14 novembro 2011

Segundo Voto: Nunca Seja Dono de Nada


As grandes almas, entretanto, são aquelas que se aproximam reverentemente de Deus compreendendo que em sua carne não habita bem algum. E sabem que, sem a capacitação dada por Deus, quaisquer votos feitos seriam quebra­dos antes de o sol se pôr. Quem de fato ama Deus acima de todas as coisas, com reverência assu­me certos votos sagrados. Esse é o caminho para a obtenção do poder espiritual, pois os votos são como ferramentas para nos auxiliar.
O primeiro voto foi: Faça Gerra Contra o Pecado, identificado, nomeando e o repudiando. E, confie em Deus para te ajudar a se libertar dele, para que não exista qualquer pecado consciente e deliberado em qualquer parte de sua vida. É absolutamen­te necessário que façamos guerra contra o pecado, porque é Deus santo, e o pecado está no trono do mundo. Jó foi um grande herói da fé e reconhecia da necessidade de fazer que votos para não pecar contra Deus (Jó 31.1).
Mais um coisa que te traz liberdade é não ser dono de nada. “O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo” (Ec 5:15). “... nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar” (1Tm 6:7).
        Quanto dinheiro você tinha quando nasceu? Há algum bem material que você poderá levar quando morrer? Você já ouviu do homem que queira levar uma mala de ouro para o céu? Chegando ao céu quando ele abriu a sua mala as pessoas perguntaram porque que você trouxe esse monte de asfalto? Nem se pudéssemos levar algo para o céu, não existe nada aqui que seja comparado com o que já existe lá. Cristo foi nos preparar mansões celestiais. Pensando um pouco mais sobre este assunto, antes de você nascer, de quem era aquilo que você “possui” hoje? E, depois que você morrer, com quem isso ficará?
Deu para entender? De fato, você não é dono de nada. Até a matéria que constitui o seu corpo não é realmente sua. Então, quem é o dono?
“Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó SENHOR, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos” (1Cr 29:11-12).
“Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o SENHOR dos Exércitos” (Ag 2:8).
Além disso, quem está no controle das pessoas e das circunstâncias? “Na verdade, sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses. O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas” (Sl 135:5-6).
“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar” (At 17:26).
Você reconhece que Deus é o dono de tudo o que existe e que Ele está no absoluto controle de tudo o que acontece? Não seja dono de nada este é o segundo voto. Lembra do primeiro? Faça guerra contra o pecado em sua vida.
Quando digo não seja dono de nada, não quero dizer que não possamos possuir coisas. Quero dizer que devemos ser libertos do senso de possuí-las. Esse senso de posse é o que nos confude. Todos os bebês nascem com as mãozinhas fechadas, e isso me parece dizer: “Isto é meu!” Uma das primeiras coisas que eles aprendem a falar é “meu”, com voz irada. Esse senso de “isto é meu!” é muito prejudicial para o espírito. É muito prejudicial para o crescimento espiritual. Ao se libertar deste senso de posse, não fará mais sentido o sentimento de posse sobre qualquer coisa, você sentirá grande liberdade em sua vida.
         Não pense com isso que você precisa ven­der tudo quanto possui e distribuir como ca­ridade. Não, Deus permitirá que você tenha seu carro e seus negócios, sua profissão e sua posição, qualquer que ela seja, contanto que entenda que isso não é seu, em absoluto, mas Dele, e que tudo quanto está fazendo é apenas trabalhando para Ele. Então, poderá estar tranqüilo em relação a tudo isso, pois nunca precisamos nos preocupar por perder o que pertence a outra pessoa. Se essas coisas forem suas, você estará sempre olhando para as mãos para ver se ainda estão ali, mas se forem de Deus, já não precisa se preocupar com elas.
Permita-me apontar-lhe algumas das coisas que você tem de entregar a Deus. Suas posses são uma dessas coisas. Alguns dos filhos do Senhor estão ficam pra trás quanto ao crescimento espiritual existe uma bola aço e uma corrente presas em suas pernas. Se for um homem, pode ser seu luxuoso carro ou uma suntuosa casa. Se for uma mulher, talvez sejam suas louças de porcelana ou seus móveis estilo e roupas e sapatos da moda. Vamos considerar um precioso vaso como exemplo. Ali está ele, e se alguém batesse nele e o quebrasse, seu pobre dono provavelmente perderia cin­co anos de sua vida!
           Para concluir sugiro a leitura das seguintes passagens (Colossenses 3.1-3; Mateus 6.19-21 e Salmo 49.11,12). Deus te abençoe para que consiga fazer e cumprir seus votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.