30 julho 2015

O Casamento de um Profeta, com uma Prostituta!??


Será que Deus tem uma MENSAGEM para você com essa história?

Sim, claro que tem. E você sabe qual é? Talvez você esteja pensando: “uma mensagem para mim!? Não, você está enganado. O que tenho a ver com esses nomes – Jezreel, Desfavorecida e Não-Meu-Povo? Te respondo perguntando: Você faz parte do povo de Deus? “Sim, claro!”. Então, como integrante desse povo, você deve continuar lendo.

Isso mesmo, a mensagem também serve a você. Nesse artigo falarei sobre os significados dos nomes dos filhos desse CASAMENTO, que no mínimo é estranho.

E por falar em significado de nomes, Oséias significa “salvação”, ele se casou com Gômer que significa, bem, o significado no nome dela não vem ao caso, porém sua reputação SIM.

E por falar em significado de nomes, Oséias significa “salvação”, ele se casou com Gômer que significa, bem, o significado no nome dela não vem ao caso, porém sua reputação SIM.

Ela era uma prostituta que ficou conhecida como esposa INFIEL. Claro, isso já era de se esperar de uma prostituta. Então, por que um servo de Deus se casaria como uma prostituta? Para cumprir os propósitos de Deus.

Esse CASAMENTO, serviu para simbolizar o relacionamento INFIEL de Israel para com Deus. Portanto, chegamos a uma conclusão óbvia:

  • Oséias representa Deus, que é FIEL.
  • Gômer representa a INFIDELIDADE do povo, que era idólatra.
  • Cada nome dos filhos representa um castigo, por causa da TRAIÇÃO.

Agora, eu não poderia concluir sem falar dos significados de cada nome. Então, vamos lá. 

Jezreel – significa “Deus espalhará ou semeia, esse foi o nome dado ao primeiro filho. Esse primeiro nome era uma predição de um castigo vindouro (2Rs 9.7-10.28).


Mas, de onde surgiu esse nome Jezreel? De um vale. Sim, era nome de vale ao norte de Israel. O nome do menino foi por causa de uma acontecimento trágico que ocorreu no vale. Assim, mais dois personagens precisam ser apresentados, Jeú e Acabe. 

Não vou entrar nos detalhes da história desses dois homens. Apenas estou mencionando-os para explicar a origem do nome do primeiro filho. Jeú assassinou Acabe sua família com motivações erradas. Esse nome na verdade foi uma profecia que se cumpriu 120 anos depois que foi proferida a Jeú (2Rs 10.30).

Assim, concluímos que a menção do nome do primeiro filho foi para ensinar ao povo sobre o juízo. Todo pecado tem seu juízo. O resultado foi que Deus tratou a nação como idólatra.

No tempo dos juízes, Deus disse ao povo em Juízes 10.14: “Ide e clamai aos deuses que escolhestes; eles que vos livrem no tempo do vosso aperto”.

“Espera aí”, você me diz: “Até agora AINDA não vi NENHUMA mensagem para mim nessa história. Calma! Vou explicar melhor e no final você verá. A idolatria sempre foi um problema para o povo de Deus. E, hoje essa VERDADE não é diferente para a igreja.

Lembre-se, IDOLATRIA é qualquer coisa que tome o lugar de Deus. Citarei alguns exemplos: dinheiro, filhos, cônjuge, trabalho e sono. Digamos que a lista é bem grande, existem muitos ídolos visíveis e invisíveis. Ainda falta dois nomes, com eles você entenderá melhor.
 
Desfavorecida – Esse nome simboliza o castigo e o sofrimento que povo passaria sem Deus. Porque estariam sem o favor de Deus. O nome literalmente significa “não favorecida”. Deus julgou a nação por sua idolatria. Ele não teve compaixão.

O que isso significa? Que Deus pode suspender Sua compaixão. Então, se isso acontecer, qual seria o resultado? Sem compaixão ficaríamos desfavorecidos. Porquê!? Por causa dos ídolos invisíveis. Isso não é tudo, temos mais um nome ainda.

Não-Meu-Povo – Esse nome claramente mostra a rejeição de Deus. A frase “não serei vosso Deus”, indica uma quebra de aliança. Sim, a aliança estabelecida em Êxodo 19.1-8. O fato é que os pecados do povo esgotaram a paciência de Deus.
Como já disse: a idolatria sempre foi um problema para o povo de Deus, e ainda o é – mas disfarçadamente. Se você faz parte do povo de Deus. Então, rogue ao Senhor para que o ajude enxergar possíveis ídolos INVISÍVEIS, entendeu? Óbvio, não!? Mas, é isso mesmo, por serem INVISÍVEIS talvez você desconheça a existência deles.

Mesmo assim você diz: “Essa mensagem não é para mim. Glória a Deus por isso. Isso é motivo de louvor. Por que Deus considera a idolatria uma TRAIÇÃO

Se você estiver LIVRE de qualquer tipo de idolatria. MELHOR AINDA! Essa mensagem continua sendo para você. Como? Use essa história que Deus nos deixou para ajudar outras pessoas da comunidade cristã SE LIVRAREM da idolatria SEM IMAGENS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.