25 julho 2013

Apocalipse 1-22 - Uma Visão Geral


Apocalipse é como um labirinto. Portanto, precisamos muito do Espírito Santo para nos direcionar através dos labirintos desse livro. Se você tem medo, ou se sente um pouco confuso com o livro de Apocalipse, oro para que o Espírito Santo te ilumine para que essa visão geral e síntese te ajude a entender um pouco do acontece nesse livro das revelações.

Logo de início é importante entender que o título de “Apocalipse” (apokalupsis) significa “uma revelação”, e, o propósito principal dessa revelação é o de revelar Jesus Cristo (Ap 1.1). Esse livro revela a pessoa, o poder e o plano futuro de Cristo. Apocalipse é tudo sobre Jesus. Ele é o protagonista, o diretor, e o produtor. Se o filme fosse premiado com as estatuetas do Oscar, todas elas seriam para Jesus.

O versículo 1 do primeiro capítulo nos informa que Apocalipse foi dado aos servos”. Ele não diz que Deus deu esse livro para aos eruditos, catedráticos ou viciados em profecias. Se você teme o que está em Apocalipse isso é muito bom, pois entenderá melhor do que aqueles que não se importam. Já que sabemos que esse livro revela Jesus, então qual é o teu relacionamento com Ele? Você é servo de Cristo? Você confia nEle como seu Salvador pessoal? Você já disse: “Jesus, eu quero me tornar Seu servo ... eu quero negar a mim mesmo, eu quero tomar a minha cruz, e te seguir?” (Lucas 9.23; 14.26-35).

Outra consideração importante é que há uma promessa de bênção a todos os que se importarem com as palavras de Apocalipse. No versículo 3 lemos: Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Essa mesma verdade é repetida no último capítulo: “... Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (Ap. 22.7). Apocalipse é o único livro da Bíblia que nos promete uma bênção se o lermos, ouvirmos e acatarmos o seu conteúdo. Isso significa que esse livro deve ser estudado e suas verdades devem ser aplicadas em suas vidas.

Vamos para o versículo 19:Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.” Aqui temos um esboço de três pontos, desenvolvido pelo próprio Deus. O esboço é o seguinte: (1) “As coisas que você viu” (as coisas passadas). As coisas do passado referem-se as coisas que João tinha visto dos versículos 9 ao 20, que é uma explicação parcial da visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). (2) “as coisas que são” (as coisas presentes). As coisas do presente estão de acordo com a mensagem às sete igrejas que representam os tipos de igrejas na dispensação da graça (Ap 2.1- 3.22). (3) “As coisas que acontecerão” (as coisas futuras). Esse ponto visa os eventos que ocorrerão após a dispensação da graça que serão: a grande tribulação, o milênio e a eternidade (Ap 4-22). Esse esboço simplifica a estrutura do livro.

Nos capítulos 2-3, a o registro das sete mensagens de Jesus dirigidas à sete igrejas. As sete igrejas existiam na época de João na Ásia Menor (que hoje é a Turquia). Na Bíblia, “sete” é o número da perfeição e da plenitude. Essas sete igrejas perfeitamente representam os pontos fortes e fracos das igrejas da época e das futuras igrejas ao longo da história. As advertências e exortações dadas às igrejas acima, também se aplicam a nós hoje. Mesmo que cada carta foi escrita especificamente a cada igreja, todas as sete cartas terminam com as palavras: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Esse livro foi escrito para todos os que querem ouvir!

Nesses dois capítulos, dois princípios se destacam. Primeiro, o povo de Deus é convidado a perseverar. Na conclusão de cada uma das sete cartas, Jesus fala ao vencedor. Nesses capítulos, o vencedor é aquele que não perde o seu amor por Cristo (Ap 2.4-5), mantém-se firme na fé (Ap 2.13, 25; 3.11), e é fiel até a morte (Ap 2.10). Infelizmente, há uma luta de muitos crentes com a perseverança, e por isso não conseguem vencer. Sem perseverança não há vitória. A perseverança é uma luta para nós em muitas áreas. Apenas 8% das pessoas que começam treinar numa academia continuam após três meses. Apenas 25% das pessoas que entram numa faculdade concluem o curso. Se não conseguimos exercer autodisciplina e perseverança em áreas que julgamos ser importantes, certamente não seremos espiritualmente disciplinados, pois essa área tem pouca importância no mundo físico em que vivemos.

