que o inclina a outorgar benefícios aos que nada merecem.             O propósito de mostrar a sua graça através de Cristo é a sua glória e para que tivéssemos uma viver santo e irrepreensível, Ef. 1:4-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.