29 julho 2014

A Sabedoria Proporciona Humildade - 1/3

Uma Área Nebulosa da Fé:
“Por Que as Pessoas Boas Sofrem, e as Pessoas Más Prosperam?”
     
‘Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade” 
(Eclesiastes 7.15)

Nesta seção - versículos de 15 a 18 - discute-se uma das questões mais prevalentes da história da humanidade: Por que as pessoas boas sofrem, e as pessoas más prosperam? No versículo 15,  a frase “tudo isto vi” é semelhante à expressão contemporânea: “Agora, eu entendo tudo”. Vemos este princípio bem vivo hoje. Vemos as pessoas justas morrerem abruptamente, e os insensatos, ou maus, viverem muito. Isso não faz muito sentido, não é?

    É fácil agonizar nestas áreas nebulosas da fé. No entanto, são estas áreas nebulosas que nos dizem que Deus é real, dinâmico, e grande demais para a minha concepção. Seus caminhos são mais elevados que os nossos. Não podemos compreendê-los completamente. Se eu pudesse entender completamente os pensamentos de Deus, Ele não seria mais Deus do que eu. Outros encaram esse enigma teológico com a conclusão de que Deus não é real. Mas tal ideia poderia ser comparada com a de alguém, ao tentar montar um quebra-cabeça de dez mil peças, dizer: “Se eu não puder montá-lo em cinco minutos, não vou acreditar que seja real”. Isso é injusto e também irracional, não é mesmo? Nossa incapacidade de compreensão ou de elaboração de uma resposta reflete apenas as nossas limitações, mas não a inexistência de Deus. Portanto, faz sentido confiar no Deus amoroso e poderoso que temos, mesmo quando Ele não pensa e age como queremos. Afinal, Deus vê o fim desde o início. Portanto, você deve, humildemente, entregar ao Senhor qualquer questão que esteja lhe incomodando. Para fazer isso você tem que dizer o seguinte: “Senhor, eu não entendo o que estás fazendo ou permitindo, mas tu és Deus, e o que me resta é apenas confiar em ti.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.