A Universidade de Harvard, certa vez fez uma pesquisa para verificar o progresso de seus egressos até a aposentadoria deles. Descobriu-se que apenas 5% deles tinham alcançado uma aposentadoria com um pecúlio (dinheiro acumulado por economia) que lhes permitiram aposentarem-se sem qualquer dependência do governo. O interessante é que eles descobriram que o fator que os 5% tinham em comum, era que eles escreviam os seus objetivos.

Você vai escrever um objetivo para perseverar? Você pode escrever um objetivo geral (por exemplo, vou perseverar com determinação na vida cristã). Você pode escrever um objetivo específico (por exemplo, vou ler a Bíblia com minha família três vezes por semana). Escreva o objetivo e peça ao Senhor para lhe ajudar. Muitas vezes suas orações não são respondidas por falta de objetividade.

Quero contar uma história real e de muita persistência. Você sabe para que serve uma lata de WD-40? A lista de suas utilidades é enorme: Protege prata de ficar preta, remove piche da pintura do carro, limpa e lubrifica cordas de violão, dá brilho ao piso sem deixá-lo escorregadio, repele moscas de vacas, remove manchas de roupas, remove manchas de pias de inox, limpa manchas em vidro, restaura e limpa painéis de carros, remove gordura de fornos, evita embaçamentos em espelhos de banheiros, repelente de pombos (eles odeiam o cheiro), remove restos de duct tape (fita isolante/silver-tape), algumas pessoas aplicam nas juntas para aliviar dores de artrite, em Nova York usam para proteger a Estátua da Liberdade, o WD-40 atrai peixes. Aplique um pouco nas iscas vivas e logo consegue fisgar um peixe, é usado para em picadas de formiga, pois elimina o ardume imediatamente e faz parar de coçar, o WD-40 é ótimo para remover giz de cera das paredes, o ingrediente básico dele é o óleo de peixe. Então tenha uma lata de WD-40 no armário da cozinha. É bom para queimaduras. Elimina a sensação de queimado e não deixa cicatriz.

Você sabe o que o WD significa? O WD-40 foi criado em 1953 por três técnicos da San Diego Rocket Chemical company. O nome vem do projeto, que tinha por objetivo desenvolver um composto para repelir água (Water Displacement). Eles tiveram sucesso somente na quadragésima tentativa, por isso o nome WD-40. Eles falharam 39 vezes, mas por causa da perseverança hoje existe um produto que é conhecido e utilizado mundialmente para inúmeras coisas.

A mensagem é: se você pretende ter uma vida de adoração, não desistia. Não pare quando estiver cansado. Não desista quando falhar. Não desista quando encontrar obstáculos.

Voltando ao Apocalipse. Estamos vivendo agora os capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Mas a partir do capítulo 4 até o final do livro, tudo é futuro e ainda não se cumpriu. Nos capítulos 4-5, o tema da adoração é o que está em voga. No capítulo 4, Deus Pai é o foco e no capítulo 5 Jesus Cristo é o foco. Ambos os capítulos declaram de forma retumbante que os crentes são chamados para uma vida de adoração. A verdadeira adoração é simplesmente reconhecer o maior valor de sua vida, Deus. Ele deve ser adorado por tudo o que Ele é.

 Espero que essas mensagens em Apocalipse te motivem a amar e adorar Jesus Cristo mais e mais. O objetivo de Apocalipse é o de revelar Jesus para que você o ame e o sirva ainda mais. É para que você o conheça de forma intima e apaixonadamente. Mas para que isso aconteça você precisará que muita autodisciplina e perseverança.

Nos capítulos 6-18, os eventos e personalidades da tribulação são revelados. A maioria das pessoas ficam intrigadas com o motivo por que Deus usou tantos capítulos para descrever a tribulação. Sabemos que Deus tem um propósito em tudo o que escreve (2 Tm 3.16-17). Ele usa esses julgamentos para levar os incrédulos para Ele. Deus é tão soberano que Ele garante que as pessoas de “toda tribo, língua, povo e nação confiarão nEle e serão encontradas no céu (Ap 5.9). Ele também garante que os eventos da Tribulação chamarão o Israel incrédulo para a fé em Cristo (Rm 11.26).

