06 maio 2014

Aceitando as Limitações Desta Vida - Eclesiastes 6.7-12


Do versículo nove do capítulo 5 até o fim do capítulo 6 o autor bate na mesma tecla apresentando vários argumentos de que a riqueza sem Deus na equação não trás satisfação ou felicidade nesta vida. Finalmente a partir do capítulo 7 o assunto principal será a moralidade, portanto, entraremos numa atmosfera mais pura. Mas será que coisas morais e corretas nos trarão felicidade. Isto veremos na próxima mensagem.

Afim de concluir seu raciocínio essa segunda parte do capítulo somos lembrados que a vida tem seus desafios e precisamos aceitar essa realidade. Nos versículos 7 a 9 encontramos três resumos proverbiais da futilidade da vida: “Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite. Pois que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Ou o pobre que sabe andar perante os vivos? Melhor é a vista dos olhos do que o andar ocioso da cobiça; também isto é vaidade e correr atrás do vento”. O versículo 7, diz que todo trabalho é para nosso sustento. Se você for um CEO de uma multinacional ou apenas um estagiário no início de carreia, não importa a verdade é que trabalhamos para comer. Parece triste, mas é verdade. Pense comigo. Você já esteve com uma fome enorme diante um delicioso prato de comida do jeitinho que você gosta? E, o que você fez, ficou apenas olhando para ele, não provavelmente o devorou. Mas, e no dia seguinte foi suficiente lembrar o quão maravilhoso foi aquele prato, claro que não, você estava com fome de novo. Há uma repetição constante do ciclo da fome e não importa o quanto comeu ontem, ou hoje, amanhã estará com fome novamente. Trabalhamos para comprar alimento, mas nunca é suficiente, sempre temos que comprar mais. Temos que continuar trabalhando, porque sempre teremos fome e precisaremos comer. A riqueza nunca irá te satisfazer. É como se nunca pudéssemos coçar de uma vez por todas. Parece que não possível arranhar a pele o suficiente para acabar com a coceira. “A fome do trabalhador o faz trabalhar, porque a sua boca a isso o incita” (Pv 16.26).

Embora a ideia principal seja a alimentação,
o objetivo aqui parece ser para qualquer coisa material. Não importa a fonte que escolher para tentar satisfazer os desejos do teu coração, ela vai se esgotará também. Em outras palavras, as coisas materiais e carnais não satisfazem para sempre. Não!? Por que não!? Porque as coisas físicas só podem satisfazer as necessidades físicas, elas não conseguem satisfazer fome da alma. Isto é visto nitidamente no texto em hebraico. A palavra traduzida como “apetite” (nephesh) no versículo 7 é a mesma palavra traduzida como “alma” nos versículos 2 e 3. Satisfação, alegria, felicidade, seja qual for a palavra que queira usar, somente será encontrada quando você aprender desfrutar das bênçãos que Deus tem te dado no momento.

No versículo 8 lemnos, “Pois que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Ou o pobre que sabe andar perante os vivos?”. Independentemente de quem você seja, sábio ou tolo, não haverá satisfação nesta vida a menos que você queira. Este pensamento leva para versículo 9, o qual sugere que você deve ser feliz com o que lhe está à disposição, em vez de ansiar por aquilo que está além do seu alcance. Como diz o ditado: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. De modo geral nunca estamos saciados, ou satisfeitos com o que temos nas mão, sempre temos um apetite insaciável por coisas novas ou melhores. O que você enxerga quando olha para suas coisas? Seus olhos estão satisfeitos, ou você vive em torno dos desejos do coração? Devemos sempre lembrar que a satisfação na vida somente será encontrada quando aprendemos desfrutar das bênçãos de Deus.

