Missão

O Crente é Um Peregrino Proclamador!
Portanto vou proclamar que...

Deus Criou Tudo do Nada

        No início da Palavra de Deus, as palavras “No princípio”, certamente não estão se referindo ao início da eternidade. De fato, eternidade que se preze não tem início. Portanto, conclui-se que o mundo teve um início e consequentemente não é eterno, assim como declaram Aristóteles e alguns outros filósofos. O mundo e tudo o que nele existe teve um começo, e esse começo, não é fruto do acaso, mas sim do poder e da sabedoria do Autor e Criador de todas as coisas, o Deus altissímo. Provérbios 3:19 declara: “Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus”.

       Alguns cientistas se orgulham do fato de serem racionais e lógicos. Argumentam com base na sabedoria humana que todas as coisas em que crêem, somente crêem porque existe uma razão lógica de ser. Ora, é sabido que qualquer coisa para ser considerado resultado de um estudo cientifico tem que ser comprovada empiricamente. Dizer que algo é empiricamente comprovado é o mesmo que dizer que tal coisa foi testada inúmeras vezes e o resultado sempre foi o mesmo. Com esse raciocínio, faço a seguinte pergunta: Como alguém pode dizer que crer na teoria da evolução é mais racional do que crer na teoria criacionismo? É preciso muito mais fé para crer na teoria da evolução do que na teoria da criação.

       A teoria da evolução é uma tentativa de descredibilização a Palavra de Deus. Se tal teoria fosse verdadeira, então aquela ensinada na Bíblia, a teoria do criacionismo, é falsa. Se o primeiro ensinamento da Palavra de Deus é falso. Qual seria a razão para dar crédito aos outros ensinamentos contidos nela?

     Se o mundo crê ou não no criacionismo isso não importa. Essa verdade absoluta não pode ser mudada, apesar das tentativas do maligno. Tudo foi criado por Deus.

       Nós, os que pela graça e misericórdia de Deus, enxergamos o que realmente é racional, também temos o privilégio de aprendermos mais sobre o Criador do universo. As primeiras palavras logo no início do livro das origens, além de mostrarem a existência e o poder de Deus, também são relevantes para nossas vidas no dia a dia. Com elas podemos começar a conhecer um pouquinho melhor aquele que é o Autor e Criador de tudo a partir do nada.

O Deus é Todo-Poderoso

Ele criou tudo do nada, isto significa, sem usar matéria pré-existente. Embora, a palavra hebraica bara no original traduzida por criou em português não excluir a existência de material pré-existente, não há nenhuma referência explícita ou implícita de algum tipo de material pré-existente.

Mais uma vez afirmo que logo no início da Palavra de Deus há um ensino fundamental para a continuidade do conhecimento da pessoa de Deus, pois como já mencionei se houver alguma dúvida em relação à criação literal do mundo, surgirá também um grande ponto de interrogação quanto ao restante da Palavra de Deus. Por essa razão, existem tantas tentativas diabólicas de se tentar provar que o mundo não foi criado por Deus e sim que é fruto do acaso e de uma constante e continua evolução.

Se o mundo é fruto de uma evolução, não seria lógico perguntar por qual motivo não evoluímos mais? Não estou me referindo a evolução tecnológica, cientifica ou design inteligente. Estou me referindo aos nossos corpos, aos animais e as plantas. Por que será que quando deixamos algo parado por muito tempo, tal coisa não se evolui, pelo contrário na maioria das vezes se decompõe?

Se a evolução realmente fosse lógica nossos esqueletos hoje em dia seriam totalmente diferente dos esqueletos de seres humanos encontrados a milhares de anos atrás. Somente a criação é capaz de explicar a razão da existência de todas as coisas e a razão dessa falta de evolução. O homem natural, porém, mesmo julgando-se tão racional não é capaz de entender o que é perfeitamente racional. Por isso, tenta buscar explicações em teorias que na verdade ao serem comparadas com a criação de Deus são irracionais. Crer na criação é crer em Deus. Assim podemos afirmar que somente creem na criação os que realmente creem em Deus.

