21 dezembro 2015

Perguntas sobre Elias - 1 Reis 17-19

Capítulo 17


1. O que Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe?
R.: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.


2. Onde o SENHOR mandou Elias esconde-se?
R.: Para o lado oriental junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.

3. A quem SENHOR ordenou que o sustentasse e o que eles lhe traziam?
R.: Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.


4. O que aconteceu com a torrente?
R.: Passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra.

5. Depois dos corvos a quem o SENHOR ordenou que o alimentasse?
R.: Uma mulher viúva de Sarepta.

6. O que a mulher fazia quando Elias chegou a cidade?
R.: Estava apanhando lenha.

7. O que Elias pediu a viúva?
R.: Uma vasilha de água para beber.


8. Quando ela foi buscar água o que mais ele pediu?
R.: Um bocado de pão na mão.


9. O que ela respondeu quando ele pediu pão?
R.: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.

10. O que Elias disse a ela?
R.: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho.

11. O que ele diz que aconteceria com a farinha da panela?
R.: Não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.

12. O que aconteceu com o filho a mulher?
R.: Adoeceu e a sua doença se agravou tanto, que ele morreu.


13. O que ela disse a Elias?
R.: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?


14. O que ele fez como menino morto?
R.: Levou para o quarto, e o deitou em sua cama; clamou ao SENHOR. E, estendendo-se três vezes sobre o menino, disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele.

15. O que o SENHOR fez?
R.: Atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

16. O que a mulher disse quando viu o menino vivo?
R.: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.


Capítulo 18

1. Quando o SENHOR disse a Elias: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra.
R.: No terceiro ano.

2. Onde a fome era extrema?
R.: Em Samaria.


3. Como chamava o mordomo de Acabe?
R.: Obadias.


4. Por ser temente ao SENHOR, o que Obadias fez com cem profetas?
R.:De cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

5. O que Acabe disse para Obadias fazer?
R.: Vai pela terra a todas as fontes de água e a todos os vales; pode ser que achemos erva, para que salvemos a vida aos cavalos e mulos e não percamos todos os animais.



6. A quem Obadias encontrou quando estava procurando ervas para os animais?
R.: Elias.

7. Por que Obadias não queria fazer o Elias disse: “Vai, dize a teu senhor: Eis que aí está Elias”?.
R.: A explicação foi: “Poderá ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te leve não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me matará.

8. O que Elias disse a Obadias?
R.: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, deveras, hoje, me apresentarei a ele.

9. O que Acabe perguntou a Elias ao vê-lo?
R.: Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel?

10. Qual foi a resposta de Elias?
R.: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.

11. Em que lugar Elias mandou ajuntar a ele todo o Israel como também os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel?
R.: No monte Carmelo.

12. O que Elias disse a todo o povo?
R.: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

13. Quais foram as instruções dadas em relação aos novilhos?
Dê nos dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.


14. O que Elias disse para fazerem afim de saber quem era o Deus verdadeiro?
R.: Invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.

15. Por quanto tempo invocaram o nome de Baal?
R.: Desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que respondesse; e, manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham feito.

16. O Elias fez ao meio-dia?
R.: Zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará.

17. O que mais os profetas de Baal fizeram além de clamarem em altas vozes?
R.: Se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.

18. O que Elias disse a todo o povo?
R.: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele.

19. O que Elias fez?
R.: Restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas. Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó.

20. O que ele fez com aquelas pedras?
R.: Edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.

21. Quantas vezes tiveram que derramar água sobre o holocausto e sobre a lenha?
R.: E vezes de maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.


22. O que aconteceu quando Elias orou: Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles”.
R.: Caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.


23. O que todo o povo, caído de rosto em terra e disse?
R.: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!

24. Onde os profetas de Baal foram mortos?
R.: No ribeiro de Quisom.

25. Após matar os profetas o que Elias disse a Acabe?
R.: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.

26. Para onde Elias foi ficou encurvado para a terra com o rosto entre os joelhos?
R.: No cimo do Carmelo.

27. Quantas vezes ele disse para o moço olhar para o lado do mar?
R.: 7 vezes.

28. O que aconteceu na sétima vez que olhou?
R.: Se levantou do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha. Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva.

29. O que Elias fez depois que Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel?
R.: A mão do SENHOR veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel.

Capítulo 19

1. O que Acabe fez quando chegou em Jezreel?
R.: Fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.

2. O que Jezabel mandou um mensageiro dizer a Elias?
R.: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.

3. O que Elias fez quando ouviou o recado de Jezabel?
R.: Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá.

4. O que Elias fez após caminhar um dia no deserto?
R.: Assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.


5. Quem acordou Elias e lhe disse: Levanta-te e come?
R.: Um anjo.

6. O que ele viu quando acordou e o que fez?
R.: Viu um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.


7. O que o anjo disse na segunda vez?
R.: Tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.

8. O que ele fez após levantar-se?
R.: Comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou 40 dias e 40 noites até Horebe, o monte de Deus.

9. Quais eram os 3 lugares que o SENHOR não estava?
R.: O SENHOR não estava no vento, o SENHOR não estava no terremoto, o SENHOR não estava no fogo.

10. O que aconteceu depois do fogo?
R.: Depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.

11. Para onde o SENHOR mandou Elias voltar e fazer o quê?
R.: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

12. Quem era o pai de Eliseu e onde ele era?
R.: O pai de Eliseu era Safate eram de Abel-Meolá.

13. De que não escapariam da espada?
R.: Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.

14. Por que foram conservados em Israel sete mil?
R.: Porque foram todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

15. O que Eliseu fazia quando Elias o encontrou?
R.: Andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.

16. O que Eliseu fez depois jogou seu manto sobre ele?
R.: Deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.

17. O que Eliseu fez quando começou seguir Elias?
R.: Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.