18 maio 2011

Efésios 4.12-16 - O Fortalecimento da Unidade

A igreja nesta passagem pode ser vista em dois níveis. Temos o Corpo de Cristo, composto por todos os crentes verdadeiros, que continuam crescendo progressivamente até a maturidade espiritual, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Mas, também temos o corpo local, composto por crentes que servem uns aos outros, crescem juntos e consequentemente experimentam unidade espiritual.
Certa vez, um missionário que não era filiado a nenhuma agência missionária, foi visitar uma igreja para levantar sustento. Então, o pastor da igreja lhe perguntou qual era a denominação que ele pertencia. O missionário respondeu que pertencia a igreja invisível. Insistindo mais um pouco, o pastor lhe perguntou, mas a que igreja pertence? E, mais uma vez a resposta foi: “Pertenço a igreja invisível”. E com um pouco mais de astúcia o pastor lhe perguntou e quando é que essa igreja invisível se reúne? Quem a pastoreia? Desta vez já se demonstrando irritado, o missionário disse: “Bom, a igreja que você tem aqui não é a igreja verdadeira. E, eu pertenço a igreja invisível”. Então pastor concluiu dizendo: “Aqui está um pouco de dinheiro invisível para te ajudar a ministrar na igreja invisível”.
Não negamos a existência do Corpo místico de Cristo. Mas a igreja invisível ou universal, ministra através da igreja visível ou local.
Os líderes capacitados pelo Senhor têm que treinar os santos para obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo. Os membros da igreja local não chamam um pastor e lhe pagam para que faça a obra sozinho. Tais crentes, chamam um pastor para lhes treinarem para serem capacitados e equipados para toda boa obra do ministério. “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17). Os membros do corpo ficam fortes somente quando se alimentam da Palavra e servem uns aos outros. Como saber se está havendo o crescimento espiritual? A evidência de crescimento é a semelhança com Cristo. “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.13). Nesta vida não vamos alcançar a perfeita varonilidade, mas temos que prosseguir para o alvo, temos que correr de acordo com o que já alcançamos. Quanto mais alcançamos maior é nossa responsabilidade.
Uma outra evidência de crescimento espiritual é a estabilidade. Um crente maduro na fé não se abala com qualquer novidade religiosa que apareça, “levados ao redor por todo vento de doutrina” (Ef. 4.14). Também seguir “a verdade em amor” (Ef. 4.15) é uma evidência de maturidade. Alguns dizem: “Eu falo a verdade mesmo, doa a quem doer”. Não se importar com os sentimentos dos outros é falta de amor. A verdade sem amor é brutalidade. O amor sem a verdade é falsidade. O crente maduro não usa a verdade para magoar as pessoas, pelo contrário, segue a verdade em amor.
Uma última evidência é a cooperação, “segundo a justa cooperação de cada parte” (Ef. 4.16). A justa cooperação é se dar conta de que como membros do mesmo corpo, pertencemos uns aos outros, afetamos uns aos outros, e necessitamos uns dos outros. Cada membro da igreja local tem uma “parte” para o bom funcionamento do corpo. O corpo cresce a medida que os membros crescem, e os membros crescem se alimentando da Palavra e servindo uns aos outros. Para se ter uma justa cooperação o desenvolvimento do amor é fundamental.
E finalmente, observe o que a Palavra de Deus diz sobre o amor neste capítulo: “suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef. 4.2), “seguindo a verdade em amor” (Ef. 4.15), “edificação de si mesmo em amor” (Ef. 4.16). O amor quando praticado fortalece o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.