Certa vez um menino aprendendo tabuada perguntou à sua mãe:
- Então, minha mãe, é verdade que Deus fez o mundo?
- Fez sim, meu bem.
- E as árvores nas florestas e os pássaros no céu e os bichinhos no campo?
- Sim, querido.
O menino ficou quieto por um momento, meditando nesta grande verdade, e indagou novamente:
- Mas de onde Deus fez tudo, mamãe?
E a boa mãe respondeu:
- Ele a fez do Seu imenso poder e amor, meu filho.

Não tenho a intenção de tratar exaustivamente este assunto. Mas não poderia deixar de comentar aquilo que o mundo está tentando descredibilizar. Quero fazer duas perguntas para considerarmos esse ponto. Será que a criação nos afeta diretamente? Para minha vida que diferença faz se creio ou não na criação? O próximo ponto nos ajudará entender onde que nos encaixamos na criação.

O Amor de Deus é Insondável

Deus não criou tudo que criara apenas para demonstrar Seu imenso poder, mas também para avultar o Seu imenso e insondável amor. A criação foi a primeira demonstração visível do amor de Deus. Primeiro fez um planeta perfeitamente belo. Além disso, colocou neste planeta um Paraíso, o jardim do Éden, a própria palavra paraíso dispensa comentários. Depois de completar sua criação criou o homem a sua imagem e semelhança. E toda a autoridade para governar o mundo que acabara de ser criado. Que grande amor!
(Gn 2.9).
Um território especial foi dado ao homem. Com todos os tipos de árvores frutíferas a sua disposição. E, é claro que por causa de Sua perfeição, Deus tinha que colocar a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se o homem não fosse testado a criação não seria perfeita em sua totalidade. Mas, antes de falar do início da natureza pecaminosa da raça humana continuemos com a contemplação da maravilhosa criação. A esta altura Deus já havia criado o Paraíso e o homem, porém ainda faltava algo fundamental para a existência e continuidade da humanidade. Exatamente, a mulher.
Deus sabia que não era bom que o homem vivesse só por várias razões. A raça humana não se multiplicaria. A solidão, além de não ser boa, como a Palavra de Deus deixa bem claro, também não teria sentido a existência de um único homem num planeta maravilhoso que Deus acabara de criar.
Aqui temos a primeira instituição organizada por Deus, o casamento de Adão e Eva. E, como em todo casamento as instruções são bem claras, muitas vezes esquecidas, mas bem claras.
Deus não deixou dúvidas que ao se unirem o casal deveria deixar de depender de seus pais. O interessante é que ele nem precisava ter dito isto para Adão e Eva, pois não tinham pais como naturalmente todos nós temos. Também é observável que esta é a instrução e não simplesmente uma das instruções. Certamente Deus dá mais instruções sobre o casamento no decorrer de Sua palavra, mas esta é o alicerce de todas. Digo isto porque quando esta instrução é desobedecida todas as outras ficam comprometidas.
Cônjuges que não deixam pai e mãe além de desobedecem a Deus estão deixando de desfrutar das bênçãos do casamento. Faz parte do amadurecimento e fortalecimento do casal enfrentar as dificuldades sozinhos sem o apoio, ou melhor, sem a interferência alheia.
Mas esta não é uma instrução somente para os filhos casados ou prestes a se casarem. É com certeza também para os pais. Na verdade no contexto de Gênesis 2 faz até mais sentido para os pais. Adão e Eva iam ter filhos e precisavam saber disto para não atrapalharem a vida conjugal de seus prospectivos filhos.
Que grande demonstração de amor da parte de Deus. Além, de criar o homem a Sua imagem e semelhança e lhe dar uma companheira semelhante a ele que naturalmente também é imagem e semelhança de Deus. Instruiu os pais da humanidade como terem um bom casamento. Resta nos apenas seguimos e não desobedecermos ao amoroso conselho de Deus.
Deus é perfeito e Seu amor é perfeito também. De fato, nós além de não sermos perfeitos não compreendemos perfeitamente o amor de Deus. Até aqui compreendemos que o Criador tinha uma aliança, um pacto com a sua mais perfeita criação. Adão e Eva eram recém-casados. Estavam em lua-de-mel. Mas o Criador também tinha um relacionamento de amor com eles. E porque não dizer que o Criador e a raça humana também estavam em lua-de-mel. Infelizmente o homem traiu Deus. Consequentemente o relacionamento entre Criador e seres humanos foi quebrado.
Em Gênesis 3:1 vemos a tentação dos nossos primeiros pais e o instrumento da tentação. Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. Existem vários conselhos que são dados aos recém-casados e um deles é: “Não permitam que as esperanças terrenas os distanciem do lar celestial”. Mas, isto não aconteceu no princípio.
      Antes da queda o homem tinha um relacionamento intimo com Deus. Era um relacionamento de fidelidade, amor, respeito e amizade. Mas, infelizmente o homem traiu a Deus este relacionamento foi quebrado. A consequência desta traição não foi nada boa. De lá pra cá o homem tem sofrido por causa do pecado. Podemos perceber claramente que tanto nos tempos antigos como nos atuais os problemas da raça humana são semelhantes. Precisamos aprender a vivermos de forma que agrade a Deus independentemente da época em que nos encontramos.

