16 junho 2011

Efésios 5:1-17 - Imitadores do Pai

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.  Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),  provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.  Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,  remindo o tempo, porque os dias são maus.  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

       “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. Dois aspectos podem ser notados neste mandamento. Primeiro que o crente deve imitar a seu Pai celestial. Mas, como imitar Deus? Para isso é preciso definir o que é imitar. De acordo com o dicionário imitar é “fazer ou reproduzir alguma coisa à semelhança de”. Já fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Portanto, procurar se assemelhar ainda mais com nosso Pai celestial não é nenhum absurdo. Porém, por mais que trabalhemos para isto, o máximo que conseguiremos é uma mera imitação, nunca seremos deuses como alguns ensinam. Uma boa ideia de imitação é o que os filhos fazem. Eles reproduzem alguns aspectos das pessoas com as quais mais convivem. E, por falar em filhos, o segundo aspecto nesse versículo é que todo crente é um filho amado de Deus. Portanto, todo crente tem o dever de reproduzir para a humanidade o caráter de Deus. Esta passagem deixa claro o quão prazeroso é para o crente poder imitar o Pai celestial.
         Os seres humanos têm uma grande capacidade de imitar as pessoas que estão mais próximas. Para aprender bem um idioma vá morar no exterior. Se quiser ser um criminoso vá para a cadeira. Se quiser ser um crente medíocre conviva com crentes medíocres, mas se quiser ser um crente devotado a Deus conviva com crentes piedosos. Se quiser obededer o mandamento de Deus de ser santo, assim como Ele é santo. Faça como Enoque, ande com Deus. A Bíblia diz que ele andava com o Senhor e teve o privilégio de ser trasladado. Ele não teve a terrível experiência de ser afligido pela morte. Para imitarmos nosso Pai celestial precisamos andar com Ele todo o tempo.

Deus é Amor - Quando Andando com Ele Andamos em Amor, Efésios 5.1-2. Os dois primeiros versículos do capítulo 5 de Efésios estão ligados aos versículos anteriores (Efésios 4:30-32), onde somos exortados a não entristecer o Espírito Santo. Muito pelo contrário, ao invés disso devemos imitar a Deus e andar em amor por duas razões.
         O crente foi feito filho de Deus (v. 1). Deus é amor. Andar em amor significa desenvolver um amor parecido com o amor do Pai. Ao analisar o amor de Deus demosntrado aos seres humanos desde o início da criação é possível perceber sem muito esforço que nesta questão ainda temos muito para melhorar. Deus amou ao mundo de uma forma tão grandiosa e maravilhosa que foi capaz de dar Seu próprio Filho para morreu no lugar de pecadores miseráveis e que não merecem tal amor. O ser humano tem a tendência de amar apenas que o ama, mas Deus provou seu própri amor quando ainda erámos pecadores.
          A sengunda razão é que o crente foi comprado para Deus (v. 2). Fomos comprado com o sacrifício de Cristo. Jesus ofertou, ou seja, entregou sua própria vida por amor. Provamos do amor de Deus (Jo 3:16). Temos o grande exemplo de Cristo de como amar a Deus e ao próximo. Cristo andou em amor, um andar que o levou até a cruz. Um amor sacrifical demonstrado a nós sem que o merecessemos. Quando amamos as pessoas de forma sacrifical agindo como nosso Pai, andando como Cristo andou ao ponto de se sacrificar por pecadores, então estaremos andando em amor.

