15 abril 2011

Efésios 3:15-21 - Usufruindo da Riqueza!

Esta é a segunda oração em Efésios. Sendo que a primeira em Efésios 1.15-23, a ênfase estava na iluminação, mas a ênfase desta é na capacitação. Ambas as orações, são semelhantes às orações feitas po Paulo na prisão em (Filipenses 1.9-11; Colossenses 1.9-12), e tratam da condição espiritual interior do homem, e não das necessidades materiais do corpo. Não há nada de errado orar por necessidades físicas e materiais, mas a ênfase de nossas petições deve ser nas necessidades espirituais.
Sempre que encontramos orações bíblicas devemos utilizá-las como modelos em nossas orações pessoais. Temos que desenvolver nossas orações, pois, apenas Deus pode nos ajudar na transformação de nosso homem interior. É exatamente no interior que estão as maiores necessidades humanas.
Como Deve Ser uma Oração? Efésios 3.14-15. A primeira coisa que podemos observar é a postura de Paulo: “me ponho de joelhos”. Em nenhum lugar na Bíblia encontramos algum tipo de postura especial para afirmarmos que seria a melhor para orarmos. Abraão ficou de pé diante de Deus quando orou por Sodoma (Gênesis 18.22), e Salomão fez o mesmo quando orou para dedicar o templo (1 Reis 8.22). Davi “assentou-se diante do Senhor” (1 Crônicas 17.16 NVI) quando orou pelo futuro de seu reino. E Jesus “se prostrou-se sobre o seu rosto” quando orou no jardim do Getsemani (Mateus 26.39).
            Portanto, sem dúvidas a ênfase aqui não está na portura física e sim na postura espiritual. Não importa se oramos de pé, sentados, deitamos ou ajoelhados. O que realmente importa é que nossas orações reivindiquem as riquezas espirituais de Deus, as quais nos capacitam para nos comportarmos como crentes e batalhar como tais. O importante não é se dobramos os joelhos ou não. O ponto vital é que coloquemos nossos corações e vontade à disposição do Senhor. Fazendo assim pediremos o que necessitamos de acordo com a vontade dele.
            Já vimos quem nem todos são filhos de Deus. Na verdade muitos são filhos da ira e desobediência (Efésios 2.2-3). Como Criador, Deus é Pai de todos, mas como Salvador é Pai apenas dos que crêem em Cristo. Não existe nada nas Escrituras algo como “paternidade universal” de Deus que salva a todos os homens. Pra ser salvo é necessário que se nasça de novo. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo (João 3.7).
            Como Deve Ser uma Petição? Efésios 3.16-19. Há quatro tipos de petições nesta oração.
Força espiritual, Efésios 3.16. A presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa é evidência da salvação (Romanos 8:9), mas o poder do Espírito é a capacitação para a vida cristã. Temos que orar para sermos fortalecidos com o poder do Espírito. O poder do Espírito é “segundo a riqueza de sua glória” (v.16). Este poder está disponível para o homem interior que é a parte espiritual do homem onde Deus vive e trabalha.
            Profundidade espiritual, Efésios 3.17. Aqui temos três ilustrações que nos dão a ideia de profundidade espiritual, e estas três ilustrações estão embutidas nos verbos: habitar, arraigar e alicerçar. O verbo habitar literalmente significa “estabelecer-se e sentir-se em casa”.
            O verbo arraigar nos leva ao mundo vegetal. A árvore deve introduzir suas raízes profundamente no solo para obter alimento e estabilidade, e o crente deve ter suas raízes espirituais profundamente arraigadas no amor de Deus. O Salmo 1.1-3 é uma perfeita descrição desta palavra.
            Alicerçar é um termo de arquitetura. Refere-se aos alicerces que estão debaixo de nossas construções. Não vemos os alicerces, mas se forem fracos veremos os efeitos. As dificuldades da vida colocam a prova a profundidade e qualidade de nossos alicerces.
             Como São As Bênçãos, Efésios 3.20-21. Nestes dois últimos versículos parece que Paulo tentou usar todas as palavras possíveis para nos comunicar a imensidão do poder de Deus. Quando nossos corações estão voltados para fazer a vontade do Senhor ele pode fazer muito mais do que “pedimos ou pensamos”.
O que realmente importa é que um dia estaremos com nosso Deus na glória por causa da maravilhosa graça que recebemos.
            E quando à eternidade eu for, fulgindo como a luz, A graça excelsa cantarei do amor do meu Jesus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.