A Bíblia é o Manual de Deus

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16-17).

        Todas as máquinas, eletrodomésticos e equipamentos possuem um manual de instruções do fabricante. Imagem que você compre um carro zero que tenha um computador que funciona como um tipo de mecânico cibernético e juntamente com ele venha todas as ferramentas necessárias para você fazer os consertos sendo orientado pelo computador com fone de ouvido sem fio. Com um carro desse você não vê a hora de viajar. Então planeja uma viagem e pé na estrada. Mas, depois de vários quilômetros rodados você começa a ter problemas com o carro, então pensa consigo mesmo, desta vez vai ser bem mais fácil com essa máquina toda equipada. Você aciona o mecânico de prontidão e após um escaneamento completo sai o diagnóstico, o computador lhe diz: tenho duas notícias para te dar, uma boa e uma ruim. Você pergunta: me diga a boa primeiro. A boa notícia é que o conserto é muito simples e até uma criança conseguirá fazê-lo com minhas orientações, é claro, diz o sofistica computador. Então você questiona um pouco mais animado, qual é a má notícia então? Ele diz: você esqueceu de colocar o kit de ferramentas no porta malas e sem as ferramentas adequadas não posso te ajudar. Num hora dessa dá vontade de se auto-chutar. A maioria das vezes quando estamos em apuros, nos esquecemos do kit completo que Deus nos deixou para nos auxiliar.
O homem também possui o manual do próprio Criador. Este manual é nada mais nada menos do que o livro mais conhecido e lido no mundo inteiro. Para funcionarmos bem precisamos consultar este manual diariamente. Quanto mais sofisticado for o equipamento, mais detalhes possui o manual de fábrica. Não existe nada neste mundo físico que seja mais sofisticado e completo do que o ser humano. A Bíblia além de ser um manual de instruções também é um kit de ferramentas sob medida do próprio fabricante.
          Porque a Palavra é tão importante para nós de acordo com 2 Timóteo 3.16-17? Primeiro por ser inspirada por Deus, ela deveria ser tão importante para nós, assim como é o ar que respiramos. Se você soubesse que Deus iria falar dos céus em algum lugar aqui em sua cidade, dando conselhos individuais para ajudar todos que lá estivessem com sua imensa sabedoria, você provavelmente não iria perder essa oportunidade. Iria? Mas, Ele não faz isso por meio de Sua Palavra hoje? Se sua resposta é sim, então porque você desperdiça esta oportunidade diariamente? Falta de tempo? Das 24hs por dia que o próprio Deus te dá não é possível separar alguns para nutrir seu espírito? Quais seriam outras escusas, falta de interesse, preguiça, desânimo, esquecimento, cansaço? Não abrir a Palavra de Deus todos os dias é pura falta amor e temor para com Ele. Nenhuma desculpa é aceitável.
Uma expressão muito usada no cotidiano é: Precisamos andar nos caminhos de Deus. Será que entendemos o que é realmente é andar nos caminhos de Deus? Ou será que falamos esta frase de maneira frívola, só porque todos falam?
Perguntas e mais perguntas poderiam ser feitas, mas na verdade o que todos os santos precisam é de respostas que estejam em conformidade com as Sagradas Escrituras. Ao fazer uma leitura superficial do Salmo 119 pode se verificar sem muito esforço que este salmo foi escrito para exaltar a Palavra de Deus.
Logo quando me converti, com apenas alguns meses de uma nova vida, fui desafiado pelo pastor de minha igreja juntamente com outros jovens a memorizar o Salmo 119. O intuito era para que pudéssemos colocar em prática o ensinamento de meditação que tínhamos aprendido.
Então o pastor fez um trato conosco. Ele disse assim, vamos cobrar uns dos outros a memorização todas as vezes que nos encontrarmos. Lembro-me que cheguei até o versículo 20, porém, hoje me recordo somente da primeira parte do versículo 1. “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho”. E, “caminho” é uma destas palavras que se repete várias vezes.
A primeira frase deste salmo indica que o viver do crente deve ser digno, sua vida deve ser um livro aberto, podendo responder para qualquer um sobre qualquer assunto de sua vida.
Ser irrepreensível é muito importante, pois, existem pecados que mancham por toda vida, que até o simples mencionar é vergonhoso. E isto pode até trazer frustração, mas ao voltar os olhos para cruz e lembrar do encontro com Jesus Cristo, a alegria toma conta da alma. Além do mais, no Salmo 18.32 vemos que é Deus quem aperfeiçoa nosso caminho. “O Deus que me deu força e aperfeiçoou o meu caminho”. Nascemos totalmente tortos, mas quando nos tornamos uma nova criatura o Espírito Santo habita em nós, nos ajudando na caminhada utilizando a Palavra para nos aperfeiçoar.

