15 outubro 2012

Eclesiastes 7.5-14 - Cultivando Um Caráter Piedoso


Esta segunda seção do capítulo 7 nos faz lembrar que Deus nos ama muito para simplesmente nos deixar permanecer como somos. Nos versículos 5 e 6 lemos: Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir a canção do insensato. Pois qual o crepitar dos espinhos debaixo duma panela, tal é a risada do insensato: também isso é vaidade”. O não dar ouvidos a uma repreensão é comparado ao crepitar de espinhos num fogo. O espinho quando incendiado inflama-se e produz chamas crepitantes que são bonitas de se ver e ouvir, porém semelhantes ao fogo de palha, rapidamente se apagam. Se você precisar de algo que aqueça rapidamente, jogue galhos espinhosos no fogo e terá um combustível natural. Salomão está dizendo com isso que o louvor dos tolos é rápido, quente, vistoso e até barulhento, mas que apaga rapidamente. A canção do insensato pode até trazer fervor momentâneo, porém sempre precisará de algo mais para manter a chama. No entanto, a repreensão de um sábio pode mudar sua vida. A repreensão com base nos sábios conselhos da Palavra de Deus pode transformar sua vida para sempre.



Muitas vezes somos ajudados pelas pessoas mais próximas para resolvermos alguns dos nossos pontos fracos. Estas pessoas mais próximas, como o conjugue por exemplo, nos conhece muito bem, por causa da convivência, e Deus pode utilizar essas pessoas para trabalhar em nossas vidas. São pessoas que com o passar do tempo conhecem bem nossas fraquezas e pecados. Deus quer que você aprenda ouvir estas pessoas, marido ouça sua esposa e esposa ouça seu marido, pois, seu conjugue te conhece te conhece muito bem e tem coragem o suficiente para te falar a verdade. Se você é solteiro, você pode receber uma repreensão amorosa de seus pais ou amigos crentes. Lembre-se de que aqueles que o colocaram neste mundo te amam e querem o melhor para você. Deus pode usar as pessoas mais próximas para te ajudar, mas você tem que mudar suas atitudes e reações. No livro de Provérbios, Salomão diz: “Leais são as feridas feitas pelo que ama” (Pv 27.6). Você está pronto para receber a exortação de seu conjugue, ou pais e até mesmo de irmãos e amigos crentes? Se estiver, Deus vai moldar seu caráter e transformá-lo no homem ou na mulher que Ele quer que você seja.

O famoso jogador de basebol chamado Mickey Mantle, quando ainda adolescente no início de sua carreira, começou a ficar desanimado porque estava jogando mal e consequentemente começou a ter saudades de casa, ter sentimentos de auto-piedade e muita tristeza, então chamou seu pai para que o levasse para casa. Mas quando seu pai Charles Mantle chegou, ele simplesmente não aceitou as lamurias do filho, em vez disso, olhou para ele e disse: “Tudo bem, se essa toda a coragem que você tem para encarar a vida, pode voltar comigo agora mesmo para casa e trabalhar nas minas”. Realmente não foi o que ele esperava ouvir de seu pai, mas o jovem entendeu a mensagem e fez história no basebol. Muitos não são nada hoje, porque os pais alisaram suas cabeças no passado.

Nos versículos 7 a 10 lemos o seguinte: “Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante. Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim”. As injustiças da vida é um grande problema para a maioria das pessoas. Normalmente ouvimos: “Suporto muitas coisas, mas não suporto injustiças”. A questão é que muitas vezes temos que esperar o tempo de Deus para que algumas correções sejam feitas, e algumas às vezes acontecerão apenas na eternidade. É muito fácil ficar desanimado. As adversidades e injustiças reinam em nosso mundo. Vi dia deste no noticiário que crianças na África estão sendo sequestradas para serem sacrificadas aos demônios. Meninas adolescentes estão sendo sequestradas para serem prostitutas na Europa, algumas com apenas12 anos. Magnatas e políticos corruptos estão envolvidos em corrupção cada vez mais. Esse é o mundo em que vivemos. Por que será que quanto mais lemos a Bíblia, mais ela nos mostra o quanto este mundo está perdido? A resposta é por que ela mostra o mundo de acordo com a perspectiva de Deus e não da forma que gostaríamos que fosse. As realidades desta vida são desanimadoras, porém precisamos nos lembrar dAquele que dará a última palavra. O fim da obra de Deus será melhor do que seu início.

É por isso que a Palavra de Deus enfatiza a paciência. Nossa sociedade quer tudo agora. Queremos café instantâneo, fast food, atendimento imediato, Internet mais rápida e assim por diante. Ficamos impacientes no semáforo, somos impacientes com nossos conjugues ou filhos. Quantas vezes perdemos a paciência com a gente mesmo? Já vimos aqui em Eclesiastes que o sofrimento é excelente para transformar vidas, e que depois do sofrimento, o esperar é uma das melhores maneiras para uma transformação espiritual genuína. Deus está interessado no desenvolvimento do caráter do crente, por isso ele testa a nossa paciência para desenvolvermos perseverança. Deus faz isso porque a vida é uma maratona, não uma corrida de cem metros rasos. Deus precisa desenvolver a paciência em nós para que possamos conseguir percorrer a maratona toda, tais como nossos casamentos, ministérios e vida cristã.

