Efésios 5:21-33
Maridos e esposas, pais e mães que são controlados pelo Espírito têm uma família muito mais harmoniosa. Por que a paz reina num lar onde ambos os cônjuges são controlados pelo Espírito? Quer você esteja aguardando o casamento, quer recém-casado, quer seja casado há muito tempo, somente o fruto Espírito e o amor de Cristo que podem formar uma fortaleza em qualquer casamento ou família cristã. Um relacionamento caracterizado pelo fruto do Espírito (Gl 5:22-23), produz um casamento constituído no céu. Vamos para Gálatas notar as características do fruto do Espírito.
Amor — Um compromisso sacrifical que visa o bem-estar da outra pessoa, independentemente de sua reação ou o que ela possa dar em troca. Alegria — Uma profunda e transbordante gratidão a Deus por sua bondade que não se interrompe quando surgem as circunstâncias menos agradáveis na vida. Paz — Durante as tempestades da vida, aquela tranqüilidade interior e confiança ancorada na consciência plena de que estamos nas mãos de Deus. Longanimidade — Uma qualidade de autocontrole que não procura se vingar em face das provocações. Benignidade — Uma preocupação e disposição para procurar meios de servir os outros. Bondade — Uma capacidade impermutável de lidar corretamente com as pessoas, de acordo com os interesses de Deus, mesmo quando elas precisam de correção. Fidelidade — Uma lealdade interna que é o resultado de convicções espirituais e comprometimento. Mansidão — Força controlada que brota de um coração humilde. Domínio próprio — É temperança, um controle pessoal interno que submete os desejos em prol de uma causa maior, a vontade de Deus. Efésios 5.22-33 trata de duas realidades no casamento onde o fruto do Espírito faz a toda diferença.
Mulheres Submissas, Efésios 5:22-24. Há duas razões para este mandamento: o senhorio de Cristo (v. 22) e a posição do homem como responsável pelo lar (v. 23). Um lar sem cabeça é um convite ao caos.
Quando a esposa crente se submete a Cristo e permite ser o Senhor de sua vida, não terá dificuldades em se submeter a seu marido. Isto não significa que se tornará uma escrava, porque o marido também tem que se submeter a Cristo. E se ambos viverem sob o senhorio de Cristo, só poderá haver harmonia. Ser o cabeça não significa ser o ditador, mas sim o líder que conduz bem o lar.
Os cônjuges crentes devem orar juntos e passar tempo na Palavra, para que conheçam a vontade de Deus para suas vidas de forma individual e para o lar. A maioria dos conflitos matrimoniais surge por causa do fracasso do marido como o líder, por causa da falta de submissão da esposa e por não gastarem tempo na Palavra buscando a vontade do Pai.
Maridos que Amam, Efésios 5:25-33. Há muito mais para ser falado aos maridos do que para as esposas. O exemplo que o marido tem que seguir é um exemplo muito elevado: Amar as esposas “como Cristo amou a igreja”. O nível do amor matrimonial foi elevado ao nível mais alto possível.
Se o marido deve seguir o exemplo do amor de Cristo pela igreja, então, este amor envolverá sacrifício (v. 25). O amor do marido será um amor santificador (vs. 26-27). O amor do marido além de sacrifical e santificador, deve também trazer satisfação (vs. 28-30).
Para que uma pessoa experimente a plenitude do Espírito, primeiramente ela precisa possuí-lo. E isto só acontece quando se converte ao Senhor. Para ser cheio do Espírito preciso ter um forte desejo de amar o próximo e tomar uma atitude para isto. O Espírito Santo usa a Palavra para trabalhar em sua vida. Por isso que importante uma leitura diária da Palavra.
Para se aprender um idioma com eficiencia é necessário quatro passo. O primeiro passo é entender o texto 100%, o segundo passo é ouvir muitas vezes o mesmo texto, o terceiro passo é tentar imitar a pronúncia, o quarto passo é reproduzir e o quinto passo é começar tudo de novo com um novo texto. Esses passos aplicados a sua leitura bíblica diária. Somente por meio da Palavra que haverá transformação diária em sua vida. O Espírito Santo a utiliza neste processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.