09 julho 2011

Efésios 6.18-24 - Todo Crente Precisa de Energia e Estímulo

“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. E, para que saibais também a meu respeito e o que faço, de tudo vos informará Tíquico, o irmão amado e fiel ministro do Senhor. Foi para isso que eu vo-lo enviei, para que saibais a nosso respeito, e ele console o vosso coração. Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo”.
Como concluir uma carta escrita para uma igreja? Quais seriam as palavras finais dessa carta? Uma boa ideia seria concluir com palavras de incentivo, pois o crente para atingir suas expectativas como servo do Senhor sempre precisará de energia e estímulo.
Qual é a Energia do Crente? A oração é a energia que capacita o soldado de Cristo para usar sua armadura e manejar bem Sua espada (Efésios 6:18). O crente não deve ir para a batalha com suas próprias forças, não importa o quão forte ou talentoso acredite ser. Quando Amaleque atacou Israel, Moisés disse para Josué ir para a peleja, e que ele oraria para que tivessem forças para vencer a batalha. Enquanto Josué usava a espada, Moisés usava a oração (Êxodo 17:8-16). Então Moisés disse a Josué: Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”. foi então lutar contra os amale­quitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada”.
          Foi necessário ambas as coisas para vencerem Amaleque: a interseção de Moisés e o uso da espada de Josué. A oração é o poder de Deus para a vitória.
Há mais de um tipo oração: temos orações, súplicas, intercessões e agradecimentos (Filipenses 4:6; 1 Timóteo 2:1). O crente que ora apenas para pedir, perde as bençãos que vêem com a intercessão e o agradecimento. A gratidão é uma grande arma da oração para derrotar o inimigo. A intercessão por outras pessoas pode trazer vitórias para as nossas próprias vidas. Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes”.  (Jó 42:10).
           Temos que orar em todo tempo. É claro que isto não significa que sempre vamos estar como nossos olhos fechados orando. Na verdade não somos ouvidos por causa de “vãs repetições” (Mateus 6:7). O imperativo “Orai sem cessar” em (1 Ts 5:17) quer dizer: Esteja sempre em comunhão com o Senhor. É como estar “24 horas” conectado. De fato, esse é um privilégio porque Jesus Cristo pagou o preço com sangue para remover a separação entre Deus e o homem. Hoje nosso acesso a Deus é ilimitado e constante, a qualquer hora podemos usar um pouco do poder de Deus.
Às vezes oramos assim: “Senhor, chegamos na tua presença para...”, se analisarmos bem esta frase percebemos não faz muito sentido, pois, jamais saímos da presença de Deus. O motivo de orarmos assim é que na prática ligamos e desligamos nosso acesso a Deus de acordo com nossos horários e necessidades. Nunca deve haver esse desligamento. O crente deve sempre orar porque sempre está sujeito as tentações e aos ataques invisíveis do inimigo.
A maneira correta e bíblica é orar ao Pai, através do Filho no Espírito. Romanos 8:26-27 nos diz que só no poder do Espírito podemos orar na vontade de Deus. Caso contrário, nossas orações poderiam ser egoístas e fora da vontade de Deus. É possível até que oremos fervorosamente na carne, mas não chegarmos a Deus. Também é possível orar em silêncio no Espírito e vermos a boa mão de Deus realizando grandes feitos.
“Vigiando” significa manter se alerta e “com perseverança” simplesmente significa apegar-se a oração e não deixá-la. Os primeiros crentes oravam desta forma (Atos 1:14; 2:42; 6:4), e nós também devemos orar assim (Romanos 12:12). Ser perseverante na oração não significa que queremos torcer o braço de Deus, mas que estamos agoniados com uma determinada situação e não podemos descansar até conseguir a resposta de Deus. Esta é a energia, o poder ou o estímulo que precisamos diariamente.
Qual é o Estímulo do Crente? É um grande estímulo saber que não estamos pelejando na batalha sozinhos (Efésios 6:21-24). Existem muitos outros crentes que estão conosco na peleja, e devemos ter o cuidado de animarmos uns aos outros. Paulo animou aos efésios; Tíquico era um apoio para Paulo (Atos 20:4) e Paulo o enviava a Eféso para encorajá-los. Paulo não era do tipo de pessoas que guardava suas coisas para si mesmo.
Um outro estímulo, além de não estarmos sozinhos, é que fazemos parte da família de Deus! Em nenhuma parte do Novo Testamento encontramos crentes abandonados. Os crentes são como ovelhas; andam juntas.
Paulo estava preso em Roma, porém, era mais rico que o imperador. Não importa quais sejam nossas circunstâncias, em Jesus Cristo somos abençoados “com toda sorte de bênçãos espirituais”! Irmãos vocês já são abençoados em Cristo. Oremos para que as boas novas e a Palavra de Deus sejam espalhadas ao mundo. Que tenhamos mais “energia” por causa das nossas orações e mais “estímulo” por causa da nossa união.

Um comentário:

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.