10 fevereiro 2011

Imitadores do Pai


Efésios 5:1-17

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”.  Dois aspectos podem ser notados neste mandamento. Primeiro que o crente deve imitar a seu Pai celestial. Mas, como imitar Deus? Para isso é preciso definir o que é imitar. De acordo com o dicionário imitar é “fazer ou reproduzir alguma coisa à semelhança de”. Já fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Portanto, procurar se assemelhar ainda mais com nosso Pai celestial não é nenhum absurdo. Porém, por mais que trabalhemos para isto o máximo que conseguiremos é a imitação, nunca seremos deuses como alguns querem ensinar. Uma boa idéia de imitação é o que os filhos fazem. Eles reproduzem alguns aspectos das pessoas que eles mais convivem. E, por falr em filhos, o segundo aspecto nesse versículo é que todo crente é um filho amado de Deus. Portanto, todo crente deveria reproduzir para a humanidade o caráter de Deus. Esta passagem deixa claro o quão prazeroso é para nós podermos imitar nosso Pai celestial.
            Os seres humanos têm uma grande capacidade de imitar as pessoas que estão mais próximas. Para aprender bem um idioma vá morar no exterior. Se quiser ser um criminoso vá para a cadeira. Se quiser ser um crente ser um crente mediodre conviva com crentes mediocres, mas se quiser ser um crente devotado a Deus conviva com crentes piedosos. Se quiser obededer o mandamento de Deus de ser santo, assim como Ele é santo. Faça como Enoque ande com o Senhor. A Bíblia diz que ele andava com o Senhor e teve o privilégio de ser trasladado. Ele não teve a terrível experiencia de ser afligido pela morte. Para imitarmos nosso Pai celestial precisamos andar com Ele todo o tempo.

Deus é Amor - Andando com Ele Andaremos em Amor, Efésios 5.1-2. Os dois primeiros versículos do capítulo 5 de Efésios estão ligados aos versículos anteriores (4:30-32), onde somos exortados a não entristecer o Espírito Santo. Muito pelo contrário, ao invés disso devemos imitar a Deus e andar em amor por duas razões.
            O crente foi feito filho de Deus (v. 1). Deus é amor. A idéia de andar em amor é que o nosso amor deve tornar-se mais parecido com o amor do Pai.
            O crente foi comprado para Deus (v. 2). Fomos comprado com o sacrífício de Cristo. Jesus ofertou, entregou sua própria vida por amor. Provamos do amor de Deus (Jo 3:16). Temos o grande exemplo de Cristo de como amarmos a Deus e ao próximo. Cristo andou em amor, um andar que o levou até a cruz. Um amor sacrifical demonstrado a nós sem merecermos. Quando amamos as pessoas de forma sacrifical e agindo como nosso Pai, e andando como Cristo ao ponto de se sacrificar por pecadores, aí sim estaremos andando em amor.

Deus é Luz - Andando como Ele Andaremos na Luz, Efésios 5.3-14. Se Deus é luz e nós o imitamos, não temos que temer as obras das trevas. Aqui temos uma descrição de quatro maneiras para andarmos na luz.
            Zelando pela moralidade (vs. 3-4). Separados de imoralidades sexuais. Tais como adultério, fornicação etc. Tanto na prática como em pensamento.
            Zelando por conversas sadias (v. 4). Conversão torpe: usar um linguajar vergonhoso. Palavras vãs: palavras sem utilidades como as de um bêbado. Chocarrices: indecência não conveniente aos crentes.
            Zelando pelo reino que pertencemos (v. 5-6). Não podemos viver como aqueles que não pertencem ao reio de Deus. Os filhos da desobediência provarão da ira de Deus.
            Zelando pela luz que somos (v. 7-14). Não nos misturando com as trevas Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”  (2 Co. 6:14).

Deus é Onisciente - Andando com Ele Andaremos em Sabedoria, Efésios 5.15-17. Agora veremos porque precisamos ser atenciosos, cuidadosos e nosso andar.
            Nosso andar é uma marca de prudência (v. 15). Não se deixa levar pelos ventos e ondas. Levante as velas e segure firme o timão.
            A vida é curta (v. 16a). Não podemos perder as oportunidades. Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Cl 4.5). Por causa do curto tempo devemos usar bem as oportunidades que temos.
            Os dias são maus (v. 16b). Se naquela época Paulo escreveu isto, hoje em dia é ainda pior.
            Deus nos deu uma mente (v. 17a) Não podemos ser insensatos. Temos procurar a vontade de Deus. Deus tem um plano para nossa vida (v. 17b). Ele nos salvou segundo o seu propósito. Tenho constantemente buscar sabr a qual é a vontade de Deus para minha vida.
                Deus é amor e praticou, pratica e praticará o amor. Estamos imitando nosso Pai celestial bem? Nós pertencíamos a império das trevas, agora somos filhos da luz. Será que estamos brilhando neste mundo? Na escola, no trabalho, em casa etc. Somos caracterizados como sábios ou néscios? Estamos aproveitando cada oportunidade para servimos ao nosso Deus?
            A Bíblia diz que Enoque andou com Deus e o resultado foi surpreendente, ele foi levado para o céu sem passar pela morte (Gn. 6:24). Todos que andaram com Deus experimentaram sua gloriosa presença e a sua incomparável força, provaram sua fidelidade, sua santidade e o tamanho do seu amor, alguns chegaram até a ter um certa intimidade com Ele como Abraão (Gn. 18:17), Moisés (Ex. 32: 11-14).
                Andar com Deus significa estar de acordo com Ele, aceitar a sua vontade, concordar com o que Ele diz, admitindo que Ele está certo. Vejamos algumas de suas vontades expressas na Bíblia e que temos de estar de acordo: Ele quer que abandonemos o pecado (Is. 55:7), Ele diz para ouvirmos (obedecermos) as palavras de Jesus (Mc.9:7), Ele quer que sejamos santos (1 Pe. 1:15,16), Ele diz que temos de morrer para o pecado (Rm. 6:11), Ele diz que temos de ser mansos (Tt. 3:2), Ele diz que temos de ser humildes (1 Pe. 5:5), Ele diz que temos de amar até os nossos inimigos (Mt. 5:44), Ele diz que temos de negar a nós mesmos (Mc. 8:34) Ele diz que temos de amá-lo sobre todas as coisas (Dt. 6:5). Andar com Deus é concordar com Ele, admitir que está sempre certo e pratica o que concordamos e admitimos. A falta de prática é o mesmo que não concordar ou não adminitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.