21 junho 2012

Eclesiastes 4.13-16 - Seja Influente


Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar, ainda que aquele saia do cárcere para reinar ou nasça pobre no reino deste. Vi todos os viventes que andam debaixo do sol com o jovem sucessor, que ficará em lugar do rei. Era sem conta todo o povo que ele dominava; tampouco os que virão depois se hão de regozijar nele. Na verdade, que também isto é vaidade e correr atrás do vento” .
 
Às vezes não conseguimos entender com clareza a mensagem implicita em algumas porções télicas por causa de um português arcaico. Para melhor entendermos algumas porções bíblicas podemos parafraseá-las. Então, como ficaria esta parábola contada a partir de uma perspectiva contemporânea
 
Sabemos que, “nos galhos secos de uma árvore qualquer, onde ninguém jamais pudesse imaginar o criador vê uma flor a brotar”, da mesma forma nas terras secas de uma região qualquer o criador pode ver um rebento nascer. Essa criança que acaba de nascer apesar de ser muito pobre será muito sábia. Um dia vencerá todos os obstáculos da vida chegará a ser presidente do seu país. Muitos reconhecerão que ela terá mais valor que o presidente que irá substituir.

Outro caso semelhante a este é a de um presidiário que pode muito bem sair da cadeia e se tornar o nosso presidente, mesmo tendo nascido pobre e vivido no mundo do crime. Se começarmos a pensar em todas as pessoas que vivem neste mundo podemos imaginar que existe entre elas, em algum lugar, uma criança que irá governar nosso país. Pode ser qualquer uma de nossas crianças. Só Deus sabe. O número de pessoas que um presidente governa é muito grande, assim como é imensa sua responsabilidade, no entanto, quando ele deixar de ser presidente, poucos serão agradecidos pelo que ele fez e depois de alguns anos ninguém lembrará. Até chegar ao mais alto posto de um país é pura ilusão, é tudo como correr atrás do vento.

Estes quatro versículos parabólicos, nos fazem considerar que a popularidade é passageira, portanto, a conclusão que se chega é que é melhor escolher ser influente do que famoso.

O que está em voga nesta parábola é uma sucessão de presidentes, e que nenhum deles satisfará plenamente a população. O ponto é que mesmo que um jovem consiga subir na vida saindo da pobreza, nem todos vão aceitá-lo ou apreciá-lo. Portanto, já que é impossível atingir plena aceitação, então, é tolice se desgastar buscando avanço e popularidade. É melhor ficar pobre e ser sábio. Numa posição inexpressiva, pode ser possível influenciar mais pessoas do que você jamais imaginou ser possível. A influência deve sempre superar a popularidade porque a popularidade é temporal.

Se formos honestos conosco, reconheceremos que uma vida no topo é passageira. Nossa atenção é curta, nossas memórias são inexistentes, e nossa única pergunta é: “O que você fez por mim ultimamente?” Os presidentes e ministros podem ter índices de aprovação muito elevados por algum tempo, mas tais índices não duram para sempre. E isso também é verdade para pastores, estadatistas, professores e empresários. A popularidade não dura. Torne-se presidente do Rotary Club, associação de moradores ou presidente de um clube. Você estará indo bem se mais da metade das pessoas ainda gostarem de você quando você estiver concluindo seu mandato.

A riqueza e a popularidade podem dissipar-se de nós rapidamente, pois, são temporárias. No final, essas coisas são como um sopro, vapor, névoa, é futilidade.

Neste capítulo 4 aprendemos alguns princípios que são fundamentais para aproveitarmos a vida. Nos versículos 1-3 vimos que a opressão leva a ação. De fato as opressões deste mundo devem nos levar a tomarmos atitudes benevolentes em prol dos oprimidos. A principal atitude é a de falar daquele que pode aliviar da opressão do pecado, Jesus Cristo. Aproveite a vida falando às pessoas da liberdade que podem ter em Cristo.

Nos versículos 4-6 vimos que o equilíbrio bíblico deve ser nosso alvo em tudo que fazemos. Nem workaholic, nem preguisoço, simplesmente trabalhador. O crente não deve ser nem orgulhoso, nem fraco, simplesmente moderado. Sigamos o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nos versículos 7-12 vimos que as pessoas são mais importantes e que é responsabilidade do crente guardar, proteger e preservar essa unidade do corpo de Cristo.

Qual é a maior lição que podemos tirar de tudo isso? Que o que realmente importa é trabalhar honestamente, confiar em Deus, amar as pessoas, e aproveitar a vida. A palavra nos diz que em Cristo temos vida e vida abundante (João 10.10). Portanto, somos exortados a vivermos alegres no Senhor. Ele realmente é tudo o que importa em nossas vidas. A Ele seja dada toda honra e toda glória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.