Deus é Luz - Quando Andamos como Ele Andamos na Luz, Efésios 5.3-14. Se Deus é luz e nós o imitamos, não temos que temer as obras das trevas. Podemos aprender nos versículos 3-14 quatro maneiras para andarmos na luz.
          O zelo pela moralidade é uma maneira de andarmos na luz (vs. 3-4). O crente tem que viver separado de todo tipo imoralidades sexual. Tais como adultério, fornicação e assim por diante. O zelo pela moralidade deve deve ser tanto na prática, como na mente.
         Um cuidado constante por conversas sadias deve fazer parte de nosso dia a dia (v. 4). Uma conversão torpe é o mesmo que um linguajar vergonhoso ao crente. Palavras vãs que são sem utilidades como aquelas proferidas por bêbados não devem sair de nossas bocas. Todas as palavras que são indecentes e certamente não convenientes aos santos são chocarrices. Infelismente, muitos crentes em reuniões informais, usam suas linguas para a difamação ao invés de edificação. Tiago para concluir o ensino sobre o refrear da língua fez uma pergunta retórica: pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?”.
            Um viver diligente deve evidenciar a todos a que reino pertencemos (v. 5-6). Não podemos viver como aqueles que não pertencem ao reio de Deus. Os filhos da desobediência provarão da ira de Deus. O inferno foi criado para aqueles que um dia provarão ira de Deus. Os filhos de Deus por não serem como os filhos da desobediência, deveriam deixar claro as pessoas deste mundo que não mais pertencem ao império das trevas, mas ao reino de Deus.
           Nossas lâmpadas devem ser bem cuidadas para que a nossa luz brilhe bem forte demosntrando ao mundo quem somos (v. 7-14). É impossivel a luz se misturar com as trevas, onde há luz não há trevas, mas alguns crentes tentam realizar o que é impossível, por essa razão Paulo escreveu: Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”  (2 Co. 6:14).

Deus é Onisciente - Quando Andamos com Ele Andamos em Sabedoria, Efésios 5.15-17. Agora veremos porque precisamos ser atenciosos, cuidadosos em nosso andar.
         Nosso andar é uma marca de prudência (v. 15). Não se deixa levar pelos vendavais e as ondas do momento. A letra de um antigo hino diz: Se da vida as vagas procelosas são”. Vagas são ondas grandes, em mar alto e encapelado (agitado). Em momentos assim o crente deve levantar as velas e segurar firme o timão.
           A vida é curta (v. 16a). Não podemos perder as oportunidades que temos diariamente. Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Cl 4.5). Por causa do curto tempo devemos usar bem todas as oportunidades que aparecem.
            Os dias são maus (v. 16b). Se naquela época Paulo já dizia isto, o que falar de nossos dias então? Uma coisa é certa as coisas andam de mal a pior.
            Deus nos deu uma mente (v. 17a). Não podemos ser insensatos. Temos que procurar a vontade de Deus. Deus tem um plano para nossa vida (v. 17b). Ele nos salvou segundo o seu propósito. Tenho constantemente buscar sabr a qual é a vontade de Deus para minha vida.
            Deus é amor e praticou, pratica e praticará o amor. Estamos imitando nosso Pai celestial bem? Nós pertencíamos a império das trevas, agora somos filhos da luz. Será que estamos brilhando neste mundo? Na escola, no trabalho, em casa, em todo lugar. Somos caracterizados como sábios ou néscios? Estamos aproveitando cada oportunidade para servimos ao nosso Deus?
            A Bíblia diz que Enoque andou com Deus e o resultado foi surpreendente, ele foi levado para o céu sem passar pela morte (Gn. 6:24). Todos que andaram com Deus experimentaram sua gloriosa presença e a sua incomparável força, provaram sua fidelidade, sua santidade e o tamanho do seu amor, alguns chegaram até a ter um certa intimidade com Ele como Abraão (Gn. 18:17), Moisés (Ex. 32: 11-14).
                Andar com Deus significa estar de acordo com Ele, aceitar a sua vontade, concordar com o que Ele diz, admitindo que Ele está certo. Vejamos algumas de suas vontades expressas na Bíblia e que temos de estar de acordo: Ele quer que abandonemos o pecado (Is. 55:7), Ele diz para ouvirmos (obedecermos) as palavras de Jesus (Mc.9:7), Ele quer que sejamos santos (1 Pe. 1:15,16), Ele diz que temos de morrer para o pecado (Rm. 6:11), Ele diz que temos de ser mansos (Tt. 3:2), Ele diz que temos de ser humildes (1 Pe. 5:5), Ele diz que temos de amar até os nossos inimigos (Mt. 5:44), Ele diz que temos de negar a nós mesmos (Mc. 8:34) Ele diz que temos de amá-lo sobre todas as coisas (Dt. 6:5). Andar com Deus é concordar com Ele. Concordar com Ele é adimitir e praticar tudo o Ele diz. A falta de prática é o mesmo que não concordar ou não adminitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.