24 outubro 2012

Eclesiastes 7.15-18 - Sabedoria Proporciona Humildade


Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade. Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo? Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso”.

Nesses quatro versículos, discute-se uma das questões mais prevalentes da história da humanidade: Por que as pessoas boas sofrem, e as pessoas más prosperam? No versículo 15 lemos: “Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade”. A frase “tudo isto vi” é semelhante à expressão contemporânea: “Agora, eu entendo tudo”. Vemos este princípio bem vivo hoje. Vemos as pessoas justas morrem abruptamente, e os insensatos ou maus viverem muito. Isso não faz muito sentido, não é?

É fácil agonizar nessas áreas nebulosas da fé. No entanto, essas áreas nebulosas nos diz que Deus é real, dinâmico, e grande demais para a nossa concepção. Seus caminhos são mais elevados que os nossos. Não podemos compreendê-los completamente. Se eu pudesse entender completamente os pensamentos de Deus, Ele não seria mais Deus do que eu. Outros encaram esse enigma teológico dizendo que Deus não é real. Isto seria como alguém tentando montar um quebra-cabeça de 10.000 peças dizer: “Se eu não puder montá-lo em cinco minutos, eu não vou acreditar que seja real.” Isso seria injusto e irracional, não é mesmo? Nossa incapacidade de compreender ou de elaborar uma resposta reflete apenas as nossas limitações, mas não a inexistência de Deus. Portanto, faz sentido confiar no Deus amoroso e poderoso que temos, mesmo quando Ele não pensa e agi como quereremos. Afinal, Ele vê o fim desde o início. Portanto, você deve entregar ao Senhor qualquer questão que tiver te incomodando. Para fazer isso você tem que dizer o seguinte: “Senhor, eu não entendo o que estas fazendo, ou o que estas permitindo, mas tu és Deus e o que me resta é confiar em ti.

Já que não podemos entender as decisões de Deus, a conclusão que podemos chegar de acordo com os versículos 16 e 17 é: “Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?” Esses versículos são terrivelmente incompreendidos. Alguns chamam esses versículos de “a medida de ouro”, o que sugere que não devemos ser muito bons ou muito maus. Ao contrário, devemos encontrar um equilíbrio e conseguir um meio termo. No entanto, se estivessem nos dizendo para sermos moderadamente piedosos, eles estariam contradizendo o restante da Bíblia que claramente nos ensina que temos que buscar a justiça e santidade o máximo que pudermos. O ponto é que não devemos depender da nossa justiça e sabedoria para garantir a bênção de Deus em nossas vidas. Não pense que Deus te deve alguma coisa por causa da sua justiça.

A verdade é que não importa quão justo ou sábio tentamos ser, nós ainda somos pecadores necessitados da misericórdia e da graça de Deus. O apóstolo Paulo entendeu isso. No início de seu ministério, ele chamou a si mesmo o menor dos apóstolos. Mais tarde ele disse que era o menor de todos os cristãos. Depois ele disse que era o principal dos pecadores. Quanto maior for o nosso amadurecimento espiritual, maior será o nosso reconhecimento de nossa insignificância de diante de Deus. Na mesma linha de pensamento, John Newton, o comerciante de escravos e autor da famosa música “Amazing Grace”, conhecida por nós como “Preciosa Graça”. Newton disse o seguinte: “Quando eu chegar ao céu, vou ser surpreendido por causa de três coisas. Serei surpreendido por causa daqueles que eu imagino que estarão lá e que não estarão, por causa daqueles que eu não imagino que estarão lá e que estarão e a terceira razão é o fato de que eu estarei lá”.

Os chineses crescem ouvindo o seguinte ditado: “O tiro que chega ao topo primeiro é o primeiro a cair”. Biblicamente e também na prática, faz sentido a ser uma pessoa humilde. Há muita coisa que realmente não entendemos. A única solução sábia é ser humilde. Mas como é isso na prática? Isso significa que você deve se auto-analisar e verificando como você pensa, fala, e agir. Se você pensa como um crente fariseu, provavelmente você é o tipo de pessoa que vê os defeitos dos outros, mas se esquece dos seus próprios defeitos. Infelizmente, esta é uma das principais desculpas utilizadas pelos inconversos para não se tornar crentes. No passado, eu imagina que não deveria haver hipocrisia entre os crentes, mas agora estou convicto que a hipocrisia é uma realidade na igreja também. E uma das áreas que mais somos hipócritas é com a nossa falsa humildade. Vimos no exemplo de Paulo que com o passar dos anos Ele foi se tornando cada vez mais humilde. No início ele era o menor entre os apóstolos, depois o menor entre os crentes e no final o menor entre os pecadores. Mas como Paulo chegou a este estágio? Imitando Jesus Cristo, Aquele se esvaziou o ser igual a Deus e se humilhou neste mundo por amor a nós.

A nossa auto-justiça nos impede de sermos humildes, por isso o texto faz oposição a auto-justiça, mas não é só contra a auto-justiça que vemos uma oposição, podemos ver também uma oposição à maldade. Embora somos pecadores e sempre teremos resquícios de hipocrisia e de farisaísmo em nossas vidas, temos que ser cautelosos para não utilizar o nosso pecado como uma desculpa para pecar ainda mais. O fato de que não sermos perfeitos deve nos estimular para a santidade. É fácil ver como esta linha de raciocínio pode funcionar. “Se contar uma mentira que diferença faz isso para os outros?”. Ou, “eu sei que não deveria ter usado uma linguagem chula, mas por que parar agora se eu já a utilizei?” “Eu sei que isso não é muito certo, mas não estou prejudicando ninguém” Todo esse raciocínio é maldoso. A questão é, por que agravar mais ainda os seus problemas, continuando no pecado? Quando estiver num buraco, pare de cavar. Está endividado, pare de fazer dívidas. Se não puder melhorar no momento, ao menos, certifique-se de não piorar. Você não tem que tomar outros os goles por que já tomou um, você não tem que enganar uma segunda vez e não tem que perder a paciência outra vez. Pelo poder de Deus, e com a ajuda de alguns bons amigos, você pode parar os padrões de pecado e substituí-los com hábitos de santidade.

Contudo, se optar por ignorar a Palavra de Deus e agir como um tolo você poderá ser amputado do Corpo antes do tempo. A verdade é que Deus às vezes puni os maus nessa vida. Jovens, não sejam como os tolos. Experimentar drogas um vez só pode acabar com sua vida. O sexo antes do casamento pode lhe custar muito caro. Uma tentativa de suicídio pode ser a última. Não vale a pena. Viva na luz da eternidade. Exercite a sabedoria e o auto-controle.

O versículo final desta seção é muito interessante. Olhe o que diz o versículo 18: “Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso”. Você deve entender o ensino da Palavra, você não deve deixar a sabedoria de lado. Em outras palavras, é bom na vida agarrar-se aos princípios da Palavra de Deus para ser santo e sábio. Mas ao mesmo tempo, lembre-se que é um pecador finito e que não pode controlar Deus e nem mesmo entender o que Ele está fazendo. Obedeça a Deus de acordo com o que você entende. Confie nEle quando você não conseguir entender. De tudo o que recebemos de Deus o mais importante é a Sua graça. Como Ele disse a Paulo a minha graça te basta. “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9).

2 comentários:

  1. Glad to move my following status over to this blog as you requested.
    Thanks for following me as well.

    ResponderExcluir
  2. I enjoyed the evangelistic messages on your blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.