Podemos Ser Piedosos
A Bíblia relata vários exemplos de homens que mesmo sendo pecadores, tiveram uma vida piedosa e vitoriosa durante a caminhada deles aqui na terra. Os exemplos positivos de homens que tiveram vidas piedosas, que mencionarei servem de incentivo a nós pecadores, pois, não eram diferentes de nós.

Tais homens sem dúvidas foram especiais para Deus. O viver de cada um deles é uma demostração da graça e misericórdia do amado Deus, assim, como também são exemplos vivos de que é perfeitamente possível caminhar com Deus de forma agradável a Ele no dia a dia.

O primeiro a ser destacado e até mesmo por ordem cronologia, é Enoque. Se fizessem um filme mostrando todos os heróis da fé, sem usar a imaginação não seria possível exibir as façanhas de Enoque. Existem muitos outros personagens bíblicos que tem tantas histórias interessantes que daria para fazer vários filmes. E, neste ponto podemos afirmar que pelo fato da Bíblia mostrar seus heróis como seres humanos normais, é uma grande evidência de sua veracidade e exatidão, pois, ela revela tantos os pontos fortes quanto os pontos fracos de seus heróis. Com base na trasladação de Enoque cremos que Ele tinha mais pontos fortes do que fracos. Mas Deus não os revelou a nós. Por outro lado Sansão tinha mais pontos fracos do que fortes e Deus os revelou a nós.

Enoque era um homem tão devoto a Deus que a Bíblia diz que ele caminhava com Deus. Esse fato deixa claro que Deus não é apenas um Deus transcendente, mas um Deus pessoal com o qual podemos nos relacionar. Gênesis capítulo 5 descreve que sua comunhão, seu andar com Deus, era intímo que o Senhor o levou para o céu. Na epístola aos hebreus, Enoque também é lembrado como um dos grandes homens de fé do Velho Testamento, apesar não haver relatos detalhados de como era o seu viver.


A fé livrou Enoque de morrer. Pois ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou porque Deus mesmo o havia levado. As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia agradado a Deus. Sem fé ninguém pode agradar a Deus porque quem vai a Deus precisa crer que ele existe e que recompensa os que o procuram.”(Hb. 11.5)


Imagine que experiência maravilhosa foi essa, ele não morreu, a morte é muito temida por todos nós mortais por ser misteriosa, surpreendente e chocante. A verdade é que nós não fomos criados para morrer. Quando Deus criou o homem Ele não o criou para a morte. Ela é resultado de nossa traição e desobediência a Deus. Contudo, mesmo Enoque sendo pecador como nós não teve que passar por essa desagradável experiência. Por que? Não sabemos com certeza, mas existem ao menos três motivos bem claros que explicam porque Deus o tomou para Si.

