29 julho 2014

A Sabedoria Proporciona Humildade - 2/3



QUANTO MAIS MADURO MAIS HUMILDE

“Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio;
por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso,
nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?” (Eclesiastes 7.16-17)



    Já que não podemos entender as decisões de Deus, a conclusão que podemos chegar é a de que, de acordo com os versículos 16 e 17 é: “Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?” Esses versículos são terrivelmente incompreendidos. Alguns os têm nomeado de “a medida de ouro” - sugerindo que não se deve ser nem muito justo nem muito injusto, nem muito bom nem muito mau; e que, em vez disso, devemos encontrar um equilíbrio e obter um meio termo. No entanto, se tais versículos estivessem nos dizendo para sermos moderadamente piedosos, estariam, com isso, contradizendo o restante da Bíblia, que claramente nos ensina que temos de buscar a justiça e a santidade o máximo que pudermos. O ponto é que não devemos depender da nossa justiça e sabedoria para garantir a bênção de Deus em nossas vidas. Não pense que Deus te deve alguma coisa por causa da sua justiça própria.

A verdade é que não importa quão justo ou sábio tentamos ser, ainda seremos pecadores necessitados da misericórdia e da graça de Deus. O apóstolo Paulo entendeu isso. No início de seu ministério, ele chamou a si mesmo de “o menor dos apóstolos”. Mais tarde, disse também que era “o menor de todos os cristãos”. E depois, disse ainda que era “o principal dos pecadores”. Quanto maior for o nosso amadurecimento espiritual, maior será o nosso reconhecimento de nossa insignificância diante de Deus. Na mesma linha de pensamento, John Newton, o comerciante de escravos e autor da famosa música “Amazing Grace”, conhecida por nós como “Preciosa Graça”, disse o seguinte: “Quando eu chegar ao céu, vou ser surpreendido por causa de três coisas. Serei surpreendido por causa  daqueles que eu imaginava que estariam lá e que não estarão; por causa daqueles que não imaginava que lá estariam, mas que estarão; e a terceira razão é o fato de que eu estarei lá”.


    Os chineses crescem ouvindo o seguinte ditado: “O tiro que chega ao topo primeiro é o primeiro a cair”. Biblicamente, e também na prática, faz sentido ser uma pessoa humilde. Se de fato há muita coisa que realmente não entendemos, a única solução sábia é sermos humildes. Mas como é isso na prática? Isso significa que você deve se auto-analisar para verificar como é o seu pensar, falar, e agir. Se você pensa como um crente fariseu, provavelmente você é o tipo de pessoa que vê os defeitos dos outros, mas se esquece dos seus próprios defeitos. Infelizmente, esta é uma das principais desculpas utilizadas pelos inconversos para não se tornarem crentes. Quando me converti, a princípio imaginava que não haveria hipocrisia entre os crentes, mas agora estou convicto de que a hipocrisia é uma realidade na igreja também. E uma das áreas que mais somos hipócritas é com a nossa falsa modéstia. Vimos no exemplo de Paulo que, com o passar dos anos, Ele foi se tornando cada vez mais humilde. No início ele era o menor entre os apóstolos, depois o menor entre os crentes e no final o maior de todos os pecadores. Mas como Paulo chegou a este estágio? Imitando a Jesus Cristo, Aquele que se esvaziou de Sua posição de Deus, e humilhou-Se, tornando-Se homem, neste mundo, por amor a nós.

2 comentários:

  1. Fantástico essas reflexões. Parabéns.
    Que possamos nos diminuir cada dia mais,para que possamos enxergar o nosso próximo,assim também como,nosso inimigo.
    "Amai-vos uns aos outros".

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.