02 abril 2012

Qual é a Visão da Igreja?



“Pastor Márcio, paz do Senhor. Qual é a visão da igreja, possuindo um templo tão grande e, tendo poucas pessoas frequentando? Não parece estar em desacordo? Por exemplo, seria como se eu quisesse montar uma lanchonete e construísse espaço para um restaurante? Se o senhor puder me explicar, agradeço”. 


Esta pergunta foi postada no blog da nossa igreja. Por ser uma pergunta importante resolvi escrever um artigo a respeito do assunto para respondê-las de forma mais elaborada.

A visão de nossa igreja é baseada nas Escrituras e não no pragmatismo moderno. Hoje em dia a maioria das igrejas evangélicas prega o que as pessoas querem ouvir anunciando curas, milagres, restauração e prosperidade. Quem neste mundo não quer estas coisas? Mas em nenhum lugar na Bíblia o evangelho é definido desta forma. Em 1 Coríntios 15.3-4 vemos qual o evangelho que deve ser pregado: “Cristo morreu pelos nossos pecados, ... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia”. Esta é a boa nova que temos que anunciar ao mundo. As pessoas precisam entender que Cristo morreu pelos seus pecados. Muito mais importante do que a cura física é a salvação da alma.

As igrejas evangélicas de hoje estão preocupadas com números, não com as almas dos perdidos. Não pregam sobre a total depravação humana oriunda do pecado e quando falam do arrependimento é para não perderem bênçãos divinas. Pregações sobre a condenação eterna no inferno e um Salvador que derramou Seu sangue na cruz como propiciação, são temas que a muito tempo não são mais proclamados. Sabemos que a pregação de um evangelho genuíno, que incomoda e corta como espada de dois gumes, não agrada aos ouvidos de muitos. Contudo, sabemos também, que um dia muitos dirão: “Senhor! Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?” (Mt 7.22). Que multidão será aquela que Jesus não reconhecerá naquele dia dizendo: “nunca vos conheci. Apartai-vos de mim” (Mt 22.8). Certamente será aquela que hoje está profetizando, expelindo demônios e fazendo muitos milagres em nome de Jesus.

Em minha peregrinação cristã conservadora, Deus tem me dado o privilégio de evangelizar evangélicos nominais. Um deles em especial, frequentava uma destas igrejas lotadas, era batizado havia quatro anos, porém não era salvo. Fora batizado mesmo sem ser convertido. Somente após fazer um estudo bíblico a respeito das Verdades Bíblicas Sobre a Salvação (para ter o estudo em vídeo clique aqui) tal homem evangélico nominal se converteu ao Senhor verdadeiramente e foi batizado de fato. Após sua conversão ele fez o seguinte comentário: “muitos dos que estão naquela igreja lotada não são salvos assim como eu não era”. Eu já sabia disso, por essa razão preguei o evangelho a ele.

Portanto, entendemos que o crescimento vem de Deus. “Eu plantei; Apolo regou, mas Deus deu o crescimento” (1 Co 3.6). No tempo certo os eleitos de Deus se converterão.

Por que temos um templo tão grande? A resposta é muito simples: Deus quis nos dar. Foi uma doação de milionário americano movido por Deus para contribuir financeiramente para a construção de muitas igrejas ao redor do mundo e somos uma delas. Nós simplesmente louvamos a Deus por essa benção. Se é um desacordo ou não, a verdade é que não poderíamos recusar tamanha benção.

Por que multidões não frequentam nossos cultos? Além de ser da vontade do Senhor, uma das razões é que nossos cultos são frequentados por pessoas que estão dispostas a ouvir o que Deus tem para falar por meio de Sua Palavra. Aqueles que não querem ouvir a Palavra de Deus estão nas igrejas que pregam o que elas querem ouvir e por isso estão cheias, ou melhor dizendo, inchadas.

Essa é a visão da nossa igreja. Existem muitas outras coisas que poderíamos falar sobre esse assunto, mas creio que falei o suficiente para responder a pergunta. Estamos à disposição para estudar a Palavra de Deus para juntos reconhecermos qual é a vontade dEle para a igreja de Cristo.

5 comentários:

  1. Eu entendi mas, como disse : "Deus nos deu este tempo". Daria Deus um templo para 300 pessoas para ser feito um trabalho para 15, 20 ou 30 pessoas ?
    Estaria Deus despreocupado com o número de almas quando prometeu que a descêndência de Abraão seriam como as estrelas do céu ? Ou, até mesmo quando no evangelho de Jesus Cristo diz sobre os 5.000 que se converteram ao ouvirem sobre arrependimento ?
    Mas, o equívoco maior Pastor, permita-me, está em dizer que nos templos com grande número de pessoas não se prega arrependimento. Muito pelo contrário, prega-se e muito ! Sei porque vi de perto.
    Claro que respeito a visão que o sr passou mas, acho que tem uma Ferrari nas mãos mas, a usa como se fosse um fusquinha.
    De qquer forma, agradeço a atenção e oro por um despertar do povo de Deus porque "Ele vém".
    Muito obrigado, Deus abençoe, em Nome do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, amigo eu sei que pregam o "arrependimento", mas o que eu disse não foi isto. E disse o seguinte: A maioria da igrejas grandes, porém não todas, prega um evangelho diluído. São igrejas que têm uma filosofia pragmática, portanto, pregar o evangelho bíblico está fora de cogitação, pois espanta as pessoas. São igrejas que oferecem o bem-estar para as pessoas, mas o verdadeiro evangelho é loucura, e causa mal-estar nas pessoas.

    Só para você entender o que estou dizendo, vou lhe contar o que acontece quando questiono as pessoas destas igrejas quanto a salvação delas.

    Sempre faço a mesma pergunta aos que demonstram interesse em ouvir o evangelho: VOCÊ É SALVO? VOCÊ TEM CERTEZA QUE SE MORRESSE HOJE IRIA PARA O CÉU? Muitos que batizados e que frequentam a igreja a muito tempo, não sabem me responder corretamente.

    E aí? Como você me responderia está pergunta?

    ResponderExcluir
  3. Pr. Márcio, como estou feliz por sua posição e desejo em honrar a Deus! Precisamos de mais homens assim, corajosos e fieis. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pastor Marcio Martins. Penso da mesma forma. Deus seja louvado

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.