25 julho 2014

Cultivando Um Caráter Piedoso - 2/4

A Paciência Produz Perseverança
Eclesiastes 7.7-10


Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante. Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim”.
    As injustiças da vida são um grande problema para a maioria das pessoas. Normalmente ouvimos: “Suporto muitas coisas, mas não suporto injustiças”. A questão é que muitas vezes temos que esperar o tempo de Deus para que as correções sejam feitas, e, às vezes, algumas delas acontecerão somente na eternidade. É muito fácil ficar desanimado, pois as adversidades e as injustiças reinam em nosso mundo. Vi, dia desses, no noticiário, que crianças na África estão sendo sequestradas para serem sacrificadas aos demônios. Meninas adolescentes estão sendo sequestradas para serem prostitutas na Europa, e algumas com apenas 12 anos! Magnatas e políticos estão, cada vez mais, envolvidos em escândalos de corrupção. Esse é o mundo em que vivemos. Por que será que quanto mais lemos a Bíblia, mais ela nos mostra o quanto este mundo está perdido? A resposta é porque ela mostra o mundo de acordo com a perspectiva de Deus, e não da forma que gostaríamos que fosse. As realidades desta vida são desanimadoras, porém precisamos nos lembrar dAquele que dará a última palavra. O fim da obra de Deus será melhor do que seu início.

    É por isso que a Palavra de Deus enfatiza a paciência. Nossa sociedade quer tudo para agora. Queremos café instantâneo, fast food, atendimento imediato, Internet mais rápida e assim por diante. Ficamos impacientes no semáforo, somos impacientes com nossos cônjuges e filhos. E quantas vezes, perdemos a paciência até com nós mesmos? Já vimos aqui em Eclesiastes que o sofrimento é excelente para transformar vidas, e, depois do sofrimento, a espera é uma das melhores maneiras para que haja transformação espiritual genuína. Deus está interessado no desenvolvimento do caráter do crente, por isso, Ele testa a nossa paciência para desenvolvermos a perseverança. Deus faz isso porque a vida é uma maratona, e não uma corrida de cem metros rasos. Deus precisa desenvolver a paciência em nós para que possamos conseguir percorrer a maratona toda, tais como nossos casamentos, ministérios e vida cristã. Como diz a letra de uma música:
“vamos correr pacientes e deixar fardos para atrás”, e sempre olhando para o autor e consumador da nossa fé, Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.