14 abril 2011

Efésios 1.1-3 - Ricos em Cristo

 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoo com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”.

 

        Em 1916 uma mulher passou a ser conhecida como a “maior avarenta dos Estados Unidos”, quando morreu. O nome dela é Hetty Green. Ela deixou bens avaliados em mais de 100 milhões de dólares. Comia aveia fria porque esquentar custava dinheiro. Seu filho teve que amputar uma perna, por demorar muito para encontrar atendimento médico gratuito. Ela era rica, mas escolheu viver como se fora pobre.

Hetty Green
            Excêntrica? Sem dúvidas! Louca? Talvez, mas nada foi provado. Era tão obcecada por dinheiro que provocou  sua própria morte ao discutir sobre o valor do leite. Infelizmente esta história de Hetty Green ilustra a vida de muitos cristãos hoje em dia. Têm a disposição riquezas ilimitadas, mas vivem como mendigos. É justamente a esta categoria de crentes que esta epístola aos efésios foi escrita. A vida do crente deve evidenciar a riqueza espiritual que possui em Cristo. Nestes três versículos são apresentados três elementos importantes desta epístola.
  
O Primeiro Elemento é o Autor, Efésios 1:1a. Em toda a  história da raça humana alguns nomes são identificados imediatamente e podemos afirmar com certeza que Paulo é um destes nomes famosos. Mas antes de ser conhecido como Paulo, que significa de baixa estatura, seu nome era Saulo, que significa Aquele que foi conseguido por meio de orações. Provavelmente por ser da tribo de Benjamim recebeu o nome do primeiro rei de Israel. Porém a diferença entre os dois é imensa, Paulo foi obediente e serviu a Deus fielmente.

O Segundo Elemento é A Igreja, Efésios 1:1b-2. Após uma breve apresentação de si mesmo ele começa a falar à comunidade de santos que viviam em Éfeso. A palavra santo é uma das palavras mais mal interpretadas do Novo Testamento. Alguns dicionários definem a palavra “santo” como uma “Denominação atribuída pela Igreja Católica, após o processo de canonização, depois de falecido, ao fiel que praticou durante a vida, em grau heróico, todas as virtudes cristãs”. Em outras palavras, entendem que “santo” é uma pessoa que foi oficialmente reconhecida por uma vida de santidade enquanto vivia neste mundo. Além de uma vida piedosa neste mundo, para ser um “santo” autêntico deve haver a existência de no mínimo dois milagres comprovados.
            Este procedimento pode até ser interessante, mas não há base bíblica para ele. E apenas nesta pequena epístola os leitores são chamados de santos nove vezes. Além destes leitores estarem vivos na época, não há nenhuma evidência de que realizavam milagres.

O Terceiro Elemento é o Propósito, Efésios 1:3. Cada livro da Bíblia tem seu próprio tema com mensagens especiais, mesmo tratando de muitos assuntos diferentes. Gênesis é o livro das origens. Mateus é o livro do reino. Gálatas é o livro da liberdade. O tema de Efésios está no versículo 3 que é: As riquezas do crente em Cristo. Este é o propósito de Efésios. Aqui aprendemos que somos por meio de Jesus abençoados por Deus Pai com toda sorte bênção espiritual. Há três aspectos que precisamos entender desta “sorte de bênção”.
           
            A fonte de nossas bênçãos, Efésios 1:3a. Deus Pai nos fez ricos em Jesus Cristo! Ao nascermos de novo na família de Deus nascemos ricos. Por meio de Cristo temos as riquezas de Deus. A riqueza da graça de Deus (1:7; 2:9), a riqueza da glória de Deus (1:18; 3:16), a riqueza da misericórdia de Deus (1:7; 2:9) e também as “insondáveis riquezas de Cristo” (3:8). Nosso Pai celestial não é pobre. Ele é muito rico. Ele nos enriqueceu em seu Filho.

            O alcance de nossas bênçãos, Efésios 1:3b. No Velho Testamento Deus prometeu bênçãos materiais a seu povo, Israel, como recompensa a obediência deles (Deuteronômio 28:1-13). Atualmente Deus promete suprir nossas necessidades em Cristo Jesus (Filipenses 4:19). Mas não promete acabar com a pobreza e dor. Aqui entendemos que o alcance pleno de nossas bênçãos é no campo espiritual. Por esta razão que recebemos o Espírito Santo quando nascemos de novo. Nesta epístola várias vezes o Espírito é mencionado, pois é Ele quem canaliza nossas riquezas dadas pelo Pai, por meio de Jesus Cristo. Em Efésios 5:18 diz que temos que ser controlados pelo Espírito. Em Efésios 6:18 diz que temos que orarmos guiados pelo Espírito.
            Como sabermos que somos filhos de Deus e que herdamos as bênçãos celestiais por meio de Cristo? Quando o Espírito Santo testifica ao nosso Espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:16). Somente quem tem o Espírito Santo por ter toda sorte de bênçãos celestiais.

 O âmbito de nossas bênçãos, Efésios 1:3c. Em outras palavras estamos falando do campo de ação do crente neste mundo. O crente neste mundo atua em duas áreas. Na área humana e na celestial, na área visível e na área invisível. A verdade é que vivemos em duas dimensões ao mesmo tempo. Fisicamente estamos no mundo, mas espiritualmente estamos assentados com Cristo no céu.
            A vida do crente está centralizada nas coisas celestiais (Colossenses 3:1ss; Filipenses 3:20). Os incrédulos por serem “filhos do mundo” estão mais interessados nas coisas do mundo. São até mais habilidosos do que nós por serem filhos deste mundo (Lucas 16:8).
            A lição que podemos tirar do fato de sermos abençoados “nas regiões celestiais em Cristo” é que quando tentamos atuar neste mundo de igual pra igual estaremos em desvantagem. Porém se entendermos que não pertencemos a este mundo e que não vale a pena lutarmos para obtermos coisas deste mundo começaremos atuar
            
           Que tipo de crente você é: Rico ou mendigo espiritualmente? O mendigo espiritualmente se apega às coisas deste mundo. O rico espiritualmente vive guiado pelo Espírito atendendo a vontade do Pai celestial ciente que é abençoado por meio dAquele que se sacrificou na cruz.

2 comentários:

  1. É Marcio realmente muitos cristãos tem reorganizar suas vidas e olhar para o alto, depositar seus tesouros nos céu, excelente artigo, obrigado, Deus lhe abençoe!

    Pr.Edson Sobreira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. É isso mesmo pastor, temos que focar no que realmente importa, as coisas lá do alto, pois, não pertencemos a este mundo cruel e pecaminoso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.