Outro princípio encontrado nesses capítulos é: A perseguição nunca destruirá os objetivos de Deus ou os objetivos da igreja de Deus. Em Ap. 6.9-11 diz: Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.” Nesses três versículos os mártires crentes serão recompensado e vingados. Satanás não poderá impedir o poder de Deus. Como Martinho Lutero disse: “Até o diabo é de Deus.” Enquanto ele tenta usar a perseguição para destruir a igreja, ela ergue-se com mais força e quando usa essa tática da perseguição a igreja cresce. Este é mais um lembrete de que Deus é soberano sobre a história humana.

Um princípio quanto a tribulação é: O mal será punido no tempo de Deus. Chegará um dia em que a paciência de Deus com o mundo incrédulo irá expirar. Naquele momento, Ele julgará o mundo com justiça. Isto será visto nos eventos da tribulação e depois com a destruição de toda a maldade (Ap 16.19-21; 19.11-21) e no julgamento do grande trono branco (Ap 20.11-15).

 Ao concluir nosso estudo, devemos notar dois princípios muito importantes que encontraremos ao longo desse livro. O primeiro é que Cristo poderia voltar a qualquer momento. Vemos isso logo no início em Ap 1.7: Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá,...”. Apocalipse conclui com três garantias da parte de Jesus “Eis que venho sem demora.” (Ap 22.7, 12, 20). Esta é uma crença cardeal para os crentes. A Bíblia nos motiva a vivermos como se fôssemos partir a qualquer momento. Você está pronto para partir? Você está preparado para se encontrar com seu Criador? Você pode repetir as palavras de João em Ap 22.20, “Vem, Senhor Jesus!” Se não, o tempo para se preparar para o amanhã é agora.

O princípio final e mais importante é: A salvação só pode ser encontrada em Jesus Cristo. A mais clara expressão disso é encontrado em Ap 22.17b onde foi registrado: Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” A boa notícia do livro de Apocalipse e de toda a Bíblia é que para se ter um relacionamento com Deus é de graça. É dado “sem custo” àquele que tem sede. Se você está com sede, você pode confiar o seu destino eterno a Jesus. Ele promete que vai salvar e cuidar de você. Você quer fazer isso hoje?

Uma noite, uma mulher estava dirigindo numa rodovia quando percebeu um enorme caminhão atrás dela dando sinal de luz e cegando seus olhos. Ela resolveu pisar no acelerador para se distanciar, mas sua tentativa foi inútil. Quanto mais ela acelerava, mais que o caminhão acelerava também. Então, a essa altura era o coração dela que estava acelerado. Com as palmas das mãos suadas, ela saiu rapidamente da rodovia. Porém, o caminhão continuava seguindo-a como antes. Agora tremula, a mulher entrou numa avenida movimentada na esperança de que o trânsito atrapalhasse o seu perseguidor. Mas, o caminhão até passava sinais vermelho para continuar a perseguição.

Ela entrou pânico, freou o carro abriu a porta e saiu gritando pedindo ajuda. O motorista do caminhão saiu do caminhão e começou a correr em sua direção. Quando ele chegou perto do carro dela abriu a porta e tirou um homem que estava escondido no banco de trás. A mulher estava correndo da pessoa errada! O desconhecido para ela, o motorista do caminhão, tinha visto o estuprador escondido no banco de trás do seu carro. A perseguição não era para prejudicá-la. Ele estava determinado salvar a mulher, mesmo à custa de sua própria segurança. Seu desejo era o de ajudar a mulher se livrar de um mal.

Muitas pessoas são como essa mulher. Elas correm de Jesus Cristo, temendo o que Ele pode fazer com elas. Mas se simplesmente parassem de correr dEle, Ele as livraria do que realmente as ameaçam, Satanás, o pecado, e morte eterna. E, você por que corres de Jesus? Eu te convido a conhecê-lo melhor por meio do livro de Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.