29 julho 2014

A Sabedoria Proporciona Humildade - 3/3

Ouça em 4 Minutos
http://ibcdeolimpia.blogspot.com.br/2014/07/a-sabedoria-proporciona-humildade-13_30.html


Pare de Cavar Para Não Se Afundar Ainda Mais

“Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão;
pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso”
(Eclesiastes 7.18)

A nossa auto-justiça nos impede de sermos humildes, por isso o texto faz oposição à auto-justiça; entretanto, faz oposição não somente à auto-justiça como também o faz à maldade. Embora sejamos pecadores e tenhamos com frequência  resquícios de hipocrisia e de farisaísmo em nossas vidas, temos que ser cautelosos para não fazer do nosso pecado uma desculpa para pecar ainda mais. O fato de não sermos perfeitos deve nos estimular ainda mais à santidade. É fácil ver como esta linha de raciocínio pode funcionar. “Se eu contar mais uma mentira, que diferença isso vai fazer na vida dos outros?”. Ou, “eu sei que não deveria ter usado uma linguagem chula, mas por que parar agora se eu já a utilizei?” “Eu sei que isso não é muito correto, mas não estou prejudicando ninguém”. Todo esse raciocínio é  maldoso. A questão é, por que agravar ainda mais os seus problemas, continuando a pecar? Quando estiver num buraco, pare de cavar. Está endividado? Pare de fazer dívidas. Se não puder melhorar as coisas no momento, ao menos certifique-se de não piorá-las. Você não tem que tomar outro gole porque já tomou um; você não tem que enganar uma segunda vez, e não tem que perder a paciência outra vez. Pelo poder de Deus, e com a ajuda de alguns bons amigos, você pode dar um basta nos padrões de pecado e substituí-los com hábitos de santidade.
Contudo, se optar por ignorar a Palavra de Deus, e agir como um tolo, você poderá ser amputado do Corpo antes do tempo - conforme já vimos, no final do verso 17, “por que morrerias fora do teu tempo?”. A verdade é que Deus, às vezes, pune os maus nesta vida ainda. Jovens, não sejam como os tolos. Experimentar drogas uma só vez pode acabar com toda a sua vida. O sexo antes do casamento pode lhe custar muito caro. Uma tentativa de suicídio pode ser a última. Não vale a pena. Viva na luz da eternidade. Exercite a sabedoria e o auto-controle.

   O versículo final desta seção é muito interessante. Olhe o que diz o versículo 18: “Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso”. Você deve entender o ensino da Palavra, e não deixar a sabedoria de lado. Em outras palavras, é bom, na vida, poder agarrar-se aos princípios da Palavra de Deus para ser santo e sábio. Mas, ao mesmo tempo, lembre-se de que você é um pecador finito e de que não pode controlar Deus, e nem mesmo entender o que Ele está fazendo. Simplesmente, obedeça a Deus de acordo com o que você já entende. Confie nEle quanto ao que não consegue entender. De tudo o que recebemos de Deus, o mais importante é a Sua graça. Como Ele disse a Paulo: “...A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.