23 julho 2014

Cultivando Um Caráter Piedoso - 1/4

Repreensão do Sábio x Canção do Insensato 
Eclesiastes 7.5-6



      
         Esta segunda seção do capítulo 7 nos lembra que Deus nos ama muito para simplesmente nos deixar permanecer como estamos. Nos versículos 5 e 6 lemos: “Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir a canção do insensato. Pois qual o crepitar dos espinhos debaixo duma panela, tal é a risada do insensato: também isso é vaidade”. Não ouvir uma repreensão é comparada ao crepitar de espinhos no fogo. O espinho quando colocado no fogo inflama-se e produz chamas crepitantes que são até bonitas de se ver, mas, semelhantes ao fogo de palha, rapidamente se apagam. Se você precisar de algo que aqueça rapidamente, em vez de preparar um fogo para um cozimento lento, você pode jogar galhos espinhosos no fogo para um rápido aquecimento. Salomão está dizendo com isso que o louvor dos tolos é rápido, quente, vistoso, mas que se apaga rapidamente. A canção do insensato pode até trazer fervor momentâneo, porém irá precisar de algo mais para manter o fogo. No entanto, a repreensão de um sábio pode mudar sua vida. A repreensão com base nos sábios conselhos da Palavra de Deus pode transformar sua vida para sempre.

    Muitas vezes recebemos ajuda de pessoas mais próximas a nós para resolvermos alguns dos nossos pontos fracos. Pessoas mais próximas, como o cônjuge, por exemplo, nos conhece muito bem, por causa da convivência, e Deus pode utilizá-las para trabalhar em nossas vidas. São pessoas que com o passar do tempo conhecem bem nossas fraquezas e pecados. Deus quer que você aprenda ouvir tais pessoas: maridos ouçam suas esposas, e esposas ouçam seus maridos, pois, talvez sejam as únicas pessoas que de fato te conhecem e que têm coragem o suficiente para te falar a verdade. Se você é solteiro, pode receber uma repreensão amorosa de seus pais ou de amigos crentes. Lembre-se de que aqueles que o colocaram neste mundo te amam e querem o melhor para você. Deus pode usar as pessoas mais próximas para te ajudar, mas você tem que mudar suas atitudes e reações em relação a acolher tal ajuda. No livro de Provérbios, Salomão diz: “Leais são as feridas feitas pelo que ama” (Pv 27.6). Você está pronto a receber a exortação de seu cônjuge, ou de seus pais, ou até mesmo de irmãos amigos? Se estiver, Deus vai moldar seu caráter e transformá-lo no homem ou na mulher que Ele quer que você seja.

    Um famoso jogador de basebol, Mickey Mantle, quando ainda adolescente e no início de carreira, começou a ficar desanimado por estar jogando mal e, como consequência disso, começou a ter saudades de casa, e sentimentos de autopiedade e muita tristeza; por isso, ele decidiu chamar seu pai para que o levasse de volta para casa. Mas quando o pai, Charles Mantle, chegou, ele simplesmente não aceitou as lamúrias do filho, e, em vez disso, olhou-o nos olhos e disse: “Tudo bem, se é essa toda a coragem que você tem para encarar a vida, pode voltar comigo agora mesmo para casa e trabalhar nas minas”. Realmente não foi o que ele esperava ouvir do pai, mas o jovem entendeu a mensagem e fez história no basebol. Muitos não são nada hoje porque os pais "alisaram sua cabeça" no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.