Nos versículos 10 a 12 concluem o capítulo 6 com palavras sensatas: “A tudo quanto há de vir já se lhe deu o nome, e sabe-se o que é o homem, e que não pode contender com quem é mais forte do que ele. É certo que há muitas coisas que só aumentam a vaidade, mas que aproveita isto ao homem? Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol?”. Ao longo do livro de Eclesiastes, há muitas alusões ao Gênesis. Neste texto é encontrada quatro vezes a palavra (adam) que é homem em hebraico, e a palavra (adam) aqui não é utilizada apenas de forma genérica para seres humanos, mas como um termo que aponta para Gênesis.
No versículo 10 diz: “A tudo quanto há de vir já se lhe deu o nome”, não está se referindo à nomeação divina de todas as coisas na criação, é uma alusão literária à atribuição dos nomes que Adão deu as todas as coisas vivas em Gênesis 2.19. Quando Adão é mencionado de alguma forma na Bíblia sempre é para lembrar-nos de nossa origem. Por causa da queda de Adão todos nós nascemos pecadores e condenados neste mundo. Em Romanos 5.12 lemos: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Essa é a nossa realidade neste mundo. Nascemos perdidos condenados ao inferno.
Portanto, se somos salvos precisamos aprender a sermos submissos ao nosso grande e soberano Deus. Deus é o oleiro, nós somos o barro e temos que deixá-Lo nos modelar. O homem não sabe o que é melhor para seu futuro. A vida humana é passageira, é como uma sombra. É inútil lutar com Deus, Ele sempre vencerá. James Weldon Johnson (1871-1938) disse muito bem: “Seus braços são muito curtos para lutar com Deus”. E escritor CS Lewis (1898-1963) disse: “Discutir com Deus é discutir com o próprio poder”. É um desperdício de tempo e esforço. Enquanto luto contra a mão de Deus, não aprendi as lições que Ele está tentando colocar diante de mim. Quando me encontro insatisfeito com minha vida, geralmente é porque minha visão a horizontal (as coisas desse mundo) está ofuscado minha vertical (as coisas do alto). É por que momentaneamente tenho perdido de vista Aquele que está no trono.
E se uma pessoa visitassse sua casa e começasse a criticar as coisas? Ela não gosta dos quadros, não gosta de decoração, não gosta da tolha da mesa da cozinha. Depois que terminar suas críticas, você poderia dizer: Essa é minha casa, eu pago as contas por aqui. O dia que você me ajudar a pagar as contas, poderá criticar minha decoração. Mas enquanto isso não acontece, se eu não lhe pedir opnião, guarde-as para você”.
Isso não significa que nunca podemos perguntar a Deus “por quê?”, no entanto, gostaria de adverti-lo a se lembrar de quem é que você está falando! Note que há duas perguntas que usam o quem” (v. 12). Salomão diz que há um “quem” que detém o universo e suas questões filosóficas. Ele está nos levando à conclusão de que a satisfação na vida é encontrada por desfrutar as bênçãos de Deus.
Perguntaram ao Ray Charles numa entrevista sobre a desigualdade entre artistas negros e brancos. A pertunta tinha uma conotação racista e teria incomodado o coração de qualquer homem que fosse ganancioso. Mas a resposta Ray foi: “Eu tenho uma boa vida. Posso andar apenas em um carro por vez, moro numa casa de cada vez, e assim por diante”. Ray estava certo, o importante é estar contente com o tem no momento.
Meus filhos gostam mais de alguns tipos de alimentos. Se eu estou servindo um sorvete ou cortando um pedaço de bolo, eles muitas vezes pedem mais mesmo antes de acabar com o que têm. Geralmente respondo: “Antes de receber mais, coma tudo primeiro”. Da mesma forma, antes que possamos esperar que Deus nos dê mais, devemos aproveitar o que temos.
Você gosta de sua vida? Você está satisfeito com sua vida? Você gosta de seu cônjuge, seus filhos, seu trabalho, e sua igreja? Se não, ore a Deus para que Ele mude a sua cosmo visão. Tragicamente, você pode ter acreditado na mentira que você pode ser e fazer o que quiser. Isso é verdade? Você pode fazer o que quiser? Há certas coisas que eu simplesmente não pode fazer. Sou limitado por Deus em algumas áreas e abençoado por Ele em outras. No entanto, eis o que eu sempre posso fazer: posso ser satisfeito com minha esposa, meus filhos, meu ministério, porque Deus me permitiu estar satisfeito com todas essas coisas. Sem Sua capacitação para ser satisfeito, eu nunca iria desfrutar de nada. Mas quando eu olho para além deste mundo para o Deus que me conhece e me ama, eu encontrar satisfação verdadeira e duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.