29 maio 2012

Eclesiastes 4.1-3 - Opressão e Ação

“Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência nas mãos dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos. Pelo que tenho por mais felizes os que já morreram, mais do que os que ainda vivem; porém mais que uns e outros tenho por feliz aquele que ainda não nasceu e não viu as más obras que se fazem debaixo do sol”.
 
Todos nós somos oprimidos em algumas áreas da vida: nos negócios, casamento, família, relacionamentos, ou até mesmo na igreja. Se houver pessoas envolvidas em alguma coisa a possibilidade de opressão é real no mundo em que vivemos. O poder causa muita opressão. Sadan Hussein oprimia seu povo e todos que pudesse em seu país para se manter no poder. Hittler foi um dos maiores opressores dos últimos tempos. Tudo por causa do poder e da maldade do homem.

Estes três versículos que lemos no início são muito deprimentes. Todavia, temos que reconhecer que aqui está sendo usado uma figura de linguagem chamada hipérbole, usamos essa figura de linguagem quando queremos engrandece ou diminuir exageradamente a realidade para chamar a atenção para alguma coisa. O autor demonstra profunda angústia com tudo que observara. Esta é a razão porque usou uma linguagem de impacto. Estes versículos não são um convite para o suicídio. Eles simplesmente parecem com um diário de um homem que expressava a dor e a devastação que a opressão causa em todo o mundo.

Muitos de nós temos uma idéia do que significa ser oprimido. Aqui em nosso país e em outras partes do mundo não existem tanta opressão como poderia existir. Em países comunistas como Cuba, Venezuela e Coréia do Norte a opressão é imensa. A estimativa é que 100.000 crentes estão sendo aprisionados e torturados nas mãos dos líderes comunistas norte coreanos. Existem 400.000 crentes na Coréia do Norte, isto significa que um em cada quatro está na prisão. Nós não recebemos este tipo de opressão. Por exemplo, os missionários na Índia são aprisionados em selas sem janelas, sem vaso sanitário, e para comer ganham uma porção de arroz cru e precisam fazer fogo dentro da sela para cozinhar sem tempero e com uma fumaça que sufoca todos lá dentro.

Muitas vezes vemos apenas a opressão que recebemos e até questionamos a Deus o porque. Dois personagens de gibí numa conversa reflexiva fizeram os seguintes comentários: “Se eu pudesse perguntaria a Deus porque Ele permite a pobreza, a fome, e a injustiça e o que Ele vai fazer para resolver estes problemas. O outro personagem respondeu: “O meu medo é que Deus faça a mesma pergunta a mim”.
Vivemos num mundo de injustiça e opressão. Mas você pode fazer a diferença na vida das pessoas. Você pode ministrar, testemunhar, influenciar e impactar a vida das pessoas que estão oprimidas. Uma das missões estratégicas da igreja é a de mostrar ao mundo que somos transformados. Nós que amamos os perdidos não podemos deixar que as opressões do mundo impeçam de falarmos de Cristo a todos que são oprimidos pelo mundo e por seus próprios pecados. De fato, a opressão do pecado é muito maior que a opressão deste mundo. Porém, as opressões deste mundo devem nos levar a tomarmos atitudes benevolentes em prol dos oprimidos. A principal atitude é a de falar dAquele que pode aliviar da opressão do pecado.
Você já parou para pensar que a Pessoa mais oprimida e injustiçada neste mundo foi Jesus Cristo? Somos oprimidos, mas nós somos pecadores, não é mesmo!?. Jesus nunca pecou. Ele sofreu o que sofreu para nos dar a vida eterna. Creia em Cristo hoje, pois, somente por meio dEle é que você pode ser livre da opressão. Com Jesus, mesmo em meio a opressão podemos suportá-la porque tudo podemos naquele que nos fortalece. Jesus foi oprimido e injustiçado por você.
Em Mateus 11.28-30 diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Temos aqui um convite do próprio Jesus a todos aqueles que estão cansados e sobrecarregados com as opressões deste mundo.

Aqui Ele diz vinde a mim e eu vos aliviarei, tomai o meu jugo e achareis descanso para vossa alma. Este maravilhoso convite estendido a todos é muito simples “vem e receba a salvação”.

Você que é crente não se acomode com as dificuldades desta vida, Jesus Cristo não mediu esforços para te libertar da opressão do pecado e deste mundo. Ele foi até a cruz para te salvar, será que é difícil ir até a igreja para louvá-Lo?


Use as Setas para  Ler Todas a Mensagens do Livro de Eclesiastes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.