O viver dele era de inteiro agrado a Deus. Agradar a Deus deve ser o principal desejo de uma pessoa que O ama. Quem não tem esse ardente desejo é ingrato e não reconhece o Deus gracioso que tem. Que falar aos amados de Deus que ainda estão neste mundo, pessoas que possuem a salvação por causa de seu imenso amor, pois, Ele nos amou quando ainda eramos pecadores. Não seria no mínimo sensato retribuir este amor que recebemos? Qual seria a razão para sermos ingratos a Deus e não termos um viver de modo digno e de acordo com sua santidade? Reflita!

Ele cria completamente na existência de Deus. Este segundo motivo parece ser muito óbvio, mas não é, pois se assim fosse, muitos crentes não viveriam ansiosos. A razão de suas ansiedades é porque lá no fundo de seus corações não confiam plenamente que Deus é poderoso e está no controle de tudo. Pessoas preocupadas antes de entregarem tudo nas mãos de Deus, procuram por todos os recursos humanos ou materiais existentes. Talvez porque coisas concretas e palpáveis, dão mais segurança. O que não é verdade, podemos ter toda segurança em Deus e Ele é Espírito. Só podemos tocá-lo, senti-lo e vê-lo através da fé. Enoque era um homem de fé. Assim, com poucas palavras a Bíblia nos mostra que confiava em Deus com todo o seu ser.

Ele cria que Deus recompensava os que o buscam. E finalmente, sem fé não é possível buscar a Deus. Um incrédulo não consegue buscar a Deus: "não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Rm 3.11), mas o crente já foi resgatado por Deus e portanto, deve buscá-lo, pois foi salvo para servir a Ele. E além do mais, temos um Deus justo que no final sempre recompensa seus servos e Sua recompensa é incomparavelmente melhor. Estes três motivos agradar, confiar e crer que Deus recompensa, são motivos mais que suficientes para um crente andar com Deus.
Caro leitor se não estiver caminhando com Deus diáriamente, 24hs por dia, responda a esta pergunta: Por que não?

