27 julho 2013

Apocalipse 1.1-3 - Por que Estudar Apocalipse?

A palavra apocalipse transliterada da palavra grega αποκάλυψη (apokalupsis) significa “divulgação, ou uma revelação”. O autor de Apocalipse é João (Ap 1.4, 9; 22.8). Ele era um profeta (22.9) e um líder muito conhecido pelas igrejas da Ásia Menor a quem escreve (Ap 1.4). O propósito declarado explicitamente do livro de Apocalipse é o de revelar ou o de divulgar Jesus Cristo (Ap 1.1).
Os versículos-chaves são: Apocalipse 1.7: Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” E também Apocalipse 1.19: Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.”
Apocalipse por ser a revelação de Jesus Cristo certamente monstra a Sua glória, sabedoria e poder (Ap 1.1-20), retrata a Sua autoridade sobre a igreja (Ap 2.1-3.21) e Seu poder e direito de julgar o mundo (Ap 5.1-19:21).
Comecemos portanto, a exposição de Apocalipse com os três primeiros versículos, os quais apresentam o assunto principal, o propósito, e o tema desse livro. A primeira frase: Revelação de Jesus Cristo” (Ap 1.1a), nos informa que essa revelação vem diretamente de Jesus Cristo e é sobre Ele que o livro falará. Não podemos deixar de frisar que o livro de Apocalipse é muito importante para o seu desenvolvimento espiritual do crente! E a razão é obvia, pois a maior necessidade espiritual do crente é conhecer Jesus Cristo plenamente. Este livro pode te ajudar a ser cada vez mais semelhante a Jesus Cristo. Então, te pergunto: Por que se tornar cada vez mais semelhante a Jesus Cristo? Porque é a melhor maneira de cumprirmos o propósito de servir a Deus. Mas, nesse ponto nos deparamos com um problema muito sério. Nem sempre queremos ser semelhantes a Jesus Cristo ou conhecê-lo profundamente. E, servi-lo verdadeiramente como um escravo, muito menos. Detestamos essa ideia de escravidão. Agora, como eu sei disso? As evidências mostram isso. Hoje em dia não vemos crentes dizendo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
Se eu te perguntasse particularmente: Quais são os frutos que você tem produzido? Imagine-se nesse momento com um caderno nas mãos anotando os frutos que tem produzido diariamente para eu ler e juntos louvarmos a Deus. Depois de anotar faça uma avaliação se os frutos que você está apresentando são como os de Abel ou como os de Caim? Ou seja, são aqueles que você quer apresentar, ou são os que Deus quer que você apresente. Uma pergunta ainda mais simples e direta é: Você produz frutos? Então, mostre-me. De acordo com João 15 aquele que está conectado a Jesus tem que produzir frutos. Talvez você pense, eu não tenho que mostrar nada para ninguém, o que importa é a minha consciência com Deus. É a Ele que eu tenho mostrar meus frutos. Então, mostre a Ele. Se esse é teu argumento, a situação piora mais ainda. Deus não vai aceitar muitas coisas que eu aceitaria. Quais são os seus frutos? Ler a Bíblia, vir a igreja, convidar pessoas, evangelizar, exercer algum cargo na igreja. Mas, se você apresentar isso para Deus, será que Ele vai aceitar? Provavelmente, muitas coisas serão queimadas como palha, feno e madeira. Se você não é capaz de mostrar para mim teus frutos, não seja tolo em acreditar que pode mostrar a Deus. Se a lista dos teus melhores for vergonhosa e medíocre. Então, esse livro vai te ajudar, pois revelará a Pessoa de Jesus e te ajudará a ser mais semelhante a Ele e consequentemente ser um servo melhor e com frutos dignos de serem apresentados a Deus.
Por fala em servo. João é chamado de “servo” (v. 1c). A palavra usada é doulos que significa “escravo”; é um termo significativo quando aplicada a crentes. O doulos submetia-se totalmente a autoridade de seu mestre e dependia dele para tudo. Ironicamente, somente quando você se torna escravo de Cristo é que você encontra a verdadeira liberdade. A liberdade do pecado, do eu, de Satanás, e desse mundo. A mais pura verdade é que todo mundo é escravo de alguém, ou, de alguma coisa. A questão é: De quem você é escravo? A quem você serve. Tem uma música do Bob Dylan, que diz: “Você vai servir alguém”. O refrão dessa música diz: “Pode ser o Diabo, pode ser o Senhor, mas você vai servir a alguém”. Você não vai entender, ou apreciar plenamente o estudo de Apocalipse, a menos que entenda que esse livro mostra a necessidade de ser um escravo de Cristo. Se você não é escravo de Cristo, então é escravo de Satanás.
Essa verdade é muito clara logo no início desse livro. Ele quer que o livro de Apocalipse seja compreendido pelos seus servos! Seu desejo é que entendamos Seu plano global. É por isso que Ele concluiu a revelação de Sua Palavra com esse livro.
