03 junho 2011

Efésios 4:20-24 -Advertência Reforçada


Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”

           Nos versículos 17 a 19 do capítulo 4 de Efésios há uma advertência para não andarmos como os incrédulos e abandonarmos a mortalha. Agora o argumento de Deus nos versículos 20 a 24 de Efésios 4 é para nos despojarmos da mortalha. Essa advertência é reforçada com um argumento baseado na experiência espiritual dos leitores. Vimos nos versos anteriores que a ênfase estava na mente e aqui também a ênfase está mente. “Mas não foi assim que aprendestes de Cristo” (v. 20). Não está dizendo aprendido sobre Cristo”, porque é possível aprender sobre Cristo e nunca ser salvo. É sabido que algumas seitas até estudam a pessoa de Cristo. “Aprendestes de Cristo” significa ter uma relação pessoal com Cristo a ponto de poder conhece-lo melhor a cada dia. Há três lições que devem ser destacas em relação ao conhecimento pessoal com Cristo.
            A primeira lição é que Jesus está vivo. Posso aprender muito sobre os grandes homens da fé do passado, pois existem muito livros escritos por eles, e alguns livros que falam sobre a vida deles. Mas, nunca poderei aprender diretamente deles, porque estão mortos. Jesus Cristo está vivo! Portanto, posso “aprender de Cristo” tendo uma comunhão pessoal com Ele.
            A segunda lição é que Jesus é companheiro. Este companheirismo é baseado na Palavra de Deus. Posso aprender “a verdade” da Palavra. Quanto melhor se compreende a Palavra de Deus, o melhor que se compreende o Filho de Deus, porque a Bíblia inteira é uma revelação do Senhor Jesus Cristo (Lucas 24:27; João 5:39). A pessoa não salva é ignorante espiritualmente, não consegue ver “a verdade” da Palavra. Por não confiar na Palavra não conhece a Cristo, enquanto que o crente cresce em seu conhecimento pessoal de Cristo dia a dia. Por termos crido na verdade recebemos a vida; portanto, devemos andar no caminho, ou seja, seguir o exemplo de nosso Senhor e não o exemplo de um mundo perdido.
            A terceira lição é que temos uma nova posição diante de Deus. A experiência da salvação vai muito além de um companheirismo com Cristo. O resultado de nossa salvação é uma posição completamente nova diante de Deus. O velho homem (a maneira antiga de viver) tem sido abandonado, e por isso o crente pode viver em novidade de vida por meio de Cristo. Como crentes não somente mudamos a nossa maneira de pensar, como mudamos completamente nossa cidadania. Agora somos “novas criaturas” de Deus em Cristo (2 Coríntios 5:17) portanto as ideias e os desejos da antiga vida não devem mais controlar nossas vidas novas.
            O argumento é o seguinte: Você já não pertence mais a velha corrupção do pecado, e sim a uma nova vida em Cristo. E advertência evidente nesta passagem é: Retire pois, todo resquício da mortalha para que sua nova vestimenta não fique manchada e nem cheire mal! Temos então uma advertência e uma argumentação para abandonarmos no velho homem. Para concluirmos este assunto vamos para (João 11.39-55). Nesta passagem temos uma boa ilustração da nova vestimenta.
            Lázaro já estava no sepulcro a quatro dias quando Jesus e seus discípulos chegaram em Betânia, seu corpo já estava em decomposição exalando odores (v. 39). Porém quando Jesus pronunciou a Palavra, Lázaro imediatamente saiu vivo. Note as seguintes palavras de nosso Senhor: “Desatai-o, e deixai-o ir” (v. 44). Retire a mortalha! Lázaro não pertence mais ao domínio da morte, ele está vivo. Por que continuaria andando vestido com aquela mortalha?
            Retire o velho e coloque o novo! Como podemos fazer isto? Renovando “o espírito do vosso entendimento” (v.23). A Palavra de Deus renova a nossa mente quando nos rendemos por completo a ela (Romanos 12:1, 2). “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). A medida que a mente compreende a verdade da Palavra de Deus, é transformada gradualmente pelo Espírito, e esta renovação conduz a uma vida transformada.
                        Você é espiritualmente aquilo que você pensa. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Provérbios 23:7). Por esta razão é tão importante para nós, os crentes, que invistamos tempo cada dia meditando na Palavra, orando e estando em comunhão com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.