19 julho 2011

Um Viver Santo - Romanos 1:1

Ouça a Mensagem Aqui


Um Viver Santo - Romanos 1:1
“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, 
separado para o evangelho de Deus,”


          Ao escrever esta epístola aos romanos o apóstolo Paulo escolheu de forma criteriosa cada palavra, pois, não conhecia pessoalmente os irmãos daquela igreja. Por essa razão esta é a carta mais formal entre todas as outras que ele escreveu.
         Muitas doutrinas são ensinadas nesta epístola aos romanos. E neste primeiro versículo há um grande ensinamento sobre as credenciais do apóstolo Paulo que logo de início se identificou como: “... servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,”. Sem dúvidas ele foi um grande homem de Deus, portanto, tem muito a nos oferecer através de seu exemplo.
         Uma das coisas que podemos ver de forma explícita na vida do apóstolo neste primeiro versículo de Romanos é que ele tinha uma vida separada para Deus. Ele tinha uma clara consciência de que era um santo neste mundo (clique na palavra santo para ver o significado de santo em um outro post). Neste pequeno versículo podemos aprender quatro maneiras de como ter um viver "santo", ou seja, um viver separado para Deus.
         Para um viver santo é fundamental o reconhecimento de uma escravidão a Jesus Cristo:  “Paulo, servo de Jesus Cristo,” (Romanos 1.1a). Quando somos salvos somos libertos da escravidão do pecado e passamos a ser servos de Jesus. Vemos nesta primeira parte do versículo o apóstolo chamando-se a si mesmo de escravo de Jesus Cristo. A palavra grega usada no original é doulos. E não é sem razão que o apóstolo usou exatamente esta palavra, pois, existem dois motivos claros para utilizá-la.
          O título favorito de Paulo para Jesus era Kurios ou Senhor. Esta palavra grega descreve alguém que é de posse incontestável de uma outra pessoa. Uma boa definição seria mestre ou proprietário. O oposto da palavra kurios (senhor) é doulos (escravo). Esta palavra doulos também tem um outro significado. No Velho Testamento é uma palavra comum utilizada para se referir aos grandes homens de Deus. Moisés era o servo do Senhor ou o doulos do Senhor: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel(Josué 1:2). Josué também era um doulos de Deus: Depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, servo do SENHOR, faleceu com a idade de cento e dez anos (Josué 24:29). Era um título que os diferenciavam dos outros homens: Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas (Amós 3:7) e também: Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei (Jeremias 7:25). Ser um doulos (escravo) do Senhor é um grande privilégio, não uma dureza.

            Para um viver santo é fundamental o reconhecimento do chamado de Deus:  “...chamado para ser apóstolo” (Romanos 1:1b). No Velho Testamento os grandes homens da fé foram aqueles que ouviram o chamado de Deus. Eram homens que mesmo com suas limitações e falhas estavam sempre dispostos a servirem a Deus com suas vidas.
            Abrão ouviu o chamado de Deus: Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gênesis 12:1-3). Quando Deus o chamou, ele não ficou dando desculpas para não atender ao chamado de Deus. Ele ouviu e atendeu imediatamente. Mesmo tendo que deixar seus parentes para trás, e já avançado em idade. São inumeros os crentes hoje em dia que não estão dispostos a deixarem seus parentes ou bens materiais e que também usam suas limitações físicas como escusas para não atenderem a vontade de Deus.
            Moisés não respondeu ao chamado de Deus prontamente: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? (Êxodo 3:10-11). Moisés é um exemplo de muitos de nós hoje em dia. A desculpa predileta de muitos que são chamados por Deus é a incapacidade de realizar a obra de Deus. Estas pessoas esquecem que é Deus quem capacita o homem para a sua obra. Nem um homem é capaz de realizar a obra de Deus sem o poder de Deus. Veja o que Ele disse a Moisés: ... Eu serei contigo”.
            Jeremias foi obrigado a receber o chamado de Deus: Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar (Jeremias 1:1-10). Deus disse a Jeremias que ele tinha sido escolhido por Ele para ser profeta antes mesmo de ser formado no ventre se sua mãe. Mas mesmo assim ele insistiu e disse: “ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.” Ele foi repreendido pelo Senhor. Deus disse a ele, não diga isto, pois a quem eu te enviar irás e quando te mandar falarás. E logo após a repreensão o Senhor o capacitou a realizar sua obra.
           Isaías respondeu ao chamado de Deus: Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. (Isaías 6:8-9). Ele não se considerava um homem honrado e sim como alguém que foi chamado para uma tarefa. Jesus disse em João 15:16: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” O apóstolo Paulo levava a vida da maneira que Deus queria e não da maneira que ele queria.

           Para um viver santo é fundamental o reconhecimento da separação para o evagenlho: “separado para o evangelho de Deus” (Romanos 1:1c). Um servo de Jesus Cristo reconhece que foi separado para Deus através do evangelho. Portanto, não a nada mais natural do que viver separado para o evangelho de Deus neste mundo.
           O apóstolo foi separado por Deus. Ele sabia que tinha sido separado para a realização de uma obra antes do seu nascimento Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, (Gálatas 1:15). Para todos os homens Deus tem um plano. Todos os que são salvos, são salvos para a honra e a glória de Deus. Nenhuma vida é inútil para Ele. Na verdade Deus transforma o inútil em útil para toda a boa obra. Deus lança sua Palavra para fazer algo definido e permanente no coração do homem.
           O apóstolo foi separado para os homens. Paulo era consciente de sua tarefa para com a igreja. E também para com os homens. Ao servimos a Deus automaticamente estamos servindo ao nosso próximo. Como poderíamos servir a Deus sem as pessoas. Sem as pessoas não teríamos quem evangelizar ou discipular.

          O apóstolo Paulo apresentou suas credenciais logo neste primeiro versículo. E se identificou como um servo de Jesus Cristo chamado por Deus. Em outras palavras, nem todas as pessoas que têm o privilégio de ser chamado por Deus para ser um servo (doulos) de Jesus Cristo. Irmão, este privilégio é nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.