Logo de início é salientado os eventos que o Senhor quer nos mostrar e “que devem acontecer em breve”. Nesse contexto, a palavra “breve” significa iminente, ou seja, prestes a acontecer. Eventos de prazos iminentes podem ocorrer a qualquer momento. Naturalmente, muitos levantam a questão: Se esses eventos deveriam acontecer em breve e nada tem acontecido por uns 2000 anos, por que está demorando tanto? Ao falar sobre o fim do mundo em 2 Pedro 3.8, a Bíblia diz que: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.” Ela também diz: Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3.9). Se Deus está sendo “tardio”, isso é por causa de Sua paciência e misericórdia.
Na última parte versículo 1 temos a maneira que e a revelação será comunicada. A palavra “notificou” significa “mostrar, revelar por sinais ou símbolos”. Mas também pode significar uma revelação por palavras sem o uso de sinais ou símbolos. João foi notificado tanto pela palavra falada como por visões que continham coisas cheias de significados simbólicos, como pode ser visto nos versículos 10 a 12, mas esses símbolos foram desenvolvidos para serem entendidos de acordo com o significado normal dos símbolos. A principal mensagem é entregue por visões, e não por palavras faladas. Primeiro João vê e depois ouve.
O que foi comunicado foi “atestado” por João (Ap 1.2). A palavra “atestar” vem de uma raiz que significa “ser uma testemunha, atuar como testemunha e dar testemunho”. Ela tem a ideia de validação ou verificação, e enfatiza que João é uma testemunha do que viu.
O versículo 3 começa com uma bênção. Bem-aventurados Temos aqui uma promessa de felicidade, bênçãos espirituais, e alegria que veem quando conhecem e obedecem as verdades desse livro. Esse versículo é incrível. Nenhum outro livro da Bíblia promete uma bênção para quem lê, ouve e acata seu conteúdo.
Essa bênção é principalmente dada para “quem lê”. Em nossa versão não dá para notar essa diferença, mas a tradução da NVI é melhor: Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito.” Observe novamente: Feliz aquele que lê”. Nessa versão ler está no singular e o restante no plural. Isso mostra a forma como devemos primeiramente lidar com a Palavra. Os crentes da igreja primitiva não tinham cópias da Palavra de Deus como temos hoje. Eles não eram tão afortunados como somos hoje. Na Internet encontramos várias versões da Palavra e até com áudio. A realidade deles era bem diferente, pois, as Escrituras eram lidas publicamente e expostas à congregação por um ancião ou professor qualificado.
Hoje, podemos ser abençoados simplesmente por ler o livro de Apocalipse, ouvir e acatar o seu conteúdo. As palavras “ouvem” e guardam” estão ligadas por uma pequena conjunção “e”. Isso significa que esses dois termos formam um conceito, não dois. A pessoa que “ouve” no sentido bíblico da palavra “presta atenção”. A audiência deve ser combinada com a obediência.
Nesse contexto, a ideia principal é a de obedecer “as palavras da profecia” e “as coisas nela escritas”. Observe que “palavras” e “coisas” estão no plural. Essas duas palavras nos mostram a importância de perceber e obedecer a todo o conteúdo desse livro.
O conhecimento e aplicação desse livro é urgente. Porquê? Por que “o tempo está próximo” (v. 3c). Conta-se que certa vez Satanás convocou seus demônios e disse que queria mandar um deles para a Terra para arruinar a vida das pessoas. Um deles aproximou-se e disse: “Eu vou”. Então, Satanás perguntou: “Se eu te enviar, o que você fará?” Ele disse: “Vou dizer a eles que não há céu.” Satanás disse: “Eles não vão acreditar, pois há um pouco do céu em cada coração. Lá no fundo todos sabem que existe um céu. Você não pode ir.”
Em seguida, outro se prontificou dizendo: “Eu vou”. E Satanás perguntou: “Se eu te enviar, o que vai fazer?” “Eu vou dizer-lhes que não há inferno.” Satanás olhou para ele e disse: “Eles não vão acreditar em você, em cada coração há uma coisa chamada consciência, uma voz interior que diz que o bem o mal existem. Você não pode ir.”
Então, um último foi à frente com uma ideia muito melhor. E Satanás perguntou: “Se eu te enviar, o que você vai fazer? Ele disse: “Eu vou dizer-lhes que não há pressa.” Dessa vez Satanás disse: “Você pode ir!”
Satanás engana a igreja e o mundo dizendo que não há pressa. Ele nos tira a necessidade da urgência. Temos que entender que o dia do ajuste de contas com o Senhor Jesus Cristo é iminente. Devemos exortar crentes e descrentes para se prepararem para enfrentar o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Não se esqueça: “o tempo está próximo”. Prepare-se para a eternidade HOJE. E, se você é crente avalie-se, realmente está produzindo frutos dignos de serem apresentados a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.