04 abril 2011

A Graça

Efésios 2.1-10

    Você daria um presente para alguém que não o merecesse? Será que nós como pecadores merecemos alguma coisa de Deus, como um presente, por exemplo? Claro que não! Mas, Deus deu o maior presente que um pecador poderia receber. Seu próprio Filho foi dado para morrer na cruz por nós. E, através do sacrifício de Jesus Cristo podemos receber a vida eterna.

    Os três primeiros versículos desse capítulo descrevem o que éramos antes da graça salvadora. Primeiramente diz que nascemos mortos em nossos delitos e pecados (v. 1). Além de mortos espiritualmente, vivíamos de acordo com a vontade do pai deste mundo, que é o próprio Satanás (v. 2,3). Mas, Deus rico em misericórdia, mostrou o Seu grande amor por nós (v. 4). Devemos ser gratos a Ele todos os instantes de nossas vidas, pois Ele nos amou primeiro, quando ainda éramos pecadores. Agora, como Deus nos amou é o que veremos neste post.

    Deus nos amou mostrando Sua graça para nos salvar (Efésios 2.5-8). Definimos graça como um favor não merecido. Ou seja, não merecíamos a vida eterna, e muito menos o sacrifício de Cristo na cruz por nós. Porém, por causa da graça de Deus é que somos salvos.

    A pergunta é: mas salvos do quê? Salvos da condenação eterna. "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3.17), do inferno (Mt 5.21-22) e dos nossos pecados e delitos, (Ef 2.1-2).

    Como que Ele nos salva? Mediante a fé em Cristo Jesus. Será que o homem tem participação em sua salvação? De maneira nenhuma e o próprio contexto indica isso (v. 9). Além do mais não há quem busque a Deus (Rm 3.10). O que é ser salvo mediante a fé? É conhecer o evangelho (1 Co 15.3). É crer nas boas novas (Rm 10.14). É colocar a sua confiança em Cristo (João 3.16). Deixar de confiar em qualquer outra coisa para obter a salvação. Deixar de confiar em seus próprios esforços para obter a salvação.

    Deus nos amou mostrando Sua graça por sermos incapazes (Efésios 2.9). Não há nada que poderíamos fazer. Apesar de serem louváveis alguns esforços, tais como fazer caridades aos necessitados, frequentar uma igreja, ser uma pessoa de moral na cidade etc. Não podemos fazer nada porque a salvação é pela graça e também para que glória seja somente a Deus (Ef 1.5-7).

    Deus nos amou mostrando a Sua graça para sermos feituras dEle, (Efésios 2.10). A obra de Deus em Cristo foi descrita como o dom da salvação e de uma nova vida. Uma nova criação de Deus (2 Co 5.17). O homem teve que ser criado novamente. Por não ser capaz de se salvar. Uma nova vida foi dada ao homem (Tito 2.11-14). As boas obras não são para a salvação e sim para depois da salvação. Deus recompensará nossas boas obras.

    Um novo andar temos que desenvolver constantemente (Colossenses 2.6). Reconhecendo diariamente o senhorio do Senhor Jesus Cristo. Em Efésios 1.4 diz que o fim e o objetivo da eleição é para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele.

    Nós nascemos mortos. Não merecemos a vida eterna. Mas, Deus mostrou a Sua bondade para conosco (Rm 2.4). A graça de Deus e Sua bondade derramada em nosso favor, apesar de nossas dívidas e deméritos, é também o bel-prazer que o inclina a outorgar benefícios aos que nada merecem. 

    O propósito de mostrar a sua graça através de Cristo é a sua glória e para que tivéssemos um viver santo e irrepreensível, Ef 1.4-6.

6 comentários:

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.