11 dezembro 2011

Vou Proclamar Que...


A Bíblia é o Manual de Deus

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16-17).

         Todas as máquinas, eletrodomésticos e equipamentos possuem um manual de instruções do fabricante. Imagem que você compre um carro zero que tenha um computador que funciona como um tipo de mecânico cibernético e juntamente com ele venha todas as ferramentas necessárias para você fazer os consertos sendo orientado pelo computador com fone de ouvido sem fio. Com um carro desse você não vê a hora de viajar. Então planeja uma viagem e pé na estrada. Mas, depois de vários quilômetros rodados você começa a ter problemas com o carro, então pensa consigo mesmo, desta vez vai ser bem mais fácil com essa máquina toda equipada. Você aciona o mecânico de prontidão e após um escaneamento completo sai o diagnóstico, o computador lhe diz: tenho duas notícias para te dar, uma boa e uma ruim. Você pergunta: me diga a boa primeiro. A boa notícia é que o conserto é muito simples e até uma criança conseguirá fazê-lo com minhas orientações, é claro, diz o sofistica computador. Então você questiona um pouco mais animado, qual é a má notícia então? Ele diz: você esqueceu de colocar o kit de ferramentas no porta malas e sem as ferramentas adequadas não posso te ajudar. Num hora dessa dá vontade de se auto-chutar. A maioria das vezes quando estamos em apuros, nos esquecemos do kit completo que Deus nos deixou para nos auxiliar.
O homem também possui o manual do próprio Criador. Este manual é nada mais nada menos do que o livro mais conhecido e lido no mundo inteiro. Para funcionarmos bem precisamos consultar este manual diariamente. Quanto mais sofisticado for o equipamento, mais detalhes possui o manual de fábrica. Não existe nada neste mundo físico que seja mais sofisticado e completo do que o ser humano. A Bíblia além de ser um manual de instruções também é um kit de ferramentas sob medida do próprio fabricante.
            Porque a Palavra é tão importante para nós de acordo com 2 Timóteo 3.16-17? Primeiro por ser inspirada por Deus, ela deveria ser tão importante para nós, assim como é o ar que respiramos. Se você soubesse que Deus iria falar dos céus em algum lugar aqui em sua cidade, dando conselhos individuais para ajudar todos que lá estivessem com sua imensa sabedoria, você provavelmente não iria perder essa oportunidade. Iria? Mas, Ele não faz isso por meio de Sua Palavra hoje? Se sua resposta é sim, então porque você desperdiça esta oportunidade diariamente? Falta de tempo? Das 24hs por dia que o próprio Deus te dá não é possível separar alguns para nutrir seu espírito? Quais seriam outras escusas, falta de interesse, preguiça, desânimo, esquecimento, cansaço? Não abrir a Palavra de Deus todos os dias é pura falta amor e temor para com Ele. Nenhuma desculpa é aceitável.
Uma expressão muito usada no cotidiano é: Precisamos andar nos caminhos de Deus. Será que entendemos o que é realmente é andar nos caminhos de Deus? Ou será que falamos esta frase de maneira frívola, só porque todos falam?
Perguntas e mais perguntas poderiam ser feitas, mas na verdade o que todos os santos precisam é de respostas que estejam em conformidade com as Sagradas Escrituras. Ao fazer uma leitura superficial do Salmo 119 pode se verificar sem muito esforço que este salmo foi escrito para exaltar a Palavra de Deus.
Logo quando me converti, com apenas alguns meses de uma nova vida, fui desafiado pelo pastor de minha igreja juntamente com outros jovens a memorizar o Salmo 119. O intuito era para que pudéssemos colocar em prática o ensinamento de meditação que tínhamos aprendido.
Então o pastor fez um trato conosco. Ele disse assim, vamos cobrar uns dos outros a memorização todas as vezes que nos encontrarmos. Lembro-me que cheguei até o versículo 20, porém, hoje me recordo somente da primeira parte do versículo 1. “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho”. E, “caminho” é uma destas palavras que se repete várias vezes.
A primeira frase deste salmo indica que o viver do crente deve ser digno, sua vida deve ser um livro aberto, podendo responder para qualquer um sobre qualquer assunto de sua vida.
Ser irrepreensível é muito importante, pois, existem pecados que mancham por toda vida, que até o simples mencionar é vergonhoso. E isto pode até trazer frustração, mas ao voltar os olhos para cruz e lembrar do encontro com Jesus Cristo, a alegria toma conta da alma. Além do mais, no Salmo 18.32 vemos que é Deus quem aperfeiçoa nosso caminho. “O Deus que me deu força e aperfeiçoou o meu caminho”. Nascemos totalmente tortos, mas quando nos tornamos uma nova criatura o Espírito Santo habita em nós, nos ajudando na caminhada utilizando a Palavra para nos aperfeiçoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.