12 agosto 2014

Sabedoria Produz Força e Discernimento - 4/4


Pessoas Ajuizadas - Somente Uma Em Cada Mil?!

“Eis o que achei, diz o Pregador, conferindo uma coisa com a outra, para a respeito
 delas formar o meu juízo, juízo que ainda procuro e não o achei: 
entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres 
não achei nem sequer uma. 
Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, 
mas ele se meteu em muitas astúcias”.
(Eclesiastes 7.27-29)

Assim como o mistério da mulher mencionada por Salomão, no versículos 26, conforme já vimos, as palavras misteriosas continuam nos versículos 27 a 29. Estes versículos nos levam a perguntar se Salomão era machista ou misógeno (“misógeno”: repulsa ou aversão a mulheres). No entanto, quando lemos Provérbios e Cântico, vemos que este não é o caso. Na verdade, em Provérbios, Salomão muitas vezes personifica a sabedoria como uma mulher. Então, vamos entender logo de início que Salomão não está fazendo uma comparação relativa sobre o valor dos homens e das mulheres em geral. Isso não seria justo e sua conclusão não seria correta. Mais uma vez ele está usando uma hipérbole para exagerar e ensinar seu ponto. Na matemática que ele usou para ilustrar seu ponto, a diferença entre os gêneros é mínima, de apenas 0,1%. A questão é que, em todo o contexto de Eclesiastes, as pessoas deste mundo, e até mesmo os crentes, não levam as coisas de Deus muito a sério. Não levar as coisas de Deus a sério é falta de juízo. A proporção de um em mil é o mesmo que dizer que, matematicamente, 99,99% dos homens não se importam com as coisas de Deus como deveriam

Essa proporção é tão grande que poderíamos concluir, que, em grupos pequenos, então, não há ninguém com juízo certo. Seria mais ou menos dizer que em cada mil homens podemos encontrar somente um apóstolo Paulo. Se analisarmos bem sobre como tem sido nossa obediência aos mandamentos de Deus, vamos chegar à conclusão que de fato não temos muito juízo.
        Somos tão falhos, que se as pessoas nos conhecessem como Deus nos conhece, não teríamos nenhum amigo. A única razão para você ser uma pessoa aparentemente agradável às outras pessoas é porque você aprendeu a distinguir entre o que é público e o que é privado, o que o torna suficientemente inteligente para manter seus pensamentos lascivos e odiosos contidos privativamente em sua mente, mas nos relacionamentos públicos, você aparenta ser uma pessoa agradável para com as pessoas. Eu sei que isto é duro de se ouvir, mas o fato é que somos assim, sem juízo. Somente com um relacionamento íntimo com Deus para podermos pertencer a esse grupo seleto de pessoas de um em cada mil.

           Se a sabedoria traz discernimento, ou iluminação, como poder obtê-la? A principal maneira é a mais óbvia: ler e prestar atenção à Palavra de Deus. Leia estude a Palavra todos os dias, memorize ao menos um versículo por semana, para que possa usar o conteúdo lido para transformar seu coração a cada dia. Não seja desajuizado para sempre; deseje ser encontrado entre aquele um dentre mil. Como Salomão disse em Provérbios 1.7: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos [insensatos, sem juízo] desprezam a sabedoria e a instrução”. Que comecemos a dar ouvidos a estas sábias palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.