01 abril 2018

Significado da Páscoa


João 20.1-10

Muitos não entendem o significado real da Páscoa ou do Domingo de Páscoa. Há quem acredite, não somente as crianças, que a Páscoa tem alguma relação com coelhinhos e ovos de chocolate. Apesar da maioria das pessoas compreender que a Páscoa tem algo a ver com a ressurreição de Jesus, não conseguem explicar como que a ressurreição, ovos de chocolate e coelhinhos têm algo em comum.

De fato, não existe nenhuma conexão entre a ressurreição de Cristo e as comemorações contemporâneas do Domingo de Páscoa.

A Bíblia deixa claro que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, domingo (Mateus 28.1; Marcos 16.2,9; Lucas 24.1; João 20.1,19). A ressurreição de Jesus é o evento mais digno de ser comemorado. A Bíblia fala dessa importância e 1 Coríntios 15 que diz assim:

Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, nem Cristo ressuscitou; e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm”.

Temos que celebrar a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa. A ressurreição de Cristo deveria ser comemorada todos os dias. O fato de que Jesus ressuscitou dentre os mortos no possibilita crer na promessa de um lar eterno no céu ao recebê-lO como nosso Salvador pessoal.

Dar importância a ovos de chocolate para comemorar a Páscoa é mesmo que dar importância ao Papai noel no Natal. Essas coisas que tomam o lugar de Deus é um tipo de idolatria. Páscoa tem a ver com libertação do pecado e todo tipo de idolatria, até as invisíveis.

Por falar em libertação, a origem da palavra Páscoa refere-se à libertação dos judeus da escravidão do Egito. Oprimidos e humilhados depois de quatro séculos de sofrimento como um povo escravo, os filhos de Israel suspiraram por libertação e clamaram a Deus. O Senhor ouviu o clamor do seu povo e deu a Moisés a incumbência de liderar a saída de Israel do Egito.

A última das 10 pragas sofridas pelos egípcios foi a morte dos seus primogênitos. À meia noite do dia 14 do mês de abibe (entre março e abril), passou por todo o Egito o mensageiro da morte, ferindo a todos os primogênitos, desde o filho de Faraó até o filho do mais humilde escravo.

Na tarde daquele dia, porém, cada família israelita deveria sacrificar um cordeiro de um ano sem qualquer mancha e aspergir o seu sangue nos batentes da porta da casa. Ao encontrar uma porta assim marcada pelo sangue de um cordeiro, o anjo exterminador passaria por cima daquela casa. Dessa expressão em hebraico, “passar por cima”, veio a palavra páscoa.

Para os judeus, portanto, o sangue de um cordeiro era sinal de fé viva em Deus e de obediência ao seu mandamento, celebrando a libertação da escravidão e do sofrimento no Egito. Aquele sangue era também um símbolo de fé na promessa da vinda do Messias Salvador. Por isso, a Bíblia diz que Cristo é nossa páscoa. Isso significa: Cristo é nosso Salvador. Ele deu sua vida no Calvário, como o Cordeiro imaculado, para que todos aqueles que nele queiram crer aceitando-o como Salvador, sejam libertos da condenação e do domínio do pecado.

O domingo de Páscoa é uma bela ocasião para agradecemos a Deus pela nossa salvação. Então, uma feliz Páscoa, seja feliz na vida, pois liberto da escravidão sois verdadeiramente livre.

Um comentário:

  1. O mundo sempre tentará nos distrair. Mas o verdadeiro cristão, lembra do significado real da Páscoa. Bela reflexão, pastor. Um abraço a todos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.