23 dezembro 2010

Deixando a Mentira - Efésios 4. 25

Talvez você ao ler “deixando a mentira”, pense consigo mesmo, isso não se aplica a mim, sou crente e não vivo mentindo. Mas, quando verificamos que a palavra mentira no original é pseudos e que literalmente significa falsidade consciente e intencional temos que parar e refletir mais um pouco. Num sentido mais amplo, pseudos é tudo que parece ser verdadeiro mas não é.  A palavra pseudos sempre tem uma conotação negativa, pois, todo tipo de falsidade ou falsificação é fruto de perversão, impiedade e preceitos enganosos.
Dia desses estava num estabelecimento no centro de Rio Preto para tirar alguns xerox, e lá havia um livro chamado "Medicina Alternativa de A a Z" para ser copiado, e, alguém chegando lá para fazer algumas cópias ao ver o livro pediu uma cópia pra ele também. Essa prática é muito comum hoje em dia, já vi até material da EBD fotocopiado, isso é uma perversão, uma maldade, pois, é o mesmo que dizer: “Eu não estou nem aí pelo trabalho que tiveram pra fazer”. 

Mauro Clark, um conhecido autor brasileiro, disse me uma vez que leva uns dois anos pra lançar um livro,  e o físico criacionistas, Adauto Lourenço teve muito trabalho pra lançar seu livro. Seria uma perversidade um dia alguém não se importar com o trabalho dos autores e editores e fazer cópias com a justificativa que a cópia é mais barata. O barato sai caro, principalmente para Deus, que nos exorta a deixar a mentira. Fazer cópias completas sem a autorização dos autores é pecado, além de muitos outros fatores envolvidos nas falsificações, o fator que mais me incomoda é ver crentes comprando, guardando, colecionando, emprestando e até incentivando outros a fazerem cópias. Tais cópias são literalmente mentiras físicas que alguns crentes carregam com suas  próprias mãos. Pseudos é a mesma palavra usada em  João 8.44 para o pai da mentira, o próprio diabo. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. 

A exortação que temos em Efésios 4 é para não mais andarmos como os incrédulos, pois, são filhos do pai da mentira e nós somos filhos do Deus da verdade. Portanto, tudo que é produto da falsidade ou da falsificação é mentira, tanto para Deus quanto para os homens. O pai da mentira é o único que se alegra com falsidades ou falsificações do verdadeiro ou original.

É isso, vamos praticar a Palavra de Deus "deixando a mentira" e proclamando a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.