04 abril 2011

Efésios 1:7-12- Bênçãos da Parte de Deus o Filho


 Não devemos pensar que cada Pessoa da trindade trabalha separadamente, porque os três trabalham em conjunto para que a salvação da raça humana seja possível. Porém, cada Pessoa tem um ministério especial e singular.
            Já vimos que Deus Pai arquitetou o plano da salvação nos mínimos detalhes. Agora veremos que Cristo efetivou este plano. E, e no próximo post veremos a obra do Espírito Santo no plano da salvação. Em Efésiso 1.7-12 aprendemos que Cristo fez quatro coisas, redimiu, perdoou, iluminou, e fez herdeiros.
Jesus nos Redimiu (Efésios 1:7a). Redimir significa “comprar e liberar” por meio de pagamento de um preço. Havia seis milhões de escravos no Império Romano, que a propósito eram comprados e vendidos como móveis. Mas, alguém poderia comprar um escravo e liberá-lo, e foi exatamente o que Cristo fez por nós. O preço foi pago com seu próprio sangre (1 Pedro 1:18 ss.). Isto significa que somos livres da lei (Gálatas 5:1), livres da escravidão do pecado (Romanos 6) e livres do poder de Satanás e do mundo (Gálatas 1:4 e Colossenses 1:13-14).
Jesus nos Perdoou (Efésios 1:7b). A palavra perdoar significa “levar fora”. Isto nos faz lembrar do ritual judaico no dia da expiação (Levítico 16). Em primeiro lugar, o sacerdote matava um dos dois bodes  destinado para a expiação e derramava seu sangue diante de Deus no propiciatório. Logo depois confessava os pecados de Israel sobre o bode emissário vivo e o levava ao deserto para que se perdesse. Cristo morreu para levar nossos pecados de maneira que nunca mais voltaremos a vê-los (João 1:29; Salmo 103:12). Não existe acusação contra nós porque a nossa dívida já foi quitada.
Jesus nos Iluminou (Efésios 1:8-10). Esta carta tem muito a nos dizer sobre o plano de Deus para seu povo, um plano que não fora plenamente compreendido nem sequer na época de Paulo. A palavra mistério não tem nada a ver com misterioso. Significa: um segredo sagrado, antes oculto, mas agora revelado, iluminado ao povo de Deus.
            Desde que o pecado entrou no mundo, as coisas estão indo de mal a pior. O homem foi separado de Deus (Gênesis 3). Em seguida, o homem se separou do homem, quando Caim matou Abel (Gênesis 4). As pessoas não demoram muito para fazer separação por classes sociais ao tentarem construir a torre de Babel (Gênesis 11).
            O pecado sempre dispersa; mas em Cristo, Deus reunirá todos no final dos tempos. Nós fazemos parte deste grande programa eterno.
Jesus nos Fez Herdeiros (Efésios 1:11-12). Em Cristo temos uma maravilhosa herança (1 Pedro 1:1-4), e em Cristo somos uma herança. Somos valiosos para Ele. Pense no preço que Deus pagou para nos comprar e nos fazer parte de sua herança! Deus Filho é o presente de amor do Pai a nós; e nós somos o presente de amor do Pai ao Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.