29 outubro 2011

Vou Proclamar Que...


Sou Todo Ouvidos

Existem duas deficiências que podem ser físicas ou espirituais. Cegueira e surdez. Todo incrédulo é cego espiritualmente Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Co 4.3,4). É por isso que alguns ouvem o evangelho e conseguem entender a verdade da salvação, porque o deus deste mundo cegou-lhes o entendimento.

          A outra deficiência é a surdez espiritual “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o eu rosto natural; porque se contempla a si mesmo,e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tiago 1:23-24).

          O homem ouve a Palavra de Deus, a Palavra fala ao seu coração, assim como um espelho mostra seu defeito, sua imperfeição, seu egoísmo, sua maldade, enfim, seus pecados, porém o surdo espiritual não faz nada para mudar. É como alguém que ao ver seu rosto no espelho todo sujo não reagir limpando-o. Ele acha que ouviu tudo e até consegue repetir as mesmas palavras que ouviu, mas na verdade não ouviu nada. Surdez espiritual. Antes da conversão o pecado nos cegava, após a conversão o pecado nos ensurdece.

Estava meditando dia desses a respeito de como a surdez espiritual é algo tão sério, e que muitas vezes nós nem a percebemos, ou o pior ainda, fingimos que não percebemos. A surdez espiritual é comparada a uma pessoa ou criança que continua questionando algo que já foi respondido. A criança diz: “eu quero mais suco”, e você responde: “acabou” e ela fica insistindo por várias vezes até a gente perder a paciência e indagar: “você é surdo?”. Ela está ouvindo o que você está falando, mas não está se importando com o que você está falando. Parece até que é surda. E isso não é diferente com a vida espiritual. É por isso que existem tanto crente deficientes espiritualmente.

Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos. Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zacarias 7.11,12).

O maior prejudicado com a surdez espiritual é o próprio surdo. Talvez o surdo pode ser daqueles que a Palavra entre por um ouvido e sai pelo outro. Talvez seja alguém que está tão surdo espiritualmente que nem quer ouvi mais a voz de Deus. Ou, talvez do grupo que ouve reconhece, mas continua na mediocridade, na mesmisse de sempre, reconhece mas nunca age para mudar. Seja qual for o grupo que o surdo pertença, o maior prejudicado é ele mesmo, assim como Deus se fez surdo para com os judeus, “visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos”, Ele se fará surdo com com os surdos. Você não quer ouvir Deus? Mas você quer que Ele te ouça? Talvez sua surdez seja tão aguda que você possa pensar, mas quem disse que eu estou me importando se Ele quer me ouvir ou não. Tenho certeza que esse desprezo para com Deus vai mudar assim que algo muito e prejudicial a você ou a alguém querido aconteça.

Assim como israelitas quando afligidos, clamavam a Deus e Deus somente os ouviam quando eles se arrependiam e mudavam de atitude. A surdez espiritual é problema que pode ser resolvido assim que começar ouvir a voz de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.