25 abril 2011

Efésios 4:4-6 - O Campo da Unidade


Como já falamos anteriomente os três primeiros capítulos de Efésios ensinam de forma bem clara a doutrina da salvação, e, que por causa do propósito eterno de Deus o crente possui insondáveis riquezas em Cristo. Também foi mencionado que nos três últimos capítulos temos as responsabilidades do crente. Muitos dos evangélicos hoje em dia estão mais interessados em experiências, curas e prosperidades do que no aprendizado da Palavra de Deus e as responsabilidades que vêem juntas com as doutrinas aprendidas. Os versículos (4-6) continuam tratando das responsabilidades do crente para com Deus. Aqui temos sete realidades espirituais básicas que unem todos os verdadeiros crentes. Realidades básicas que não podem ser esquecidas no dia a dia.
Na igreja há uma variedade incontável de temperamentos e uma grande diversidade de origens raciais, culturais e sociais. Independentemente dessas enormes diferenças o crente tem que estar ciente das realidades espirituais que unem e que fazem as diferenças serem superadas.
Um Corpo, Efésios 4:4. Este um só corpo, naturalmente, é a igreja que consiste de judeus e gentios (Efésios 2:14-22), a única família no céu e na terra (Efésios 3:15). Ainda que, num certo sentido, sejamos muitos, todavia somos um só corpo em Cristo, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Romanos 12:5). Há um só pão, um só corpo Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão” (1 Co 10:17). Além do mais, este corpo, ou seja, igreja não é de origem terrena e nem é uma instituição de formação humana. É um produto do Espírito Santo, por isso “um só corpo e um só Espírito”. Portanto, por sermos um só corpo em Cristo temos o dever de viver como um corpo unido e não mutilado.
Um só Espírito, Efésios 4:4. É o mesmo Espírito Santo que habita em cada crente, de modo que pertencemos mutuamente unidos no Senhor. Em Efésios existem várias referências ao Espírito Santo, pois Ele é essencial para o viver de modo digno de nossa vocação.
Uma mesma Esperança, Efésios 4:4. Isto é uma referência a volta do Senhor para levar Sua Igreja ao céu. O Espírito Santo em nós é a garantia desta grande promessa (Efésios 1:13,14). O ensino da Palavra de Deus deixa claro que o crente que se da conta da existência de um só Corpo, anda no Espírito, e espera a volta do Senhor a qualquer momento.
Um Senhor, Efésios 4:5. Este é nosso Senhor Jesus que morreu por nós, vive por nós, e um dia voltará por nós. É difícil acreditar que dois crentes possam decidir obedecer ao mesmo Senhor e não serem capazes de andarem em união. Alguém uma vez perguntou ao Ghandi, o então líder espiritual da Índia: “Qual é maior obstáculo ao cristianismo na Índia?” Ele respondeu: Os cristãos. Reconhecer o senhorio de Cristo é um passo gigantesco rumo à unidade do povo de Deus.
Uma Fé, Efésios 4:5. Os crentes podem até discordarem em alguns assuntos de interpretação e práticas eclesiásticas, mas todos os crentes verdadeiros devem estar de acordo em uma coisa “a fé”. Não crer que somos unidos pela mesma fé é o mesmo crer na desunião do Corpo de Cristo.
Um Batismo, Efésios 4:5. Aqui a Palavra se refere a “um Corpo”, então, a referência a “um batismo” é provavelmente o batismo do Espírito. Este batismo é ação do Espírito de colocar o pecador convertido no Corpo de Cristo, no momento de sua conversão: Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1 Coríntios 12:13).
Um Deus e Pai, Efésios 4:6. Aqui temos uma ênfase que Deus é Pai, vemos isto em outros versos também (1:3, 17; 2:18; 3:14; 5:20). Portanto, fica evidente a maravilhosa unidade dos crentes na família de Deus. Somos filhos da mesma família, por isso temos que amar e servir ao mesmo Pai sendo capazes de andar em união.
Apenas o conhecimento da sã doutrina não é suficiente para ter uma unidade espiritual. Existem igrejas que ensinam corretamente, mas falham em praticar o doutrinamento em amor. Podemos ver no verso 15 que as duas coisas devem estar unidas, “seguindo a verdade em amor”. As verdades da Palavra devem ser conhecidas e praticadas em amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.