É Possível Ser Vitorioso
     É impossível falar da transladação de Enoque, sem lembrar do grande profeta Elias, que também foi resgatado por Deus e não passou pela morte. Elias também teve este privilégio por ser um grande servo de Deus. Da vida de Elias a Bíblia relata com mais detalhes. Ele também um dos heróis da fé que caminhou com Deus rumo a santidade neste mundo tão pecaminoso. Sem dúvidas foi um instrumento nas mãos de Deus. Sua ousadia mostra que confiava totalmente em Deus. Ele tinha tanta certeza que Deus iria mandar fogo do céu que zombava dos profetas de Ball no Monte Carmelo, dizendo coisas mais ou menos assim: “Gritem mais alto, talvez ele foi ao banheiro, ou está de férias. Quem sabe ele não está tirando uma soneca?”. E quando ele orou, Deus respondeu imediatamente mandando fogo do céu e os profetas de Ball foram totalmente humilhados, derrotados e mortos no ribeiro de Quisom.
Pelo fato que a Bíblia fala mais da vida de Elias do que da vida de Enoque, ela nos mostra que Elias era um “comedor de arroz feijão” como qualquer um de nós. Em outras palavras, ele era um pecador comum e também tinha suas debilidades.
Depois de toda a demonstração do poder de Deus, ele teve medo, a ponto de caminhar durante um dia para o deserto receando que lhe tirassem a vida. É difícil imaginar Elias numa situação destas. Um homem ousado, corajoso e de oração. Ele orava para parar de chover e Deus atendia. Ele orava para Deus mandar fogo do céu e Deus atendia. Como ele poderia ter medo de alguma coisa?
E o mais engraçado disto tudo é que ele fugiu para o deserto a fim de não morrer, mas ao chegar no deserto queria morrer. Além de cômica e contraditória esta reação dele, também mostra que ele era um pecador comum e que precisava se deleitar em Deus.
Estes homens Enoque e Elias servem de exemplo para nos mostrar que é possível viver de maneira vitoriosa e agradável a Deus neste mundo. Por serem pecadores comuns, mas que levavam a caminhada ao lado de Deus a sério.
Meditando sobre o percurso da vida cristã, comecei a pensar a respeito do início de tudo para o crente. O crente foi escolhido para ser santo e irrepreensível, antes da fundação do mundo.
“Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para pertencermos a ele, sendo unidos com Cristo, a fim de sermos somente dele e estarmos sem culpa diante dele. Por causa do seu amor por nós” (Efésios 1:4)·
A pergunta é: Quando que o eleito de Deus começa a dar os seus primeiros passos no mundo? Com esta pergunta lembrei-me de Mateus 28:19-20. Nesta passagem encontramos dois versículos que falam exatamente sobre o início do caminhar do crente.
Estes versículos são tão conhecidos e utilizados nas igrejas, que às vezes passam por cima de nossas cabeças, pois, achamos que já sabemos tudo sobre eles, estão memorizados, meditados e esgotados, afinal de contas o Evangelho de Mateus segundo os historiadores foi um dos livros da Bíblia mais lido na igreja primitiva,[6] acredito que este livro ainda continua sendo muito utilizado na igreja contemporânea, não é de se surpreender que estes versículos também o sejam. Portanto através destes versículos o desenvolvimento da vida cristã pode ser visto do começo ao fim.
Se a vida cristã fosse comparada ao um “mar de rosas”, as pétalas seriam as bênçãos e os espinhos seriam as ondas ou tribulações. Os espinhos seriam apenas obstáculos normais da vida, tais como, falta de dinheiro, problemas de saúde, desemprego, injustiças, relacionamentos com pessoas complicadas e a lista poderia continuar.
Mas além destas coisas também somos atacados fortemente durante o percurso de nossas vidas por inimigos poderosos e sobrenaturais, os quais conhecemos, como anjos do mal. O líder destes inimigos é o príncipe deste mundo, o próprio Satanás.
Eles são astutos e têm facilidade de fazerem “coisas mínimas” e parecerem muito maiores do que realmente são. Alguém nos joga um copo d’água, ironicamente falando, e com sutileza estes inimigos aumentam o fato para que pensemos que foi uma enorme onda marítima que nos atingiu e infelizmente a maioria dos crentes não percebe, por serem seres espirituais.
Os dardos que eles lançam são tão inflamados que fazem muitos crentes caminharem a vida cristã com uma lentidão incrível. Pois alguns, quando são atingidos param, sentam, desanimam e até se desviam. Inúmeros crentes estão caminhado assim em seus poucos dias de caminhada neste mundo. Digo poucos dias, pois, a nossa estada aqui na terra, comparada com a eternidade é insignificante. E, é neste curto período de tempo, que temos para servir o nosso sublime Deus. Portanto, temos que nos disciplinar e nos portar como atletas.

Uma Estagnação Não Pode Acontecer
Somos os verdadeiros “atletas de Cristo”. As barreiras para nós não podem ser como aquelas traves que são colocadas numa corrida de obstáculos, que por sinal são ultrapassadas velozmente por corredores treinados naquela modalidade. Os atletas treinam para superarem os seus próprios limites, vencerem a corrida e receberem um recompensa no final. Eles se esforçam, treinam e até mesmo se sacrificam por uma recompensa corruptível.
Imagine a seguinte cena: O estádio olímpico totalmente lotado, repleto de pessoas atentamente observando, em todos os detalhes, os atletas se movimentarem. Neste momento é aguardada com expectativa uma das modalidades mais emocionantes – a corrida. Os atletas estão a seus postos, esperando ansiosamente o momento da largada. De repente, ouve-se o primeiro sinal. Mais expectativa, mais adrenalina, maior concentração. Chegou-se ao grande momento e lá vai o atleta, rumo ao seu objetivo. Qual o objetivo? Ganhar o prêmio – a medalha de ouro – o símbolo da glória do vencedor!  Mas a corrida mal começou, ainda há muito pela frente e o atleta sabe disto, portanto, ele não para; vai percorrendo seu trajeto continuamente, sem olhar para trás, pois ele sabe que isto atrapalharia a sua concentração e poderia fazê-lo perder a corrida. O importante é se concentrar no percurso que ainda precisa fazer.  Então, ele vai em frente. Olhem como ele corre: com garra, com satisfação, e mesmo cansado ele não para e nem desanima, porque seu objetivo não fora ainda alcançado, mas logo a corrida terminará e ele sabe que se ele der tudo de si poderá chegar em 1º lugar e assim realizará o seu sonho – o de receber o prêmio!  Quando ele se lembra disto, então, ele corre, corre, corre....!
Mas, quando se trata de um “atleta de Cristo”, o corredor deve se dominar ainda mais porque receberá uma coroa incorruptível.