Nos versículos 11 a 12 lemos: “Boa é a sabedoria, havendo herança, e de proveito, para os que vêem o sol. A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor”.  A sabedoria como herança é boa; e uma vantagem para aqueles que vêem o sol. Pois a sabedoria é uma proteção assim como é o dinheiro, mas a vantagem da sabedoria é que ela preserva a vida de seus possuidores. A prosperidade pode ser uma coisa boa se a pessoa próspera se comportar sabiamente. Salomão diz que tanto a prosperidade como a sabedoria são como “sombras” que oferecem proteção. A superioridade da sabedoria, no entanto, é que ela guia nas dificuldades e assim preserva a vida. O dinheiro, ao contrário, muitas vezes desaparece em tempos difíceis. Portanto, quem prioriza a sabedoria bíblica, como o próprio Salomão disse em Provérbios é temente a Deus, ou seja tem um caráter piedoso. “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”  (Pv 1.7).

Nosso texto de hoje conclui-se nos versículos 13 e 14 com palavras muito fortes: “Atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que ele torceu? No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele”. Vemos aqui que não podemos compreender por que Deus usa a adversidade ou a prosperidade do jeito que Ele usa. Deus “entorta” certas coisas e não há nada que possamos fazer quanto a isso. Em geral, é inútil tentar entender algumas coisas, ou tentar endireitar o que Deus entortou. O que nos resta a fazer é confiar e dizer: “Deus, tu és Deus. Tu és bom e poderoso. Apenas confio em ti. E mesmo que eu não goste de algumas coisas que o Senhor permite, eu vou aceitá-las com alegria”. Deus não desperdiça os sofrimentos ou as adversidades. Ele tem um propósito para tudo. Ele sabe qual é a finalidade da tragédia ou tristeza que estamos passando. Se todas as coisas cooperam para o bem, então nossos problemas também são para o nosso bem e o bem do Seu reino.

Assim, um homem ou uma mulher de fé confia em Deus. Portanto, em tempos de vacas gordas, seja feliz. Aproveite o que você tem. Não perca a oportunidade de tentar acumular mais. Não espere para a aposentadoria. Aproveite agora. Uma das coisas mais tristes na vida é o fato de que, quando os filhos são jovens os pais tendem a serem mais ocupados do que nunca, a fim de estabelecerem-se no negócios para garantirem o futuro dos filhos. Infelizmente, muitas vezes, não veem o tempo passando juntamente com a oportunidade de curti-los. Quando os tempos são bons, seja feliz. Mas quando os tempos são maus, o tempo das vacas magras, seja paciente, pois o mesmo Deus que fez os bons tempos, permiti o mal tempo. Nenhuma situação está fora de seu soberano controle; e não há como saber o que virá a seguir. Por mais que tentemos, não podemos nos preparar para todas as eventualidades, e enquanto Deus espera que sejamos prudentes, Ele não quer que a gente brinque de Deus. Há momentos em que você só tem que jogar as cartas que você tem.

Você provavelmente conhece bem a história de Jó. Ele perdeu a saúde, a riqueza, e os seus filhos. Ele ainda teve que ouvir sua mulher dizendo: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9). Mas ele respondeu: “Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:10).

Um velho sábio chinês que vivia na fronteira da Mongólia viu um dia sua égua favorita pular a cerca para o lado do inimigo. Então, seus amigos vieram consolá-lo dizendo: “estamos muitos tristes com o que aconteceu”, e completaram dizendo: “essa é má notícia”. Então ele perguntou: “Como vocês sabem que é uma má notícia?”. Uma semana depois, o homem viu pela janela casa sua égua retornando com um belo garanhão. Então, seus amigos começaram admirar a nova aquisição e disseram: “belo cavalo, essa uma é boa notícia”. Mais uma vez ele perguntou: “como você sabem que é uma boa notícia?”. No dia seguinte, seu filho único decidiu montar o garanhão, o cavalo por não ser manso pulou e rapaz caiu e quebrou a perna. Os amigos fizeram uma outra visita dizendo: “Estamos muito tristes com isso. É uma notícia muito ruim”.Como vocês sabem que é uma má notícia?”, indagou o sábio. Dentro de um mês iniciou-se a guerra entre a China e a Mongólia. Recrutadores chineses foram para a região e levaram todos os jovens para o exército. Todos eles morreram, exceto o filho do sábio, que não foi para a guerra por causa de sua perna quebrada. “Agora vocês entendem”, disse o sábio. “As coisas que pareciam boas eram ruins, e as coisas que pareciam ruins eram boas”.

Todas coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus assim diz a Palavra de Deus. Muitas vezes não conseguimos ver no momento da tribulação que Deus está cultivando em nós. Mas de alguma forma ele está cultivando um caráter piedoso em nós. Para entendermos isso temos que entender que a visão de Deus é do alto, Ele enxerga muitos anos a frente. Imagine essa visão como uma câmera de um satélite focando apenas a cabeça de uma pessoa aqui na terra. Conforme o zoom vai diminuindo começamos a ver tudo ao redor da pessoa, até ao ponto que podemos ver o planeta todo. Deus vê muito mais do que isso. Ele sabe o passado, o presente e o futuro. Deus utiliza as circunstâncias para cultivar o nosso caráter piedoso. Algumas coisas que achamos ruins hoje, podem ser para nos fortalecer amanhã. “Atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que ele torceu?” (Ec 7.13).

2 comentários:

  1. Uma mensagem pra se ler e gravar,comentários que nos levantam,que nos fazem lutar e não desanimar,e que não precisamos de ilusões em nossas vidas e sim algo concreto e verdadeiro como a palavra por si própria nos ensina,sem ilusões.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo. Deus não quer que nos desanimemos, pois não temos um espírito de covardia.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.