04 abril 2011

Efésios 1:15-23 - Iluminando o Entendimento


            Muitas de nossas orações são petições visando bênçãos materiais, contudo, nesta oração de Paulo aos efésios descobrimos as bênçãos que realmente os filhos de Deus precisam desfrutar.
            Antes de estudarmos as quatro petições nesta oração para iluminação, vamos rever as bênçãos do Espírito Santo nos versículos (13 e 14). Ele nos selou, portanto somos propriedade de Deus. Ele é nosso penhor, ou seja, a nossa garantia que um dia estaremos com Deus na glória. Também dois fatos precisam ser destacados quanto a iluminação. Primeiro é que a iluminação vem do Espírito Santo. O homem com sua mente natural e limitada não é capaz ver as coisas de Deus (1 Co 2:9-16). Por isso é necessário que o Espírito Santo nos revele a verdade da Palavra e nos dê sabedoria para compreendê-la e aplicá-la em nossas próprias vidas.
            Em segundo vem a iluminação do coração do crente (v. 18). A versão corrigida diz: “os olhos do vosso entendimento”. Os olhos do nosso entendimento devem ser abertos, ou iluminados pelo Espírito Santo. Temos que incessantemente orar para vermos quatro realidades espirituais.

Para Conhecermos a Pessoa de Deus, Efésios 1:17b. Todo crente deve aumentar seu conhecimento de Deus cada vez mais. Conhecer a Deus pessoalmente é a salvação (João 17:3). Aumentar este conhecimento é santificação (Filipenses 3:10). Conhecê-lo perfeitamente é glorificação (1 Co 13:9-12). Já que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-28), quanto mais o conhecemos mais conhecemos a nós mesmo e uns aos outros.

Para Conhecermos o Chamado de Deus, Efésios 1:18a. A palavra chamado é um termo importante no vocabulário do crente. É interessante que a palavra igreja é uma combinação de duas palavras gregas que significam chamados para fora. Somos o chamamento de Deus e resultado deste chamado é a esperança que temos (Ef. 4:4). Alguns chamados não nos oferecem esperança nenhuma, mas o chamado que temos em Cristo nos assegura um futuro agradável.

Para Conhecermos as Riquezas de Deus, Efésios 1:18b. Esta frase se refere a nossa herança em Cristo (Ef. 1:11).

Para Conhecermos o Poder de Deus, Efésios 1:19-23. Nós crente necessitamos de poder por varias razões. Primeiro por que somos fracos (Mt 26:41). Segundo por que existem inimigos que querem roubar nossas riquezas (Ef. 1:21; 6:11-12).

3 comentários:

  1. Certamente amados, depois que aprendemos que fomos eleitos, remidos e selados, temos que agradecer a deus por esse feitio.
    Devemos lembrar das benção espirituais que já aprendemos quais são e agradecer a Deus, não só agradecer pelos bens materiais devemos lembrar dos espirituais, não só feitos e presente em nós como também nos outros. Isso é interceder.
    Paulo não pede o que não temos, mas pede que Deus abra os olhos do nosso coração para sabermos o que já temos.
    O conhecimento espiritual é progressivo. Paulo agradece aos irmãos Efésios porque já conheciam muito a respeito das coisas de Deus. Contudo, ele deseja que eles cresçam no conhecimento. Que continuem crescendo. Não há nada mais trágico quanto o tipo de cristão que dá a impressão de que "já chegou".
    A salvação é uma demonstração do poder de Deus em nós. Sou o que sou pela graça de Deus e pelo poder de Deus. Ninguém pode fazer-se cristão, somente Deus faz os cristãos.
    Que Deus assim nos abençõe com toda sorte de bençãos espirituais.

    ResponderExcluir
  2. Renato obrigado pelo comentário. É isto mesmo temos que agradecer constantemente a Deus pelo que fez por nós sem que merecessemos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pr Márcio, ha tempo venho meditando nesses versículos e vendo quão profundo tem a oração de Paulo, na busca de um conhecimento mais abrangente de Deus. Quando conhecemos o que somos, o q Deus tem para nós, e o poder q opera em nós, saberemos q somos mais q vencedores em Cristo. Boa mensagem. Fica com Deus das profundezas de sabedoria e de poder.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.