“Todo atleta que está treinado fica debaixo de uma disciplina rigorosa, pensando em receber uma coroa. E essa coroa não dura muito. Mas nós nos controlamos a fim de ganharmos uma coroa que dura para sempre”.[7]

Uma Reação Tem Que Acontecer
A vida humana e também a vida cristã podem ser comparadas com uma corrida ou até mesmo a uma caminhada. Algumas pessoas gostam de fazer caminhadas para ficarem em forma. Minha esposa é uma destas pessoas. E, também é testemunha de que uma caminhada, apesar de parecer o exercício mais fácil do mundo, não é como se parece. Pelo contrário é muito difícil, pois exige muita força de vontade. Em alguns casos, até mesmo por determinação médica algumas pessoas não encaram uma caminhada. Além, de uma boa força de vontade, é necessário uma grande determinação e perseverança.
Algumas vezes tentei fazer companhia a ela. Mas por incrível que pareça, logo que a canseira começava a vir, a pista de areia parecia não ter mais fim e sem muita atração apesar de um lugar apropriado com lindas paisagens e pessoas circulando. As vezes como no caso de minha esposa os pés começam a fazer bolhas e na maioria dos casos as pernas começam a ficar “bambas”. Assim somente quem é perseverante volta nos demais dias. E com o passar dos dias, ou melhor, dos meses os resultados começam a aparecer, o corpo começa a ficar em forma, as voltas começam ficar mais fáceis e os que estão mais treinados têm fôlego para darem voltas correndo.
A vida cristã não é muito diferente de uma corrida ou de uma caminhada. A diferença está no grau de dificuldade. Na verdade a vida cristã não é o “mar de rosas” que muitos pregam por aí. Dizendo que Jesus Cristo é a solução de todos os problemas da vida. Outros chegam a cúmulo de ensinarem que o crente não pode mais ficar doente, pois já foi sarado em Jesus Cristo. Isto além de não ser a verdade, não é o que a Palavra de Deus ensina. Muito pelo contrário, as Escrituras ensinam que a perseguição virá aos que querem viver piedosamente em Cristo Jesus. “Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos”. [8]
Não conheço nenhum crente que nunca passou por adversidades. Em outras palavras a vida cristã é muito mais difícil do que algumas simples voltas dadas em uma corrida ou caminhada.
O crente não deve se intimidar com as barreiras sejam elas quais forem, um treinamento diário na Palavra de Deus é a solução para ficar em forma espiritual. Na realidade muitos dos eleitos de Deus não entram em forma espiritual, por não exercitarem com todas as suas forças e por não combaterem o bom combate da vida cristã que exige uma luta constante e muitas vezes com uma sensação de fracasso, pois, o inimigo quer que o crente pense que é um pecador derrotado.


[1] Coletânea de Ilustrações, Ed. Vida nova, Natanael de Barros Almeida, pg. 78.
[2] de Ilustrações, Ed. Vida nova, Natanael de Barros Almeida, pg. 20.
[3] Hebreus 11:5-6
[4] 1 Reis 18:20-40
[5] 1 Reis 19:1-6
[6] Be Loyal por Warren W. Wiersbe p. 6
[7] 1 Coríntios 9:25
[8] 2 Timóteo 3:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.