09 junho 2011

Efésios 4.30-32 - Não Entristeçais o Espírito Santo


E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

           A Palavra nos exorta para não entristecermos o Espírito Santo. Mas, você sabe as coisas que você faz e que o entristecem? Antes de ver como não entristecer os Espírito Santo precisamos responder a pergunta: Como podemos entristecer o Espírito Santo? Existem muitas coisas que o entristece e muitas delas fazem parte de nossa rotina. Então vamos lá.
          Entristecemos o Espírito Santo quando vivemos como se Ele não existisse. Se não o desprezamos teologicamente, nós o desprezamos existencialmente. O entristecemos quando falhamos em reconhecer Sua presença em nós. Andamos com o Espírito, mas não no Espírito. Fazemos como os discípulos de Jesus em Emaús, eles estavam com Jesus, mas não o reconheciam (Lucas 24.13-31). O Espírito Santo fica triste quando falhamos em viver cada momento na consciência de que está conosco. Você não fica triste quando está falando com alguém que não está te ouvindo? Claro, você é um ser humano, uma pessoa com sentimentos e o Espírito Santo também é uma Pessoa por isso entristece. Entristecemos o Espírito Santo quando deixamos de seguir a sua liderança.
Ele se entristece quando deixamos de andar no Espírito, e vamos atrás do nosso próprio temperamento, e não atrás do temperamento dEle. O caráter dEle é amor. Quando ele não vê o amor em ação, fica triste. Vamos atrás do conselho das trevas, e não seguimos Sua orientação não fazemos sua vontade, mas executamos a nossa. Vamos atrás dos nossos vícios ou hábitos pecaminosos, sem lhes resistir, e não atrás das virtudes que o Espírito Santo pode desenvolver em nós. Sem dúvidas o entristecemos quando recusamos aceitar que, o que somos, o que temos e o que fazemos, é a ação dEle em nós.
Há uma doença atingindo tanto crentes, como inconversos hoje em dia. O nome dessa doença é auto-suficiência. O auto-suficiente resiste ao Espírito Santo que passa a ter um papel secundário em sua vida. Paremos de entristecer o  Espírito Santo. Não tenhamos mais o hábito de entristecê-lo. Neste ponte precisamos fazer uma outra pergunta: Como podemos alegrar o Espírito Santo?
No Antigo Testamento, Deus é apresentado com um Deus que se alegra. Sofonias convida o povo à festa nos seguintes termos: “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria” (Sofonias 3.17).
Alegramos o Espírito Santo tendo consciência de nossos pecados. Uma vez que um dos ministérios do Espírito Santo é convencer do pecado, nós o alegramos quando deixamos que Ele nos convence de nossos pecados.
Se você não tem sido incomodado pelo Espírito Santo por causa de seus pecados, tem algo errado com você. Todos nós pecamos e precisamos ir além da compreensão de que somos pecadores. Temos que confessar os nossos pecados.
Alegramos o Espírito Santo progredindo na vida cristã. A vida cristã é progressiva. Amanhã precisaremos ser crentes melhores do que ontem e hoje. Se eu lhe perguntar: “Você é hoje mais santo do que ontem”, qual será a sua resposta? Em muitos de nós ontem (passado) havia mais calor e fervor, hoje (vida cristão atual) há estagnação. O alegramos quando progredimos.
Só viveremos felizes se formos cheios do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo é experimentar uma grande alegria em Deus. O sentido fundamental de ser cheio com o Espírito é ser cheio com a alegria que vem de Deus. Depois de uma forte oposição, o historiador Lucas nara o seguinte: “Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo” (Atos 13.52). Na verdade, “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).
Se é verdade, como a Bíblia nos ensina, que “a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10), também é verdade que haverá poder nesta alegria em termos de vitória sobre os pecados do dia a  dia e de ousadia no testemunho, porque uma das marcas de uma pessoa cheia do Espírito é que ela é se torna forte para testemunhar mesmo em meio à oposição como foi o caso de Pedro, Estevão e Paulo (Atos 4.8; 7.55; 13.9).
            Procuremos alegrar o Espírito Santo e não o entristecer. Qual é o teu desejo? Entristecer o Espírito Santo ou alegrar o Espírito Santo?

2 comentários:

  1. meus parabéns , gostei muito desse artigoé bastante interessante, realmente devemos darmais valorao espírito santo,devemos buscalo não pelo que ele pode fazer, mas pelo que ele é.

    ResponderExcluir
  2. MAS, NÃO É DE ISRAEL BELO?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.