01 dezembro 2011

Quinto Voto: Nunca Aceite Qualquer Glória


A doutrina da total depravação do homem é bíblica? Claro que sim e indo mais além, todas as nossas ações, aparte da graça salvadora, são moralmente arruinadas. Em outras palavras, tudo o que o homem natural faz é pecaminoso e, dessa forma, inaceitável a Deus.
E uma das razões para se crer nisso encontramos em 1 Coríntios 10:31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. É pecado desobedecer esse mandamento bíblico? Sim! Com isso posso fazer uma sombria conclusão: é pecado comer, beber ou fazer qualquer coisa que NÃO seja para a glória de Deus. Em outras palavras, pecado não é apenas uma lista de coisas nocivas (assassinato, roubo, adultério, mentiras etc.). Pecado é deixar Deus de lado nos assuntos ordinários de sua vida. Pecado é tudo o que você faz e que não é feito para a glória de Deus.
Mas, o que os incrédulos fazem para a glória de Deus? Nada. Estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). É neste ponto em que entra a doutrina da total depravação do homem. Tudo o que o homem natural faz não é feito para a glória de Deus,  ou seja ele sempre está errando o alvo. Portanto, tudo o que o homem natural faz é pecado. O que eu quero dizer com isso é que, aparte da graça salvadora, tudo o que fazemos é moralmente arruinado.
Alguns de vocês, podem fazer uma pergunta prática: Bem, como que alguém pode “comer e beber” para a glória de Deus? Por exemplo, o seu café da manhã como ele pode ser tomado para a glória de Deus?
Em 1 Timóteo 4:3-5 lemos: “[Alguns] proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado”.
O alimento foi “criado para ser recebido com gratidão por aqueles que crêem na verdade”. Portanto, os incrédulos não podem usar os alimentos ou as bebidas para o propósito intencionado por Deus, que são as sinceras ações de graças a Ele, rendidas por um coração com fé verdadeira. Ou seja, os incrédulos não têm um coração grato por causa da ausência de fé genuina.
Mas todos os foram alcançados pela graça salvadora podem render graças ao Senhor, e quando fazemos isso glorificamos a Deus. O ato de toma um café pela manhã é “santificado por meio da palavra de Deus e da oração”. A palavra de Deus nos ensina que o café, e até mesmo nossa força para beber, é um dom gratuito de Deus: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se recebeste, por que te vangorias, como se o não tiveras recebido? (1 Coríntios 4:7). “Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Pedro 4:11). A oração é nossa humilde resposta de gratidão. Crer nessa verdade da palavra, e oferecer ações de graças pela oração, é uma forma de bebermos um café ou comermos um pão para a glória de Deus.
Louvemos a Deus por termos escapado, por Sua graça, da ruína total de todos os nossos feitos. E façamos tudo, quer comamos ou bebamos, para a glória do nosso grande Deus!
Deus é zeloso de Sua glória e não a dará a ninguém. Ele não irá nem mesmo compar­tilhar Sua glória com quem quer que seja. É muito natural, diria eu, que as pessoas esperem que talvez seu serviço cristão lhes dê uma oportunidade de demonstrar seus talentos. Verdadeiramente querem servir ao Senhor, mas também querem que os demais saibam que estão servindo ao Senhor. Elas querem ter reputação entre os santos. Este é um terreno muito perigoso: buscar repu­tação entre os santos. Já é ruim o bastante procurar reputação no mundo, mas é pior ainda procurar reputação entre o povo de Deus. Nosso Senhor desistiu de Sua reputação, “se esvaziando o ser igual a Deus” e devemos fazer o mesmo.
Se você está servindo ao Senhor e, quase sem perceber - talvez inconscientemente mesmo, espera obter uma pequena comissão de cin­co por cento, cuidado! Isso irá espantar o poder de Deus de seu espírito. Você precisa determinar que nunca irá aceitar qualquer glória, mas cuidar para que Deus receba toda glória.
: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. Será que é possível um crente beber cerveja e glorificar a Deus com este ato? Será um crente consegue agradecer ao Senhor por aquela bebida? Senhor agradece-te por essa “geladinha” que vou tomar agora. Será que tem algum crente que faz isso? Creio que não, sabe porque? Porque o Espírito Santo o incomoda mostrando que aquele ato é concupiscência da carne. Alguns dão um nome mais bonito para esse pecado da carne dizendo eu “bêbo socialmente”. A maioria dos alcolátras não assumem que são alcolátras dezendo que bem socialmente. Faça guerra contra o pecado, indentificando, nomeiando e repudiando, pois qualquer coisa que não seja para a glória de Deus, quer comida ou bebida é pecado. Nunca aceite qualquer glória, toda glória seja dada a Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.