10 maio 2011

Efésios 4:11- Dons Espirituais ao Líderes


            Já vimos que no Novo Testamento há três listas de dons espirituais. Romanos 12.3-8, 1 Coríntios 12.4-11, 27-31 e aqui em Efésios 4.11. Fica claro na Bíblia que alguns dons são mais importantes que outros, mas também é muito claro que o crente tem que exercer seu dom para que o Corpo funcione bem. Aqui a ênfase está mais nos homens que possuem os dons do que nos dons propriamente ditos.

            Apóstolos Efésios 4.11a. Apóstolo significa enviado com uma comissão. Jesus teve muitos discípulos, mas selecionou doze para serem apóstolos (Mateus 10.1-4). Um discípulo é um seguidor ou um aprendiz, mas o apóstolo é um representante de Deus. Os apóstolos tinham que dar testemunho da ressurreição de Cristo (Hebreus 1.15-22), portanto, tinha que ter visto pessoalmente o Cristo ressurreto (1 Coríntios 9.1,2). Hoje em dia não existem mais apóstolos como no Novo Testamento. Tais homens ajudaram no estabelecimento dos fundamentos da igreja, “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas” (Efésios 2.20), e uma vez que o fundamento foi estabelecido, os apóstolos já não eram mais necessários. Os ministérios dos apóstolos eram autenticados por Deus através de milagres especiais (Hebreus 2.1-4). Enquanto Paulo estava em Éfeso Deus fez milagres extraordinários por meio dele “a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas e os espíritos malignos se retiravam” (Atos 19.12). Apesar de hoje em dia alguns se nomearem apóstolos, eles não existem mais e portanto não devemos esperar tais milagres em nosso dias. Por um outro lado, todos os crentes têm um ministério apostólico no sentido de ser enviado. “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20.21). “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19) Mas não devemos dizer que somos apóstolos.

            Profetas, Efésios 4.11b. Geralmente associamos um profeta com alguém que prevê o futuro, mas a previsão não é a principal função de um profeta. Profeta no Novo Testamento é alguém que proclama a Palavra de Deus (Hebreus 11.28; Efésios 3.5). Os crentes do Novo Testamento não possuíam Bíblia. Hoje podemos saber a vontade de Deus porque temos a Palavra revelada e registrada a nós. Mas, como que os crentes das igrejas locais da época poderiam saber a vontade de Deus para suas vida? Por meio do Espírito Santo que revelava a vontade de Deus aos que tinham o dom de profecia. O dom de profecia é relacionado com a compreensão. Paulo disse: “Ainda que que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios” (1 Co 13.2), um conhecimento relacionado as verdades espirituais. O propósito da profecia é edificação, exortação e consolação (1 Co 14.3). Hoje o crente não recebe mais o conhecimento espiritual diretamente do Espírito Santo, hoje o Espírito Santo nos dá o conhecimento espiritual por meio da Palavra já revelada. Juntamente com os apóstolos os profetas tiveram o ministério de estabelecer os fundamentos da igreja primitiva e não são mais necessários hoje em dia (Ef. 2.20).

            Evangelistas, Efésios 4.11c. Proclamadores das boas novas. Estes homens viajavam de um lugar para o outro para pregar o evangelho e ganhar os perdidos (Atos 26.40; 21.28). Todos os pastores devem fazer a obra da evangelização, mas isto não significa que todos os pastores são evangelistas (2 Tm 4.5). Os apóstolos e profetas estabeleceram os alicerces da igreja e os evangelistas construíram em cima ganhando os perdidos para Cristo. Além do mais, na igreja primitiva cada crente era uma testemunha (Atos 2.41-47; 11.19-21), e assim devemos ser hoje em dia. Diferente dos outros dois dons supracitados em nossos dias existem pessoas que possuem o dom de evangelismo. Conta-se a história de um evangelista que ganhava muitas almas para Cristo e tinha um desejo ministerial que ele não revelava. Então as pessoas tentavam realizar tal desejo fazendo coisas na igreja. Mas, nunca acertavam. Um dia já na velhice subiu ao púlpito para pregar e após a pregação sentou no banco frente, baixou a cabeça e morreu. A esposa revelou que o desejo dele era morrer realizando a obra. Um evangelista que foi abençoado com uma morte serena. Mas, o fato de uma pessoa não possuir esse  dom de evangelismo não o exime de sentir o peso pelas almas perdidas e nem a desqualifica como pregador do evangelho.

            Pastores e Mestres, Efésios 4.11d. Pastorar é guiar ao pasto. Figurativamente falando o pasto é a Palavra de Deus. O pastor é aquele que conduz um rebanho, portanto a igreja local é um rebanho (Atos 20.28), e é responsabilidade do pastor de guiar e alimentar o rebanho (1 Pe 5.1-4). Tecnicamente podemos dizer não é pastor quem não está pastoreando um rebanho. A Palavra é o cajado do pastor para guiar e disciplinar as ovelhas. A Palavra de Deus é a proteção e a provisão da igreja local, e não há nada que possa substituí-la.
            Cada pastor deve ser “apto a ensinar” (1 Tm 3.2 e Tito 1.9), embora seja evidente que alguns possuem o dom de ensinar e pode se tornar um ministério particular dentro da igreja. Tendo ou não dom de ensino o pastor tem que se empenhar para ensinar seu rebanho.
              Estes dons de liderança eclesiástica foram distribuídos por Deus para o aperfeiçoamento dos santos.

4 comentários:

  1. Eu acho que se você desconsidera os apóstolos e profetas, devem desconsiderar o versículo como um todo.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que se você desconsidera os apóstolos e profetas, devem desconsiderar o versículo como um todo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.